Meditação da semana

O canto da coerência e da fidelidade

27/10/2022

“Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor.” (Mateus 26.35).

Vamos refletir hoje sobre duas palavras, que são muito importantes para todos os tempos e situações. Me refiro às palavras “coerência” e “fidelidade”. Acredito que todos vocês já ouviram a expressão: falar da boca pra fora! Fala-se sem pensar direito, sem importância, sem responsabilidade que, eventualmente, se transforma em arrependimento.

O versículo bíblico do evangelho de Mateus, citado no início, são palavras do apóstolo Pedro, um dos discípulos, quando estava com Jesus antes de sua crucificação. Pouco tempo depois de proferir tão sérias e fortes palavras, negou Jesus por três vezes.

Vamos pensar na seriedade com que afirmamos ou vivemos algo? Muitas vezes somos levados a dizer ou fazer algo por impulso, sem analisar o real sentido ou comprometimento daquilo que estamos afirmando ou fazendo. Isso acontece nas mais diversas situações de nossa vida. Ocorre no trabalho, na escola, na família, nos relacionamentos, nas convicções religiosas.

Vamos pensar: qual é o comprometimento com as palavras que pronunciamos? Será que também ainda sabemos o significado de palavras como: segredo, amizade ou compromisso?

Pedro afirmou que seria fiel a Jesus até à morte. Colocar a vida em jogo foi algo sério. E ao negar Jesus, Pedro temeu pela própria vida. Poderia até ser justificável: afinal, ele nada mais fez do que defender sua vida. No entanto, muitas vezes, somos rápidos em achar argumentos e desculpas para fugir de compromissos que assumimos ou de afirmações que fizemos. Ou se joga a responsabilidade adiante.

Por isso eu convido você para refletir sobre a coerência e a fidelidade de nossas palavras e ações. Na maior parte das vezes, ninguém nos obriga a prometer ou fazer algo. Mas, quando nos comprometermos, que o façamos com convicção. Jesus não nos abandonou para poupar a sua vida. Ele não falou da boca pra fora. Está aí um grande exemplo a seguir. Vamos entoar o canto da coerência e da fidelidade.

Oração: Senhor Deus. Em um mundo onde há tantas palavras soltas ao vento, permita que possamos ser honestas e honestos com aquilo que dizemos e fazemos. Por situações das mais diversas e por vezes irrelevantes, deixamos de cumprir aquilo que assumimos em palavras e no coração, tanto perante o outro, como também diante de Ti. Faça-nos coerentes e fiéis em nossa missão. Por Cristo Jesus. Amém.

P. Gilson Ricardo Hoepfner
Paróquia de Farroupilha

 


Autor(a): Gilson Ricardo Hoepfner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68470
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br