Meditação da semana

Entre os espinhos, amor

17/03/2022

Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 36.26

Estamos no tempo de Quaresma. Tempo que nos convida a olhar para a caminhada de Jesus até a cruz. Caminhada essa de grande angústia e sofrimento. E no olhar para o sofrimento do Salvador, nos deparamos com os nossos próprios sofrimentos e os de nossos irmãos e irmãs. Vivemos dias de muita apreensão, decepção, insegurança e medo. Como pessoas cristãs não estamos isentas dos espinhos que ferem nossos pés e corações nessa caminhada. Por vezes nos sentimos sozinhos e até clamamos como Jesus na cruz: “Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?”

Mas aí lembramos que a caminhada de Jesus não foi somente uma caminhada de sofrimento, mas também uma caminhada feita por amor. Ao entrar em Jerusalém, Jesus sabia o que o aguardava, mas por amor decidiu continuar. Quando estava no Getsêmani onde seu suor se misturava com sangue por causa da angústia extrema, ele não fugiu, mas ficou por amor. Na cruz não amaldiçoou nem mesmo seus executores, mas rogou ao Pai que os perdoasse. Atitude essa de um grande amor que é capaz de perdoar os próprios inimigos e rogar por eles.

Em Jesus percebemos que o amor faz toda a diferença nessa caminhada. É o amor que nos impulsiona a continuar, apesar dos pés e corações estarem sangrando. Descobrimos que o amor pode doer, mas é ele que traz sentido a essa jornada que Deus nos propõe.

Por isso, tempo de Quaresma é tempo em que somos também chamados/as a refletir se não estamos deixando que egoísmo, diferenças, decepções e dores nos tornem duros e insensíveis. Quaresma é tempo que nos chama a permitir que Deus renove em nós o amor verdadeiro. Que Ele transforme nossos corações endurecidos em corações sensíveis. Que Ele renove em nós a chama da esperança e o desejo de fazermos de cada passo dessa jornada, passos de solidariedade e compromisso com o seu Reino. Que assim como Jesus, tenhamos nossos dias permeados pelo amor “que nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência” (1 Coríntios 13.7).

Oremos:
Bondoso e misericordioso Deus. Ensina-nos a perceber a grandiosidade do amor em nossas relações. Cura nossos corações de todo egoísmo, toda mágoa, toda dor. Dá-nos um coração de carne capaz de se colocar no lugar do/a outro/a, capaz de perdoar e superar as diferenças. Mostra-nos a fonte do verdadeiro amor. Por Cristo Jesus. Amém.

Pastora Haidi Leschewitz Madeira
Paróquia Esperança de Salvador do Sul
 


Autor(a): Haidi Leschewitz Madeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 66433
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br