Não vão cair...

Senhas diárias

25/09/2020

SENHAS DIÁRIAS - 25.09.2020
Ao dar a lei/mandamentos para o povo de Israel, Deus queria conduzir as pessoas por bons e retos caminhos, pois era o povo eleito por Deus para ser seu povo. Andar conforme as determinações de Deus faria com que a vida acontecesse sempre para o bem. Esta compreensão está na base de toda a reflexão israelita sobre segurança e paz com Deus e com as pessoas no geral. Quando acontecem desgraças que se abatem sobre o povo ou pessoas, sempre é apontada a desobediência aos mandamentos como razão para o mal advindo. Esta é a acusação dos profetas contra os reis, e suas cortes, bem como às demais autoridades e lideranças do povo, para as invasões de povos inimigos. Por isso o salmista afirma que quem ama a lei de Deus é firme em sua vida e sobre ele está a proteção e o cuidado de Deus. Esta visão sempre acompanhou o povo de Israel. Seguir os mandamentos estava na base da felicidade e alegria de vida dos israelitas. Estando firme na fé e na obediência ao Senhor, o israelita podia enfrentar qualquer situação e manter-se de cabeça erguida. As dificuldades provocadas pelas doenças, por exemplo, não eram vistas nesta direção. Apesar de que muitas doenças podiam ser compreendidas como resultado da desobediência a Deus.
Paulo sabe disso, porém sua exortação aos colossenses está direcionada para a vida na alegria, apesar das dificuldades que acontecem, por seguir a mensagem e os ensinamentos de Jesus. Deveriam viver esta mensagem e ensinar aos outros para que ela condicionasse a convivência entre as pessoas. Isso faria com que existisse confiança em Deus e entre as pessoas , dando firmeza para a vida de cada um e para a fraternidade na comunidade e na sociedade. Viver conforme Jesus é um passaporte para manter o foco no caminho do bem e da justiça. Muitos percalços virão, porém não conseguiram afastar a pessoa do caminho certo: o caminho de Cristo. Mantenhamos nossa atenção para a palavra de Jesus e assim viveremos firmes em tudo o que vivenciarmos. Façamos assim. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59070
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br