Mateus 4.1-11 - Tentação

Prédica

10/02/2008


Leitura Bíblica Básica: Mateus 4.1-11
Outras Leituras: Gênesis 2.15-17; 3.1-7
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 10/02/2008
Data Litúrgica: 1º Domingo da Quaresma

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O tema da prédica do culto de hoje trata da TENTAÇÃO.

O texto de Gênesis 2.15-17; 3.1-7 nos mostra o ser humano, representado por Eva, sendo tentado pela serpente e caindo na tentação proposta pela mesma e, conseqüentemente, traindo a confiança que Deus havia depositado nela.

O texto de Mateus 4.1-11 nos relata a tentação de Jesus pelo diabo e de como Jesus resistiu à tentação, permanecendo fiel a Deus.

A palavra tentação, no grego, é peiratso e tem a conotação de LEVAR AO PECADO. Tentação é tudo aquilo que leva o ser humano a desviar-se do caminho de Deus, a cair em pecado, desobedecendo a Deus, traindo a confiança de Deus.

Se formos analisar, a Bíblia nos mostra que o ser humano, desde o princípio, cai em tentação, cede ao pecado, trai a Deus, se desvia dos seus ensinamentos e preceitos. E isso traz sofrimento para vida das pessoas.

Três exemplos bíblicos do Antigo Testamento nos mostram isso:
1. Adão e Eva, como ouvimos da leitura bíblica de Gênesis 2 e 3.
2. O povo de Israel quando estava andando no deserto rumo à terra prometida, caiu em tentação, construiu e adorou um bezerro de ouro (Êxodo 32).
3. Os reis de Israel também desviaram-se do caminho de Deus. Amós repreende o povo de Israel e o rei Jeroboão, justamente por se desviar do caminho de Deus.

Também no Novo Testamento temos estes exemplos:
1. Judas traiu Jesus (Mateus 26.14-16)
2. Pedro nega Jesus (Mateus 26.69-75)
3. Na Comunidade cristã de Jerusalém, Ananias e Safira traem a confiança da Comunidade/de Deus ao reter dinheiro para si (Atos dos Apóstolos 5.1-11)
4. Na Comunidade de Corinto,os cristãos brigam entre si, criando facções (1 Coríntios 1.10-17)

Cair em tentação, como já dissemos, significa CEDER AO PECADO. E, se formos verificar, existe apenas um pecado: a desobediência a Deus. E esta desobediência a Deus assume diversas formas e resulta no que nós conhecemos: roubos, assassinatos, adultério, violência, corrupção...

A tentação é sempre uma AMEAÇA INTEGRAL ao rumo de toda a vida em todas as suas dimensões. Assim, aquele que cai em tentação e opta pelo caminho do crime, vai ter toda sua vida marcada por esta opção; aquele que cai em tentação e opta pelo caminho das drogas, vai ter toda sua vida marcada por esta opção. E não somente sua vida, mas a vida de todas as pessoas ao seu redor e, podemos dizer, a vida de toda a humanidade, trazendo sofrimento e morte.

Eva caiu em tentação e isto marcou sua vida e a vida de toda a humanidade para sempre. Presidentes e líderes de países ainda hoje caem em tentação (do poder; do amor ao dinheiro, à riqueza) e isto traz conseqüências para o presente e para o presente e o futuro de toda a humanidade (guerras, destruição da natureza...). Também o jovem que opta por seguir no mundo das drogas prejudica toda a família, não somente a si.

Resistir ou cair em tentação requer uma opção pessoal, mas que tem conseqüências coletivas.

Assim, como vemos, a tentação está presente na vida da humanidade desde o seu início.

Por isso, já no Antigo Testamento, temos a Palavra de Deus que alerta para que as pessoas não cedam à tentação. Em Provérbios 4.26,27 está escrito: Pondera a vereda dos teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira do teu pé do mal. E elogia os que permanecem no caminho de Deus: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmo 1.1,2)

No Novo Testamento, também há várias recomendações para não cair em tentação:
- Do apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 10.12: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
- De Jesus, em Marcos 14.38, que recomenda: Vigiai e orai; para que não entreis em tentação.
- E também Jesus, na oração do Pai Nosso, ensinou: E não nos deixes cair em tentação (Mateus 6.13)

Na sua explicação do sexto pedido do Pai Nosso - e não nos deixes cair em tentação -, no Catecismo Menor, Martin Lutero escreve:

Deus não tenta ninguém. Mas pedimos nesta oração que ele nos proteja e guarde, para que não sejamos enganados pelo diabo, pelo mundo e por nós mesmos nem sejamos levados a crenças falsas, desespero e outra grande vergonha ou vício. E pedimos que, mesmo sendo tentados, vençamos no final e mantenhamos a vitória.

Façamos como nos recomenda Lutero e a Sagrada Escritura: oremos para não cair em tentação. E, se cairmos em tentação, que Deus nos ajude a reconhecer o erro e retornar ao Seu caminho.

Que assim possamos crer e viver.

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8840
REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br