Meditação da semana

Eis-me aqui

02/09/2021

“As tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos exércitos.” (Jeremias 15.16)

Jeremias era filho de uma família de sacerdotes em Judá. Ele tinha em torno de 20 anos quando recebeu um chamado de Deus para ser profeta. Um grande desafio, uma grande tarefa. Pois havia muita injustiça, maldade, desobediência à vontade de Deus. A missão seria difícil, cheia de perigos. O profeta deveria anunciar a vontade de Deus e denunciar o que estava errado.

Jeremias sente medo e acha que ainda é muito jovem para assumir essa missão. E diz para Deus: “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque não passo de uma criança.” (Jr 6.7) Mas Deus confia nele. Aposta nele. Jeremias é escolhido e não tem como escapar desse compromisso. Quando Deus chama, é preciso ir. Deus diz: “... a todos a quem eu te enviar, irás. E tudo o que te mandar falarás!” “Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar.” (Jr. 17.8). Deus não abandona quem é chamado. Ele fortalece e envia o Espírito Santo. Deus coloca as palavras certas na boca do profeta. Ele o capacita para a tarefa.

O profeta sente que Deus está com ele. Que Deus o fortalece. Por isso ele diz com toda a força: “As tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.” (Jr 15.16) O que de início parecia algo difícil, transforma-se agora em motivo de alegria e plenitude para o coração.

Assim como Jeremias, também hoje Deus nos chama para sermos profetas. Também nós vivemos numa realidade de muitos desafios e sofrimentos. Somos chamadas e chamados para anunciar e praticar a Diaconia. Nesse sentido, o Tema do Ano da Igreja nos convida a viver o Batismo e colocar nossos dons a serviço. Muitas vezes nos sentimos como Jeremias. Pensamos: “Será que eu vou conseguir cumprir essa tarefa?” “O que vou falar?” “É muito difícil assumir esse compromisso!” Assim como Deus capacitou os profetas, Deus também hoje capacita e fortalece pelo poder do Espírito Santo cada pessoa que é chamada. Não precisamos ter medo. Ele não nos deixa desamparados. Podemos confiar. E, assim como Jeremias, podemos falar: “As tuas palavras me foram gozo e alegria para o meu coração.” Que também para nós a tarefa de servir a Deus e anunciar a sua vontade seja motivo de alegria e gratidão. Amém!

Oração:

Querido e amado Deus! Agradecemos por podermos chegar a Ti através da oração. Agradecemos por todas as bênçãos e porque cuidas de nós em todos os momentos. Agradecemos porque Tu nos chamas a partir de nosso Batismo para Te seguir e servir através de nossos dons. Às vezes, nos sentimos pequenos diante das tarefas e compromissos que Tu colocas sob nossa responsabilidade. Nem sempre nos damos conta de que és Tu que nos capacitas, nos dás coragem e não nos abandonas. Pedimos: que o Espírito Santo nos ilumine e nos dê força para sermos fiéis a Ti e honrar o Teu nome, atendendo ao Teu chamado. Ajuda-nos, para que assim como o profeta Jeremias, aceitemos com alegria e gratidão a missão que colocas em nossas mãos e em nosso coração. Para que a Tua missão seja a nossa paixão. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, Amém

Pastora Voluntária Neiva Maria Barg
  

REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br