Meditação da Semana

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

12/08/2021

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Este ditado popular fala de persistência e faz lembrar a parábola da viúva pobre, que Jesus conta no Evangelho de Lucas 18.1-8.

Uma viúva procura um juiz para julgar a sua causa, mas o juiz não lhe dá atenção. Fica protelando a sua causa. O juiz queria uma vida boa, tranquila. Nela não havia espaço para dar atenção a uma viúva pobre.

Mas a viúva teima, insiste, sua única arma é a perseverança. Ela não tem vergonha de ir atrás do seu direito. Não lhe resta outra coisa do que ficar enchendo a paciência do juiz. Ela não tem bens para fazer um agrado ao juiz, para que este coloque o seu processo mais em cima da pilha a ser julgada.

A viúva perseverou por semanas, meses, quem sabe, anos! A demora já é uma injustiça! Na prática é uma condenação silenciosa das partes mais fracas num processo!

Até que num determinado dia, o juiz cansou: - Esta viúva está incomodando. Vou atender o seu caso, pra me livrar dessa incomodação.

A viúva persistiu e insistiu até que o juiz lhe deu atenção e julgou a sua causa. A viúva não fica só fechada em casa, rezando pra Deus resolver sua questão. Isso ela certamente também faz, mas não deixa de trazer sua causa ao juiz, vai à luta!

Jesus nos chama a sermos persistentes na oração e a lutarmos por nossos direitos, sem perder a confiança. Orar e lutar estão sempre ligados. Quando a causa é vital, a gente não desiste nunca! E pode-se ter a confiança de que Deus está ouvindo, e irá nos atender. As pessoas vulneráveis, simples, os pequenos neste mundo, podem não ser os escolhidos pelas autoridades, mas são os escolhidos de Deus!

A fé empurra a gente para lutar por direitos, os nossos e os dos outros, orando e confiando em Deus que atenderá a causa dos seus escolhidos. Se a causa for justa, ninguém segura! Deus ouve o nosso clamor e nos acompanha em nossas lutas.

Que Deus nos anime e fortaleça na fé para permanecermos firmes na esperança, seguindo pelos caminhos da justiça e do amor. Amém.

Oração: Deus da graça e da paz, ouve o nosso clamor e nos socorre. Dá-nos a fé que não desanima, mas persiste diante das dificuldades. Quando enfrentarmos situações de injustiça e sofrimento, guia-nos para permanecermos na verdade e fiéis à tua justiça. Ensina-nos a viver a solidariedade para com os que sofrem e faça com que sejamos testemunhas do teu amor que transforma a realidade, promovendo vida e paz. Amém.

Pastora Rosane Zirbes
Pastora Voluntária em Picada 48
 


Autor(a): Rosane Zirbes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63941
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br