Mateus 28.16-20 - 1º Domingo Após Pentecostes – Trindade [Trinitatis] - 04/06/2023

15/03/2023

04/06/2023 - 1º Domingo Após Pentecostes – Trindade [Trinitatis]
Prédica: Mateus 28.16-20
Leituras bíblicas: Gênesis 1.1 – 2.4a * Salmo 8 * 2 Coríntios 13.11-13
Cor litúrgica: branco ou dourado Cat. Traudi Kraemer

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA: Diz o lema para esta semana: Os serafins diziam em voz alta uns para os outros: Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro! Isaías 6.3, Com as palavras do profeta Isaias eu os acolho nesse culto.
Hoje nos encontramos porque é da vontade de Deus. Dele é o convite e Ele o anfitrião. Que nessa hora possamos abrir nosso coração e permitir que Deus fale conosco.

Acolher os/as visitantes

Sejam bem-vindos e bem-vindas a este momento de celebração. Pois, conforme diz o hino que os convido a cantar, aqui você tem lugar. Aqui todos tem lugar.
CANTO DE ENTRADA
N° - 325 HPD II – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome e na presença do Pai, Deus Criador; em nome do Filho, Jesus Cristo nosso Salvador, e em nome do Espírito Santo, o verdadeiro Consolador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Louvemos pela presença de Deus entre nós cantando o hino:
Nº - 335 HPD II – reunidos em seu nome

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Amado e misericordioso Pai, nos deste uma tarefa, a de ira e anunciar o teu reino, mas muitas vezes falhamos nisso, pois muitos querem que anunciemos somente o que querem ouvir e, por essa falha, te pedimos perdão. Perdoe quando pecamos em pensamentos, palavras e ações. Quando não nos comportamos como seus filhos e não nos preocupamos em amar nossos irmãos. Somos falho Senhor, e Tu nos conheces. Nos ensine, nos molde conforme a sua vontade e perdoa nossos pecados. É o que pedimos em nome de Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Rm 6.18) Com essas palavras anuncio o perdão de Deus a todos que confessaram seus pecados e deles se arrependeram. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Deus não deixa os seus sem uma resposta. Ele é misericordioso e vem ao encontro daqueles que clamam por sua ajuda. Em nosso mundo a muitos motivos pelos quais podemos clamar a Deus. Olhemos a nossa volta, olhemos para além dos muros da nossa Igreja, para além das fronteiras da nossa cidade. A tanta destruição, tanta dor, tantas guerras, tantas mortes. Pelas dores do nosso mundo clamemos pela misericórdia de Deus cantando:
N° 336 HPD II – Quando o povo se reúne

GLÓRIA IN EXCELSIS
O amor e a misericórdia de Deus nos alcançam. Confiem, pois Ele sempre está perto dos que o buscam com sinceridade. A liberdade que encontramos em Cristo nos afasta do pecado e nos aponta o caminho da vida eterna, o caminho da redenção. Por isso, rendamos graças ao nosso Deus cantando
N° 346 HPD II – Glória, glória, glória a Deus nas alturas!

ORAÇÃO DO DIA
Santo e Todo poderoso Deus graças te rendemos por podermos nos reunir como tua Igreja nessa tua Comunidade. Tu nos chamaste e aqui estamos para ouvir tua Santa Palavra. Te pedimos: Sê conosco através da ação do teu Santo Espírito. Abre nossos ouvidos, mente e coração. Que a tua Palavra possa transformar a nossa vida. Que de fato possamos entender o seu amor, conhecer sua vontade obedecer e viver ela no nosso dia a dia. É o que te pedimos e agradecemos por Cristo Jesus, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gênesis 1.1 – 2.4a
2ª Leitura Bíblica: * Salmo 8
3ª Leitura Bíblica: * 2 Coríntios 13.11-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Aclamemos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, cantando
Nº 381 – HPD II – Pela Palavra de Deus
Leitura do Evangelho de Mateus 28.16-20 Aleluia!

