Mateus 22.15-22 - 21º Domingo após Pentecostes - 22/10/2023

26/09/2023

Mateus 22.15-22 - 21º Domingo após Pentecostes – 22 de outubro de 2023

Caderno de cultos 2023 - Sínodo MT
Pregação: Mateus 22.15-22
Leituras bíblicas: Isaías 45.1-7 * Salmo 96.1-9(10-13) * 1 Tessalonicenses 1.1-10
P. Armin Andreas Hollas, Paróquia Transamazônica, Rurópolis – PA

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
”Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” Tiago 1:18
Por tudo que o Senhor já fez, faz e ainda fará em nosso favor, nos reunimos aqui e afirmamos, em conformidade com a palavra da acolhida: O Senhor é nosso Deus. Nele depositamos nossa esperança e ele nos salvou. Que possamos todos/as prestar culto ao Senhor nosso Deus e ao sairmos daqui que possamos ir na certeza que fomos servidos por sua palavra.
Damos as boas-vindas a todos irmãos/ãs em Cristo, em especial acolhemos aqueles/as que são nossos convidados/as e que estão a nos visitar.
CANTO DE ENTRADA
Nº 333 - Hinário HPD2 – Estamos Aqui Senhor
SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus, Criador de tudo que existe, em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador e em nome do Espírito de Deus, Unificador e Consolador.
SALMO DO DIA
Salmo 96.1-9(10-13) (Pode ser feita uma leitura responsiva ou coletiva do salmo do dia)
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 4 – Livro de Canto da IECLB – Onde reina amor.
CONFISSÃO DE PECADOS
Motivação: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado é aquele a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há engano”. O autor do Salmo 32.1-2 nos fala da felicidade do perdão de Deus. De fato, o perdão de Deus liberta as nossas consciências do sentimento de culpa e nos traz felicidade. Por isso, vamos com toda a humildade e sinceridade confessar os nossos pecados, Assim, vamos deixar um tempo de silencio para cada um e cada uma fazer a sua confissão de pecados pessoal e receber o perdão de Deus.
Confissão de pecados pessoal: momento de silencio.
Confissão comunitária: com o canto Nº 36 – Livro de Canto da IECLB – Se sofrimento te causei, Senhor.
ANÚNCIO DO PERDÃO
— “Filho, os seus pecados estão perdoados”. (Marcos 2.5) Assim Jesus falou ao paralitico em Cafarnaum. Assim, Ele fala para cada um e cada uma de nós que confessou os seus pecados com fé. Por isso, anunciamos a todos vocês que confessaram os seus pecados com humildade e sinceridade, o perdão dos pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Diante de tanta injustiça, guerras, ódio e indiferença para com o próximo, só nos resta implorar pela piedade de Senhor. Que ele venha e traga consigo o seu reino de paz, de justiça e de amor. Assim como comunidade aqui reunida suplicamos cantando:

LCI – 56 Pelas dores deste mundo ó Senhor, imploramos piedade,
A um só tempo geme a criação, Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
Desta gente oprimida, apressa-te com a tua salvação.
A Tua paz bendita irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, Tem compaixão,
O teu poder sustente o testemunho do teu povo,
Teu reino venha a nós! Kyrie Eleison.
GLÓRIA IN EXCELSIS
E porque Deus ouve o nosso clamor e atende a nossa súplica segundo a sua sabedoria, nós podemos louvar e exaltar o seu Santo Nome cantando:
HPD 2 nº 326 - Glória, Glória, Gloria a Deus nas alturas. . .
ORAÇÃO DO DIA
Louvado seja Senhor onipotente, tudo criaste do nada por Tua Palavra poderosa. Louvado seja Filho do Deus vivo, Senhor misericordioso: Por teu precioso sangue livraste o mundo de todos os seus pecados. Louvado seja, Senhor Espírito Santo, Tu edificas a Tua Igreja e fazes arder em teus fiéis o fogo do Teu Santo amor. Santíssima Trindade, nós Te louvamos e bendizemos, honramos e adoramos dizendo Santo, Santo, Santo. Exaltamos o teu poder pelo qual governas todas as coisas e concede-nos a Tua Graça, para que compreendamos e falemos unicamente a Tua vontade, entregamo-nos totalmente a Ti e que assim vivamos uma vida inteiramente para Ti.
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 - Hinário HPD 2 – Estou pronto Senhor
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 45.1-7
2ª Leitura Bíblica: Tessalonicenses 1.1-10B
EVANGELHO DO DIA
Aclamação do Evangelho: Segundo o seu querer, Deus nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como que primicias das suas criaturas. (Tg 1.18)
Saudemos o Evangelho cantando Aleluia
Evangelho de nosso Senhor, segundo Mateus, capítulo 22, versículos 15 a 22

