PARADOXOS

23/02/2017

Paradoxos

I Coríntios 1. 18-25
Antes da leitura é recomendada a leitura do texto bíblico indicado de forma contemplativa
O nosso texto fala sobre a comunidade Coríntia, ela tinha dificuldades. Nela percebe que as pessoas não tinham um grande grupo, eles estavam se cerrando. Os movimentos gnósticos, judaicos e gregos tomavam forma. Para os gnósticos bastava ter o conhecimento místico das verdades espirituais. Os judeus queriam ver os sinais de que o nosso Senhor Jesus Cristo, realmente era Deus. Gregos, entretanto, queriam saber quanto o cristianismo poderia trazer de conhecimento sobre as verdades da vida. Paulo contrariando as confrarias relata que “a Palavra da Cruz é loucura”, porque ela diz respeito à humildade do ser. “Mas, para nós que somos salvos, poder de Deus”. Não a grandeza do ter.
Paulo não está admoestando as pessoas pelo que querem, mas pelos seus atos. Entende ele que a humildade de Deus foi à possibilidade para que não houvesse morte. Santo Atanásio escreveu “Pois, para que serve a existência à criatura se esta não pudesse conhecer seu Criador?” Deus precisou ser humilde para que pudesse viver o relacionamento com sua criação de forma plena.
Refletindo um pouco percebo que o ser humano vive atarefado e com muitos problemas e talvez o maior deles seja o de se relacionar. Ter uma vivencia sadia com o cônjuge, família e Sociedade tem se tornado uma tarefa que causa certa pressão. Levando pessoas a sofrerem dependência de substâncias químicas para desfrutarem de alguma paz e refrigério.
Santo Atanásio falando sobre a morte do nosso Senhor Jesus Cristo, disse: “Assim sucedeu um paradoxo maravilhoso e poderoso, pois a morte que eles pensavam infligir sobre ele como desonra e desgraça tornou-se o próprio monumento glorioso da derrota da morte”. Talvez o segredo para uma vida de paz, é não abolirmos os paradoxos (contradições que a vida apresenta). Pois eles são que fortalecem o aprendizado e a convivência, para passar por este momento de peregrinação com paz, alegria, e amor.
Que Deus nos abençoe.
Pastor Natanael da Silva
São José do Mantimento/MG
 


Autor(a): Pastor Natanael da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41279
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br