PALAVRA DO PASTOR - JANEIRO DE 2023

01/01/2023

PALAVRA DO PASTOR

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
(Romanos 8.31-32)

Por mais que desejamos que um novo ano seja permeado de amor, paz, justiça, realizações e conquistas, sabemos que nem tudo serão rosas. Precisamos lembrar que rosas também têm espinhos. Precisamos lembrar que há inseguranças e medos. Que nem todos os caminhos são planos, que há também os íngremes e sinuosos.
Infelizmente sofrimentos e contrariedades também têm seu lugar na vida dos que servem a Deus. A fé, a confiança em Deus, não é a garantia de que tudo sempre acabará bem. Não é bem assim. São muitas as coisas que acabam mal. Sempre há percalços no caminhar.
Neste sentido, saber que Deus é por nós, não é confiar cegamente na visão de que pela fé em Cristo estamos ilesos do mal, das adversidades e fragilidades da vida. Saber que Deus é por nós é confiar que Deus estará conosco e nos dará forças para não resignar diante dos medos, das inseguranças e das maldades que cercam e cerceiam a vida. Deus se faz humano no Natal por intermédio de Jesus Cristo justamente para estar conosco, para ser conosco, para nos
estender a mão quando tempestades nos atingirem inesperadamente. Ele sabe da fragilidade da nossa vida. Saber que Deus é por nós quer encorajar-nos a erguer nossas cabeças diante das dificuldades, fortalecendo nosso ânimo para lutar pela vida.
Deus é por nós. Essa é a história e o resumo da vida de Cristo Jesus. Ele é chamado de Emanuel, o Deus conosco, na história do Natal e é o Crucificado-Ressuscitado na história da Páscoa. Seu amor é a força, o alento e a motivação para o caminhar no Novo Ano. Nada pode nos separar de seu amor, diz o apóstolo Paulo em Romanos 8.39. Nenhum poder no mundo possui essa capacidade. Os poderes e sinais de morte do nosso mundo só têm força o suficiente para nos ameaçar. Eles podem nos assustar no presente e assombrar um futuro seguro, mas não tem a última palavra. A última palavra de Deus é a vida.
Caminhar nessa confiança, que Deus é por nós, nos fará comunidade irmanada, criativa, solidária, perseverante, sensível e cuidadora da vida. Nos fará comunidade que celebra as alegrias e conquistas e que não se acomoda diante dos dilemas, dores e sofrimentos da vida. Amém.

Pr. Ernani 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 32
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69347
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br