Minha graça te basta

Artigo

01/10/2005

A presente edição do Diocese Informa circula no mês em que a Igreja da Reforma celebra uma de suas datas mais importantes. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo, na cidade de Wittenberg, Alemanha, as 95 Teses. Para a família luterana o dia passou a ser conhecido como Dia da Reforma. Nas 95 Teses, para serem discutidas com os seus estudantes, Martim Lutero discorreu criticamente sobre a venda das indulgências. Este ato veio a ser o início da Reforma. O surgimento do Movimento da Reforma, até bem antes do tempo de vida de Lutero, no século 16, indica para um Movimento de renovação da Igreja. Seu objetivo não era de criar ou fundar uma nova Igreja. Existe, na realidade, somente uma Igreja sob o senhorio de Jesus Cristo. Na qualidade de Instituição no mundo, a Igreja administrada por pessoas humanas experimenta ameaças e passa pelo perigo de deformações. À luz da Palavra de Deus, a Boa Notícia encarnada em Jesus Cristo, é preciso que a Igreja sempre de novo faça a sua auto avaliação. Uma das máximas da Igreja da Reforma acentua: Ecclesia semper reformanda est = A Igreja sempre se encontra no processo de renovação. Também os membros da família luterana sofrem sob a realidade da separação da Igreja; ao mesmo tempo, vivenciamos com gratidão o espírito de fraternidade e de abertura que se desenha nas Igrejas motivadas pelo Evangelho ao diálogo ecumênico. A IECLB em seus documentos normativos auto define-se como Igreja ecumênica e aberta.

Não podemos modificar o curso nem os fatos da história. O espírito ecumênico, no entanto, proporciona o fortalecimento da comunhão fraterna, promove o respeito mútuo e conduz à integração da grande família de Jesus Cristo. Muitas iniciativas conjuntas, os encontros organizados pela cúpula, as ofertas de estudos e seminários conjuntos, além das ações práticas em favor da paz, as iniciativas cotidianas em defesa dos direitos básicos da vida humana tem provocado avanços importantes e servido de bom testemunho. O espírito de unidade dá crédito ao convívio das Igrejas na sociedade e tem animado à cooperação em favor da Missão de Deus em nossas comunidades. Neste particular, registro com grande satisfação a capacitação conjunta à qual se submeteram, recentemente, luteranos, católicos e membros de Igrejas Pentecostais em nossa área geográfica. Dezenas de pessoas voluntárias participaram do curso de capacitação na área diaconal sobre o tema Noções Básicas de Cuidado a Pessoas com Deficiência. O curso dirigido a voluntários/as para acompanhar pessoas com deficiência em suas necessidades aconteceu na Instituição Bethesda da IECLB, em Pirabeiraba.

Desejo que unidos, sob a graça de Deus, possamos escrever uma nova história. É a história que nos coloca sob a bondosa justiça de Deus. Concluo à medida que reparto pensamentos de um obreiro da IECLB. Lembra que viver sob a graça de Deus nos dá a consciência de que sempre seremos apenas servos, mas servos que tem um bom e poderoso Senhor. Seremos apenas mendigos que não sabem como será o amanhã, mas nossas mãos nunca ficarão vazias.Continuaremos a acumular culpa sobre nós, mas nunca seremos colocados à margem do verdadeiro perdão. Tanto mais perto do perdão de Deus tanto mais estaremos fortalecendo a unidade do Corpo de Cristo, sua Igreja.

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
Diocese Informa - 10/2005


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8662
REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br