Meditação da semana

Defesa

15/09/2022

“O apóstolo Paulo diz: Eu trago vocês no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo.” (Filipenses 1.7)

Eu trago vocês no coração: isto é muito diferente do que normalmente se vê por aí. Num mundo cheio de ódio, desencontros, rancor e perseguição, nos é ensinada pelo Apóstolo Paulo uma lição muito diferente. E trazer no coração é amor, compreensão, é comunhão. E e ele diz: seja nas minhas algemas! Ele não fica gritando que ainda vai mostrar, pois é inocente... Ele insiste: “seja na defesa e confirmação do evangelho”!

Isto não é simplesmente uma defesa de si próprio, mas como ele diz, do evangelho. Claro que é muito difícil não se defender quando se é acusado injustamente. Buscamos o nosso direito e isto é legítimo, mas não é tudo. Não somos o centro, mas o centro é a defesa do evangelho. O Apóstolo Paulo sabe por que está preso e mesmo assim insiste no evangelho e não na sua dor, no seu sofrimento. Ele está preso por proclamar o evangelho e disto não abre mão.

As pessoas facilmente são tentadas a “jogar a toalha”, como se diz. Desistir na primeira dificuldade. E na primeira acusação, facilmente vêm as palavras “estou fora”, ainda mais quando houver acusação injusta. O Apóstolo diz: pois todos são participantes da graça comigo. Ele não exclui, mas inclui. Penso num mundo que tão facilmente divide: bons e maus, justos e injustos, somos desafiados a incluir. Precisamos buscar pessoas, mostrar um novo caminho - que seja de justiça e paz.

Sim, somos todos e todas dependentes da graça de Deus. Isto nos faz lembrar a nossa fragilidade. Não somos perfeitos e, sim, necessitamos da graça de Deus. Deus em sua graça. Mais uma vez: não somos nós, mas Deus. Ele é que age, Ele é quem transforma e nós cooperamos com Ele! É Deus agindo com amor. Aquele amor que aprendemos com Jesus: Ele nos amou!

Queremos um mundo mais fraterno: esse é o caminho, com a graça de Deus.

Oração: Querido Deus. Em meio a nossa realidade de vida, tão dividida, tão desencontrada, ajuda-nos na tarefa de proclamar o evangelho. Nós fazemos parte da Tua criação, e temos uma responsabilidade muito grande em nossa realidade social. Precisamos de Tua ajuda. Envia-nos Teu Santo Espírito, para que sejamos perseverantes nesta tarefa. Em nome de Jesus nós pedimos. Amém!

Pastor Guido Broenstrup
Linha Nova/RS

 


Autor(a): Guido Broenstrup
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68056
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br