PARA QUEM SERVIMOS?

28/08/2014

  “Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.” Mateus 6. 24

 Esta é uma palavra de Jesus que fala do servir. Ele deixa claro que não é possível servir a dois senhores. A quem nós servimos? Inicio esta reflexão com a seguinte parábola.

Numa cidade distante, onde pessoas costumavam contratar guardas para cuidarem de suas casas e propriedades durante à noite. Certa noite, quando o professor Rudofo foi dar a sua caminhada encontrou um tal guarda fazendo a ronda e lhe perguntou: “Para quem você caminha?” o guarda lhe deu a resposta e logo acrescentou a sua pergunta: “E o senhor, professor, para quem o senhor caminha?” O professor se assustou com a resposta em forma de pergunta, ficou até meio sem jeito e disse: “Até o momento não caminho para ninguém! Mas gostaria de convidar você para ser meu empregado?” “Com muito gosto”, respondeu o guarda, “mas me diga o que eu deveria fazer?” O professor disse-lhe: “Pergunte-me diariamente: Para quem eu caminho?”

Esta pergunta também nós deveríamos nos fazer. Aliás, deveríamos fazê-la uns para os outros. Para quem você caminha? Para quem você vive? A quem você serve? Você está defendendo os interesses de quem? Nós somos filhos e filhas de Deus e deveríamos nos ajudar. Por isso, constantemente deveríamos nos corrigir mutuamente, perguntando: A serviço de quem você está?

A pergunta é necessária e nasce do evangelho. Olhando a realidade vamos constatar que aumenta a cada dia o número de pessoas que só querem ser servidas. Não querem servir. Além disso, muitos dos que servem, estão a serviço de “outros senhores”, ao invés de servir somente ao Senhor dos senhores!

Aumenta a cada dia também o número de pessoas que tem a sua preocupação apenas voltada para si mesmo. Elas vivem para si, caminham para si, servem apenas a si mesmos. Mas para onde isso vai levar?

Na Igreja de Jesus Cristo isso também acontece. Há membros que não estão servindo ao corpo, que não perguntam por sua tarefa e por sua forma de contribuírem. É preciso lembrá-los! É preciso relembrar-nos mutuamente! É preciso nos perguntar diariamente para quem caminhamos, para quem vivemos.

Jesus nos convida a seguir os seus passos. Ele quer que estejamos a serviço do seu Reino. Certamente se o fizermos, contribuiremos para o mundo melhor e mais justo. Haverá mais paz e menos violência, mais amor e menos ódio, mais partilha e menos ganância e com isso, vias e vidas em comunhão serão construídas. O coração não vai estar dividido, mas convicto de que Cristo é o único caminho que leva para a vida e para a salvação. Que Deus nos ilumine e nos conceda a sabedoria do discernimento. Amém.
 


Autor(a): P. Cristian R. Donat
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 24
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29593
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br