Pão nosso de cada dia

07/05/2010


DÁ-NOS HOJE O PÃO NOSSO DE CADA DIA”
(Mateus 6.11)

Querida comunidade, este é o lema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil para 2010. A Missão de Deus nossa paixão nos convida a refletir sobre o pão nosso de cada dia que Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso.

Jesus não só nos ensina a rogar ao Pai: “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia”, mas também diz: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede” (João 6.35). Jesus não ensina só palavras, mas se torna, por vontade do Pai, o Pão nosso de cada dia. O que isso significa? Que ele é pão que sacia a nossa sede por amor, paz, comunhão, partilha, perdão e reconciliação. Lutero destacou no Catecismo Menor que o pão nosso de cada dia “...se refere ao sustento e às necessidades da vida, como, por exemplo: comida, bebida, roupa, calçado, casa, lar, meio de vida, dinheiro e bens, marido e esposa íntegros, filhos íntegros, empregados íntegros, patrões íntegros e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, amigos leais, bons vizinhos e coisas semelhantes”. Rubem Alvez também diz : “Não basta comer. Não é só fome. O pão deve estar cheio de amor (...) Nosso corpo, pra viver, precisa também das memórias e esperanças que moram nas palavras”.

Sim, nosso corpo precisa das palavras e das memórias do Cristo vivo e ressurreto para que o pão seja nosso, de todos, e não só de alguns poucos. Precisamos do Cristo para buscar a integridade, a paz, a compreensão, a honra, a lealdade e amizade uns com os outros. Necessitamos daquele que se denomina o Pão da Vida para não acumularmos. Pois o acúmulo não permite que todos tenham o pão hoje.

São as palavras e os gestos de Cristo Jesus que nos inspiram a fazer da Missão de Deus a nossa paixão também na dimensão do Pão

nosso de cada dia. O pão se multiplica, se torna nosso, quando levantamos o pão aos céus como Cristo e bendizemos ao Pai por esta dádiva.

É no gesto diário de render graças a Deus pelo pão nosso de cada dia que vamos ensinando nossos filhos e filhas a entender que tudo o que temos é presente das mãos do Criador. Vamos juntos com eles construindo pontes de partilha, de solidariedade e fraternidade.

É no viver diário, misturando os diversos ingredientes que dão liga e sabor ao pão, que se constrói a verdadeira comunhão. Cristo Jesus é o nosso “caminho, a verdade e a vida” para isso., pois é ele que nos ensina a orar: “Dá-nos o hoje o pão nosso de cada dia”.

Senhor Jesus, obrigado por não só nos ensinares a orar “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia”, mas também por teres te tornardo o pão que sacia a nossa fome e sede por cura e salvação. É o teu amor que nos inspira a rogar como Martim Lutero: “Deus dá o pão de cada dia, também sem o nosso pedido, a todas as pessoas, inclusive às más. Mas pedimos nesta oração que ele nos faça reconhecer isso e receber com gratidão o pão nosso de cada dia”. Amém.

P. Ernani.

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br