PREGAÇÃO
A grande ideia: Aos seus discípulos Jesus deixou a ordem de evangelizar o mundo e a promessa que estaria sempre com eles para os fortalecer.
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:18-20
Aqui lemos a última ordem pessoal registrada do Salvador para Seus discípulos pouco antes de Ele subiu aos céus. Este texto tem grande significado para todos os seguidores de Jesus Cristo, porque ele chama cada cristão a um passo de fé e para compartilhar a Boas Novas.
O que você faria se fosse convidado a se associar a uma grande empresa multinacional sem custo algum, apenas para receber os rendimentos? Acho que todos aceitaríamos sem perder tempo. Só que existe algo mais interessante do que qualquer empresa pode oferecer. Uma missão cuja oportunidade não pode ser deixada de lado em nenhuma hipótese. Jesus compartilhou a missão de implantar o Reino dos céus no mundo todo. Suas palavras convidativas encerram o primeiro evangelho do Novo Testamento.
Depois de ressuscitado Jesus apareceu aos discípulos em vários lugares e momentos distintos. Ao todo foram cinquenta dias de aparições. Primeiro ele apareceu a Maria Madalena (João 20.11), depois às outras mulheres (Mateus 28.9). O próximo registro leva a crer que foi aos discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24.13). Depois Ele apareceu a Pedro (Lucas 24.34) e em seguida aos discípulos (João 20.24). Em seguida apareceu aos sete na galileia (João 21.24) e depois aos onze no monte na galileia (Mateus 28.16), que foi onde Ele compartilhou com os seus discípulos a incumbência de evangelizar o mundo.
Diferente do que muitos pensam, a ordem não é “ide” e sim, “fazer discípulos”. Essa missão representa a sociedade que Jesus quer compartilhar com os seus amigos. Ele permite que seus discípulos sejam participantes e responsáveis pelo Reino dos céus. Fazer discípulos consiste em influenciar pessoas a se tornarem seguidoras de Jesus. Podemos fazer isso tanto pela palavra como pelo nosso comportamento.
Estas pessoas que vão se tornar discípulas de Jesus estão em todos os lugares, entre todos os povos. Não cabe a nós escolher quem pode se tornar discípulo de Jesus e quem não pode. Devemos ajudar a todas as pessoas sem nenhuma discriminação. No entanto, precisamos ter uma atenção mais delicada às pessoas que estão ao nosso redor, que estão conosco no dia a dia, porque pode parecer que essas presenças frequentes se tornam discípulas naturalmente, só que realidade, não, se principalmente não acontecer um esforço intencional para isso.
Ser discípulo de Jesus é aprender a guardar todos os seus ensinos. Isso não significar ser perfeito e sim estar comprometido que tudo que ele ensinou sem diminuir em nada. É admitir todos seus ensinos e não se esquecer do valor de sua pessoa, não abrir mão de nada, mas guardar tudo e buscar segui-lo com dedicação exclusiva e total.
Pedro fazia visitas para ajudar as pessoas a se tornarem seguidoras de Jesus. Paulo andava por terra e por mar, e através de suas viagens plantava comunidades de discípulos por onde passava. Com João a cidade de Éfeso cresceu no número de discípulos. Ainda hoje existem muitos discípulos comprometidos com o Reino e através de suas vidas o número dos que creem tem se multiplicado.
Embora seja empolgante saber que Jesus nos convidou para participar como parte do seu Reino, devemos saber que não será tão fácil levar adiante esta missão. O preço pago pode ser muito caro, pois exige conciliar as tensões naturais da vida com a terrível oposição do reino do mal que está presente em todos os lugares e que é capaz de tudo para conseguir seus objetivos, até levar a violência as últimas consequências.
Em nenhum momento Jesus enganou os seus discípulos. Ele disse que seriam presos com falsas acusações, seriam considerados a escória do mundo, seriam perseguidos por causa da justiça e até mortos. No passado tiveram que fugir de cidade em cidade. Sua sobrevivência dependia da bondade das pessoas. Como vemos na conclusão do livro de Hebreus capítulo 11, errantes, não possuindo nada, não tendo nenhuma honra, mas sendo mais que vitoriosos e exemplos para os demais. Mas no Evangelho que lemos, em seu final, tem uma promessa: E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.
O objetivo da missão já é por si mesmo algo muito relevante. Ver pessoas transformadas pelo poder de Deus é a melhor recompensa entre todas que existem. Só que há uma palavra encorajadora que impulsiona os discípulos ao cumprimento da missão, e a realidade é que Jesus se faz presente com os discípulos. As vezes pensamos que a presença de Jesus é apenas para consolar diante das dores da vida, mas na verdade, essa presença serve para nos impulsionar a fim de contribuirmos com o crescimento do Reino dos céus. Em outras palavras, Jesus está com você para você apresentá-lo a outra pessoa. Se você não o apresenta a ninguém, não faz muito sentido essa presença em sua vida.
E nós? Como temos recebido a missão de ensinar sobre o Reino de Deus o implantando no mundo todo? O convite não é tão atraente dependendo do ponto de vista. Vai custar nosso tempo. Poucas pessoas vão acreditar no que temos a dizer.
Pais, os nossos filhos estão mais encaminhados a serem discípulos de Jesus ou a serem bem sucedidos na vida? Não há nada de errado nisso ou conflitante com a espiritualidade, mas os pais têm se dedicado muito mais ao sucesso dos filhos do que com sua comunhão com Jesus.
E os nossos familiares? Esposas, maridos, irmãos, pais... Temos influenciado positivamente suas vidas ou não temos feito diferença alguma? Em nossos amigos temos despertado a sede por Cristo ou será mais fácil conhecerem o Salvador através de outra pessoa?
Pelo amor de Cristo devemos cumprir o IDE, devemos falar à todas as criaturas sobre o amor de Deus, sobre a graça e misericórdia que Ele derrama sobre nós todos os dias, quando o buscamos. Devemos falar Dele com amor, para que as pessoas vejam o amor que recebemos Dele em nossas ações. Devemos ser um bom testemunho no mundo, para que o mundo veja Cristo em nós
Que nós aprendamos e possamos ensinar aos nossos familiares e amigos quem Deus é, o que Deus quer de nós e o que Ele pode nos dar se andarmos em santidade. Não podemos reter o conhecimento e sabedoria e não passar adiante. Conhecimento que não é passado adiante morre, Somos responsáveis por isso, devemos orar e vigiar sempre, em todos os momentos e nos lembrar de ser um bom testemunho vivo da glória, poder e presença de Deus
O que é mais importante para você? Alcançar seu sucesso pessoal ou ajudar pessoas a experimentar a comunhão com o Salvador? Como você sairá no final deste culto? Como alguém que veio e recebeu do culto tudo que esperava receber ou decidido e entregar sua vida a causa do Mestre?
Que Deus te auxilie a tomar sua decisão. Amém!

