Meditação da semana

O trem da vida

24/11/2022

Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.'' (Romanos 13.8)

Que tempo é este? Tempo de não ter tempo; tempo de convidar pessoas; tempo de organizar a recepção; tempo de reunir pessoas; tempo de ouvir desculpas de quem não pôde vir; tempo de abraçar uma causa. Vamos ouvir uns aos outros, vamos esquecer os compromissos, vamos deixar que Cristo nos ajude a carregar nossos pesados fardos.

Será que para vocês também é assim que o tempo parece ser mais rápido do que nossa capacidade de entender e acompanhar? Estamos viajando na viagem da vida com a constante impressão de que chegaremos atrasados, mas nem sabemos para onde estamos indo. Sabemos apenas que perder o trem significa perder a vida! Por isso, não podemos parar, nem ao menos para esticar as pernas. Precisamos seguir em frente sempre.

O tempo em que vivemos é um tempo que ainda obriga pessoas a morrerem de fome, sobretudo os mais fracos e humildes; um tempo em que alguns se beneficiam roubando daqueles que muito pouco ou nada têm. É um tempo de injustiças, de violência, de ausência de fé, de confiança e de amizade. De idosos abandonados em asilos, de lares desfeitos, de crianças vendendo seu corpo, de fetos jogados em latas de lixo, de povos matando e morrendo por poder ... Este é o tempo em que todos nós vivemos!

O tempo não pára e não passa de maneira igual para todos. Como anda o teu tempo, amigo, amiga? Olhe para seus filhos! Talvez você constate que eles cresceram! Talvez você diga “Parece que foi ontem que nasceram”. Olhe para seus pais, para quem ainda os têm vivos! Alguns deles já estão bem velhos. Olhe para você mesmo! Alguns sinais do tempo já aparecem no seu rosto. O trem da vida não pára para ninguém, nem para você nem para mim.

Vivemos um tempo único em nossas vidas! Este é o tempo que Deus nos dá para sermos família, para sermos seu povo, para sermos irmãos e irmãs, para vivermos nossa fé. No texto bíblico, uma palavra nos chama a atenção: “Não devam nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros”. Que coisa profunda! A única dívida que devemos, e que certamente temos é amar os outros. A viagem da vida é um tempo no qual tentamos aprender a ser discípulos de Cristo, um tempo no qual tentamos aprender o significado de amar e ser amado por Deus e pelas pessoas.

Peço a Deus que nos dê um bom tempo ainda de vida. Que possamos ser pessoas livres o bastante para amar. Que possamos, junto com os demais irmãos e irmãs na mesma fé, construir um tempo novo, onde o perdão, o amor, a comunhão e a amizade sejam mais fortes do que as diferenças. Que a causa de Cristo no mundo seja maior do que nossos interesses particulares. Que possamos ter um tempo abençoado. Um tempo de liberdade e amor.

Oração: Senhor, nos ensina a esperar pelo teu tempo. Segura firme a nossa mão e aumenta as nossas forças na caminhada da vida. Conduze-nos pelo melhor caminho guiando nossos passos e nos protegendo de todo mal. Aumenta a nossa fé e renova a cada manhã nossa confiança em ti. Amém.

Pa. Daniela Lamb
Paróquia Linha Pinheiro Machado

 


Autor(a): Daniela Lamb
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68839
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br