Mateus 26.26-30, 47-56 - Páscoa

Prédica

23/03/2008


Leitura Bíblica Básica: Mateus 26.26-30, 47-56
Outras Leituras: Mateus 27.33-56; Mateus 28.1-10
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 23/03/2008
Data Litúrgica: Domingo da Páscoa

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Hoje recordamos em toda a cristandade na terra a prisão/tortura/crucificação de Jesus. Sabemos que foi a crueldade humana, o pecado humano que matou o filho de Deus. Mas Deus não desiste de nós, nos dá uma nova chance ao ressuscitar Jesus. Ele transforma morte em vida, perdoa o pecado humano e oferece possibilidade de salvação.

Em Jesus, temos a certeza da ressurreição e da vida eterna junto a Deus. Mas muitos de nós se perguntam: como será a ressurreição? Como será a vida eterna? Esta pergunta já tinham os primeiros cristãos, como bem podemos ver lendo 1 Coríntios 15.35: Mas alguém dirá: como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?

A Bíblia nos dá a resposta às nossas dúvidas e perguntas.

Se perguntarmos: como ressuscitam os mortos?, é o próprio Jesus quem nos responde em João 5.25,28,29: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da via; e os que tiverem praticado o mal; para a ressurreição do juízo.

E o apóstolo Paulo nos diz em 1 Coríntios 15.51,52: transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

E em que seremos transformados? Que corpo teremos na nova vida com Deus?

Isto Paulo responde em 1 Coríntios 15.36-38, 42-44: O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e, a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado. Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. E o próprio Jesus diz em Mateus 22.30: Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.

E a nova vida na eternidade? Como será? Não podemos dizer ao certo, mas alguns textos nos ajudam a ver como será. Apocalipse 21.4 diz: E (Deus) lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. Também apocalipse 7.9,10,16,17 diz: Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumeras, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertencem a salvação. (Estes) Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol; nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Deus nos deu esta oportunidade ao ressuscitar Jesus. Ele perdoa nosso pecado e nos dá a possibilidade da salvação eterna. Precisamos ficar firmes na fé em Jesus dia após dia, pois é dele quem depende nossa vida e salvação, como nos diz o próprio Salvador: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim. (João 14.6) .

Amém.

P. Elton Pothin

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 26 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 30
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8844
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br