HINO
Nº - 434 HPD II- Momento novo


CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a Palavra lida e pregada, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº LCI 477: Obrigado Pai Celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Todo cristão é chamado para interceder por seus irmãos e pelo mundo, participando na obra de Deus de transformação de vidas. Quem intercede procura o bem do outro. Nosso maior exemplo de intercessão é, sem dúvida, Jesus! A Bíblia diz que ele está sempre intercedendo por nós junto do Pai. Durante seu ministério na terra, Jesus orava especialmente por seus discípulos, para que estivessem prontos para a grande missão de pregar o evangelho. Em Lucas 11:10 Jesus diz “Todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” Assim os convido para a oração de intercessão.
Alguém tem algum pedido especial? (Deixar um tempo para os pedidos comunitários)
Oremos:
Amado Pai Celestial, agradecemos-te por estarmos reunidos aqui como tua igreja para ouvir a tua palavra e renovar o compromisso batismal nos envie pelo mundo para sermos testemunhas do evangelho e, a partir dele, fazer novos discípulos. Senhor, tu chamas-te os cristãos de sal da terra, o sal que não se vê, mas que se percebe e da sabor ao alimento, a vida. Faça de nós o sal que dá sabor a convivência na família, no trabalho e na tua igreja. Que a tua igreja seja a luz do mundo refletindo a luz de Cristo. Que não tenhamos vergonha de testemunhar o Evangelho. Que em seu amor nos abençoe e nos guarde de todo o mal.
Intercedemos pelos enfermos _____________________________________________
Pelos enlutados e por todos os teus filhos que ainda não te conhecem e não ouviram falar de seu amor. Por nossa família, por nossa comunidade e por nosso país e seus governantes. Por Cristo Jesus. Amém

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino
 


Autor(a): Catequista Traudi Margarida Kraemer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69887
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br