PALAVRA DO PASTOR - MARÇO DE 2023

Hebreus 4.14-15

24/02/2023

“Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”
(Hebreus 4.14-15)

Quem é e quem foi Jesus Cristo? Essa pergunta foi respondida de uma forma sábia no Concílio de Calcedônia em 451 depois de Cristo. Lá foi dito e aprovado: “Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente humano. Ele é 100% um e 100% o outro.” O autor da carta aos Hebreus revela quem é Jesus, o que significa crer nele e quais são as consequências do seu seguimento. Ele enfatiza o lado humano e divino de Jesus. Fala que Ele é o Filho de Deus. Que Ele se compadece de nós. Que Ele foi tentado em tudo como nós somos. Que Ele não tinha pecado.

Jesus, como humano, vivenciou a dura realidade do nosso mundo. Ele não foi um Salvador desapegado e livre dos sofrimentos do mundo. Ele vivenciou às tentações e sofrimentos da vida. Ele vivenciou todas as formas de doença, a dor de uma mãe diante da morte do único filho, os dilemas do relacionamento familiar e sentiu fome, o que é ser abandonado por amigos, negado por Pedro e traído por Judas. Ele foi preso, zombado, cuspido, violentado e morto na cruz injustamente.
Por conhecer a realidade humana, Jesus se compadece conosco. A palavra grega no texto para compadecer é Sympatheo. Pessoas que nos entendem, que ficam ao nosso lado nas fraquezas da vida, que se compadecem com a nossa dor são o que? São simpáticas e empáticas. Jesus é simpático. Ele tem empatia conosco, pois conhece os dilemas da vida humana, conhece as fraquezas, os sofrimentos, as tentações e as desilusões.

Em Jesus está a força para atravessar as quaresmas da vida. Ele é o Deus que se faz humano para estar ao nosso lado nas angústias, sofrimentos, dores e tentações da vida. Na sua compaixão, simpatia e empatia, as cinzas da vida não tem a útlima palavra, mas a aurora do doce sabor da Páscoa, que nos leva a exercer a Sua simpatia e empatia com as pessoas que sofrem em nossos dias. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 15
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69724
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br