Meditação da semana

Seguir Jesus! Mas, seguir para onde?

01/09/2022

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
(Mateus 28.19-20)

Jesus encerrou seu tempo especial na terra com uma ordem bem clara. Ele pede que seus discípulos façam discípulos. Mas, o que significa a palavra “discípulo”? Essa é uma das palavras mais importantes da Bíblia. “Discípulo” é a palavra utilizada para traduzir do grego a palavra “Matetés”. Matetés é, em resumo, a pessoa que segue um mestre. Matetés, ou discípulo, é um aprendiz. Se eu escolho ser discípulo de alguém, isso quer dizer que vou me esforçar para aprender o máximo possível do mestre, para depois fazer igual.

Um exemplo de discipulado pode ser um experiente mecânico de carros. Ele dedicou muito de sua vida para se tornar um ótimo conhecedor de todo funcionamento de um carro. Com sua experiência, ele agora repassa a um jovem tudo aquilo que sabe, para que esse jovem possa ter o mesmo sucesso que ele. Isso pode acontecer com qualquer profissão e com qualquer tipo de conhecimento.

Ser um discípulo de Jesus significa andar no mesmo caminho que ele. Isso quer dizer o seguinte: buscar ter a mesma maneira de agir de Jesus, resolver as situações como ele e fazer as mesmas escolhas. Todos nós, sem diferenças, somos convidados por Deus para sermos e fazermos discípulos de Jesus.

Como se faz um discípulo de Jesus? Ele ensina: “batizando-os e ensinando-os”. Batizar, aqui, não se resume a mergulhar alguém na água. É ajudar essa pessoa a passar pela morte de suas vontades, para que experimente nova vida seguindo os mesmos passos de Jesus. Junto disso, ensinar aquilo que Jesus ensinou é importantíssimo para que o novo discípulo siga o mestre e faça o quê? Discípulos!

Querido irmão, querida irmã, não se engane. Jesus não morreu na cruz só para que você frequentasse uma celebração religiosa. Ele fez essa obra maravilhosa para que você ajudasse outras pessoas a viver. Ele se deu para que você fizesse seguidores. Nada menos do que isso deveria nos contentar. Estejamos satisfeitos com nossa fé só se outros estiverem nos seguindo. Quem está seguindo você? E para onde estão indo?

Oração: Querido Deus! Nós te agradecemos por nos amares mais do que ninguém. Obrigado por ter pagado o preço de nossa vida através de Cristo na cruz. Obrigado por podermos ter essa relação restabelecida contigo. Que essa alegria de poder caminhar contigo nos impulsione a querer - com tudo o que somos - ver tua vida na vida de quem vive conosco. Amém.

Pastor Matias da Silva
Paróquia Evangélica em Três Coroas/RS

 


Autor(a): Matias da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67956
REDE DE RECURSOS
+
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br