BEM-AVENTURADOS OS QUE OUVEM, GUARDAM E PRATICAM ESTA PALAVRA.
PREGAÇÃO (Mt 22.15-22)

.Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus o Pai, e a comunhão seja com todos vocês. Amém

Prezada comunidade, que imagem está no seu bolso?
Alguns anos atrás, houve um comercial popular de uma empresa de cartão de crédito, divulgando todas as vantagens de ter aquele cartão em particular e como ele serviria bem mesmo nas circunstâncias mais difíceis. O slogan sempre foi: Que cartão está no SEU bolso?
Este texto do Evangelho me lembrou o slogan daquele comercial, quando Jesus responde à pergunta capciosa de seus adversários com uma pergunta própria. Deve-se pagar o imposto ao governo de César (opressor, estrangeiro, apoiado pelo exército de ocupação, ganancioso, monopolista e ditatorial) ou não; e Jesus pede uma moeda e pergunta de quem é a imagem que aquela moeda contém. Em outras palavras, qual cartão (ou seja, imagem) está no bolso deles? Bem, a imagem desse mesmo César, por acaso. Se o dinheiro carrega a imagem de César, então o dinheiro cai sob o domínio de César. Então dê a ele o que é dele; mas então dê a Deus o que pertence a Deus.
E como é isso? O que pertence a Deus?
Você pertence! Eu pertenço!
As palavras de Jesus nos remetem ao primeiro capítulo do Gênesis, onde, como ato final da criação, Deus decide fazer um ser humano à sua própria imagem, segundo a sua semelhança. Como dizem os versículos: E assim criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E independentemente da entrada do pecado neste mundo que Deus criou, independentemente da queda e do triste estado do relacionamento humano tanto com Deus, nosso criador, quanto uns com os outros, nós, humanos, ainda carregamos essa imagem, o suficiente para ser reivindicada por Deus como sua.
O problema é que nos esquecemos disso. Esquecemos de quem é a imagem traçada em nossa corporeidade, em nosso relacionamento com outros seres humanos, tanto masculinos quanto femininos, em nosso relacionamento com toda essa criação, nossas esperanças, sonhos, decepções e valores inatos. Somos reivindicados pelo único Criador cuja imagem ainda pode ser discernida em nossos rostos e em nossas vidas. Mesmo que não possamos vê-lo, não possamos acreditar, não possamos encontrá-lo, Deus sabe disso e é isso que carrega valor e valor supremo.
Nós misturamos tudo e ao contrário e faz uma grande bagunça. Atribuímos mais valor, maior valor, àquelas moedas brilhantes (e também, agora, cédulas) que carregamos em nossos bolsos. Eles são o que importa neste nosso mundo. Temos que pagá-los a mais alguém? Ninguém gosta de impostos! Temos que doá-los a outros: os necessitados, a causa desesperada, a bandeja de ofertas que circula pelos bancos, ou está sobre o altar, de um domingo a outro? Mesmo sem as imagens, as cabeças do governante atual que reivindica a posse não apenas de nossas moedas, mas de nosso estado atual, de nossas esperanças e sonhos futuros e de nosso próprio ser, estamos presos em um cabo de guerra sobre o que ou quem tem a autoridade, o direito de reivindicar nossa propriedade e aquilo que parece ser de valor e valor supremo em nossas vidas.
Mas Jesus vê o contrário. Não são as moedas, o dinheiro, os itens financeiros que valem mais. Deixe César ficar com isso! O que Deus reivindica é o que é realmente valioso neste mundo. E o que Deus afirma não pode ser comprado e vendido no mercado, não pode ser traficado para o maior lance.
