Culto: O Senhor nos dá nova esperança

Culto on-line Ezequiel 37

29/03/2020

Texto da pregação:
A situação atual é complicada. A cada novo jornal vemos os números crescendo, onde quer que for existe morte, muita gente doente. A recomendação dos psicólogos é para não se fixar tanto nessas notícias, não ficar as 24 horas ligado no número de pessoas afetas. É preciso ter tempo para arejar a cabeça. Diante da pandemia, as respostas têm sido diversas, desde a negação ou desprezo até o fatalismo do fim do mundo. Seja qual for a sua posição atual. Parece que não tem saída, o vírus está vindo e nós não temos o que fazer. Surge a pergunta: onde vai terminar tudo isto?
A realidade em que o profeta Ezequiel se encontrava não é muito diferente à nossa. Ainda que não tenha sido um vírus, o povo estava devastado pela guerra. Muitos não tinham alguma esperança, sentiam-se perdidos. Mesmo assim, Deus lhes permitiu reconstruir a sua vida e a sua esperança.
Naquela visão do vale dos ossos que voltam a viver, tornando-os um exército, o povo é chamado para prestar atenção de que Deus pode transformar as circunstâncias, pode converter morte em vida, pode fazer com que o nosso desânimo e desesperança sejam transformados em nova atitude, ânimo renovado e esperança revigorada, pois sabemos que sim podemos seguir adiante apesar das adversidades. A visão do vale dos ossos secos que voltam a viver, podem nos convencer que nem tudo está perdido, ainda que pensemos que a luta não tem sentido. Deus está junto de nós.
A crise em que vivemos pode e deve ser uma oportunidade para reflexão. Refletir com a ajuda do Espírito Santo para sabermos onde erramos. Não podemos ver a crise como uma maldição divina, é o agir humano que permitiu que a situação chegasse ao extremo em que estamos. Devemos aproveitar a quarentena, o tempo da Quaresma para revisar nossa vida e com novas forças seguir adiante.
Deus nos acompanha com seu Espírito, esse espírito que deu vida aos ossos. O Espírito divino nos conforta, guia e ajuda em nossa existência. Tudo isso, porque Deus nos ama, nós não merecemos a misericórdia divina, mas Deus em seu amor nos acolhe. Deus não nos abandona à nossa sorte, nem na guerra como no caso do profeta Ezequiel, nem por um vírus em nosso caso. Deus quer transformar as situações para que possamos viver em plenitude. Por isso, nas piores situações somos lembrados do Evangelho que traz vida e salvação.
Deus nos dá vida ao nascer e quer que possamos nascer a cada dia para uma nova existência. Deus deu vida um vale de ossos, deu vida ao nosso Senhor Jesus Cristo naquele túmulo em que se encontrava. Deus nos ressuscita para a vida eterna. Esse Deus nos dá forças para não desanimar ou desesperançar. Diante das dificuldades, nós crescemos e junto a Deus caminhamos. Que o seu Espírito nos guie para seguir adiante em meio a temores, angustias ou sofrimentos. Deus está conosco e nos transforma. Amém.


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 37 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 55737
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br