Meditação da semana

Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos?

19/01/2023

Estas são perguntas que frequentemente nos rodeiam. Querer compreender nosso “EU”, nossos problemas e nosso dia a dia faz parte da curiosidade do ser humano. Entretanto, são perguntas, quem sabe, até impossíveis de serem respondidas. Viveremos tentando encontrar solução para essas questões e somente teremos palpites.

O que então nos cabe saber?

“Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 1 Samuel 7.12”

Samuel, um escolhido de Deus, chamado por ele para ser juiz e profeta no Antigo Testamento, foi fruto da vitória de uma mulher humilde chamada Ana. Ela passava por profunda humilhação por não poder ter filhos ou filhas, enquanto a outra esposa de seu marido tinha.

Ana era uma mulher temente a Deus e orava a Ele pedindo por essa bênção. E clamando a Deus, disse que entregaria seu filho para ser sacerdote. E, assim que Samuel desmamou, foi entregue a Eli, seu mestre dali para adiante.

Samuel, após a morte de Eli, tomou o lugar dele e passou a ser profeta.

A história do chamado de Samuel é também nossa própria história e chamado. Todo o sofrimento de Ana se converteu em um Grande Profeta sobre o povo. Não por menos que Samuel significa em hebraico “Seu nome é Deus”.

Seu nome é Deus sobre nossas vidas e fez quem somos hoje a partir daquilo que vivemos.

Quem somos? Aquilo que soubemos crescer e amadurecer com nossas dores, alegrias, conflitos. Com nosso chamado desde quando fomos chamados e chamadas por Deus em nosso batismo.

Onde estamos? No lugar onde fomos chamados por Deus para anunciar que seu nome é Deus sobre nossas vidas e que através de nosso testemunho de amor ao próximo mais pessoas saibam que o Seu nome é Deus.

Para onde vamos? Vamos para onde Deus nos chamar, assim como fez com Samuel, que mesmo diante de tantos desafios não desistiu e confiou, junto com sua mãe acima de tudo no nome de Deus.

Que cada um e cada uma de nós saiba ouvir o chamado de Deus e que em vez de buscarmos perguntas, busquemos a confiança em Deus, respostas que nos inquietem e nos façam segui-lo. Amém.

Oração:
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém
Oração de São Francisco


Diác. Me. Dionata Rodrigues de Oliveira
Coordenação Sinodal de Diaconia
 


Autor(a): Dionata Rodrigues de Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Samuel I / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69411
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br