O que Deus reivindica é aquilo que carrega sua imagem, que ele criou e conhece como seu. Mesmo o pior que o pecado pode fazer, mesmo o pior que podemos fazer a nós mesmos e uns aos outros, não pode apagar totalmente aquela imagem que carregamos, a imagem do Deus que nos conhece e nos ama. Deus não permitirá que sua imagem seja trocada por alguma bugiganga de menor valor. Dê seu dinheiro a César e acabe com isso! Mas saiba que você, sua vida e seu ser não pertencem a César, nem a nenhum dos ditadores concorrentes que desejam nos usar e depois nos descartar. Em vez disso, pertencemos a Deus. Nossas vidas são dele, e Deus terá o que é dele no final do dia.
Mesmo que isso custe a própria vida de Deus, na cruz, no processo de nos reivindicar.
Este não era um jogo de palavras para Jesus. As apostas eram altas e o custo seria grande. Uma vida por uma vida, você vê. O que foi feito à imagem de Deus deve ser devolvido a ele, não importa o que aconteça, e não deve permanecer perdido ou não reclamado. E se for necessário ir à cruz e trocar a imagem justa do único Filho de Deus pela imagem manchada, maltratada e contaminada de uma criatura humana manchada pelo pecado, então que assim seja. O preço seria pago.
Então, de quem é a imagem no seu bolso? De quem é a imagem que você carrega em seu rosto, em sua vida e em seu espírito? De quem é a imagem que carregas no seu coração? A cruz de Jesus foi traçada em você e o marca para o Deus que se entregou por você. Quando você aprenderá o que isso significa para sua vida aqui e para o futuro que lhe foi garantido, um futuro com promessa e esperança?
HINO
332 – HPD II – Deus está aqui.
CONFISSÃO DE FÉ
Ao Deus que nos dá a oportunidade de sermos seus filhos e filhas, nos tornando assim herdeiros da salvação, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
460 – HPD II – Conta as bênçãos.
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Amado e bondoso Deus.
Nós queremos te agradecer por que vieste ao nosso encontro em teu Filho Jesus Cristo. Nele trouxeste-nos o perdão dos nossos pecados, libertação do mal e da morte, enfim a nossa salvação. Nós te agradecemos por todas as dádivas que Tu nos concedes todos os dias da nossa vida: alimento, moradia, trabalho, estudo, família, amigos e comunidade.
Amado e bondoso Deus.
Nós te pedimos: ajuda-nos a viver a nossa fé no dia a dia da nossa vida. Ajuda-nos a amar os outros assim como eles são. Ajuda-nos a defender e garantir o direito dos mais pobres e excluídos. Ajuda-nos a realizar cultos que expressam o nosso engajamento na causa do teu Reino e orarmos com humildade e sinceridade. Afasta da tentação de buscarmos apenas os nossos interesses e desejos, mas que a tua vontade oriente e determine a nossa vida. Ajuda-nos a olhar para os outros como irmãos. Ajuda-nos a aliviar as dores dos nossos semelhantes. Ajuda-nos a sermos solidários e partilharmos os bens que recebemos de ti. Assim te pedimos por todos os doentes, desempregados, envolvidos em conflitos na família. Ajuda-nos a combater qualquer forma e pratica de violência. Ajuda-nos a trabalhar pela paz. Nós te pedimos por todos aqueles que exercem liderança para vivam e governem de acordo com a tua vontade. Nós te pedimos pela comunidade e igreja. Que possamos dar testemunho através de nossa vida, em palavras, em pensamentos e em ações. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, Ele que nos ensinou a orar .....
PAI NOSSO
Pai nosso ...
BÊNÇÃO FINAL (cantada)
“Deus te abençoe, Deus te Proteja, Deus te dê a paz, Deus te dê a paz”
ENVIO: Ide em paz, e servi ao Senhor com muita alegria.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 71363
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br