O Senhor tem compaixão

Senhas diárias

02/09/2019

Esta palavra de Êxodo 33 foi dita por Deus a Moisés num momento de ira do Senhor contra o povo desobediente. Ao mesmo tempo, Deus elogia Moisés e sua conduta. Por causa deste elogio de Deus, Moisés intercede pelo povo, pedindo a compaixão do Senhor, e se coloca entre Deus e o povo como amortecedor da ira de Deus. Deus diz a ele que é o Senhor sobre tudo e todos e terá compaixão de quem Ele quiser e terá misericórdia de quem quiser. Sabemos que assim é. O Senhor, o Criador, é o único Deus e é o Todo Poderoso. Ele pode decidir sobre quem estende sua misericórdia e sua compaixão e a nós cabe nos submetermos a isso. Podemos, e devemos, assim como fez Moisés, interceder diante do Senhor em relação a situações que entendemos não serem justas, aos nossos olhos, ou que sejam situações onde Deus pode fazer um final diferente. Mas nada muda o fato de que Deus é a autoridade final.
Uma coisa, porém, é muito importante, e fundamental, em relação a autoridade e o poder absoluto de Deus: Ele mesmo submeteu todo o seu poder e revelou a sua extrema misericórdia e sua compaixão em Cristo Jesus. Este Senhor absoluto se submete ao amor e entrega completamente este amor no seu Filho. A imagem de Deus Todo Poderoso e absoluto que Ele revela a Moisés, no Êxodo, se transforma em imagem de Deus gracioso em Jesus. Porque todos pecaram, e estão sob a ira do Senhor, Ele mesmo nos agraciou com a regeneração e a salvação em Cristo. Que maravilha podermos saber e confiar que o amor do Senhor está sobre nós para sempre. O Senhor do altos céus, o Absoluto, desce até nosso chão e se entrega por nós, revelando que seu ser é puro amor. Confiemos no Senhor, pois Ele é amor.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53030
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br