Páscoa - vida viva

02/04/2004

 
Eles observaram a recomendação, perguntando-se o que significaria ressuscitar dos mortos. (Marcos 9,10)

Uma pergunta colocada antes da experiência da ressurreição de Jesus, sim. Mas, há diferença entre os discípulos e nós? Os aproximadamente 2000 anos da crença cristã mudaram alguma coisa para um entendimento melhor? Provavelmente não. Ainda há muita dúvida em relação ao significado da ressurreição, pois ninguém de nós vivenciou a ressurreição; ninguém conhece alguém que ressuscitou; ninguém sabe, por experiência própria, o que acontece depois da morte.

Deixar de falar, de pensar e de tentar entender, então, o que é a ressurreição? Não! Como o próprio Jesus falou muito da ressurreição, e não somente da ressurreição propriamente dita, é possível chegar cada vez, pelo menos um pouco, mais perto do que se trata.

Já a língua, ou seja, o significado da palavra, pode ajudar a entender o que esta expressão teológica ressurreição quer dizer. Esta palavra vem de ressurgir que é uma dedução de surgir. E isto traz os seguintes significados: levantar-se, erguer-se, crescer, brotar, nascer e aparecer.

Todos estes verbos aparecem nos sermões de Jesus e, muitas vezes, em relação direta à ressurreição. Mais conhecido, neste contexto, é a afirmação em João 12,24 onde se encontra a seguinte comparação: Se o grão de trigo não for lançado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo.

Entendo estas palavras como uma descrição da mudança que acontecerá com a morte. A vida acaba, mas não termina. Ela transforma-se em vida nova, em vida mais plena ainda. Todo isso sem perder as próprias características. Os genes do grão de trigo são os mesmos do talo e vão se espalhar ainda mais.

Olhando, neste momento, os textos da Bíblia que falam da ressurreição, percebe-se que ela significa uma transformação, com continuação da identidade da pessoa. Por exemplo, a história da Maria Madalena (João 20, 11-18) indica que a aparência de Jesus era diferente, mas a individualidade era a mesma de antes, pois Maria reconhecia Jesus pelas palavras e atitudes dele. Outros exemplos no mesmo Evangelho (capítulos 20 e 21) falam que os outros discípulos tiveram experiências bem semelhantes.
 

Ressurreição, então, pode ser explicada e entendida como uma transformação de vida em vida. Isto não significa um renascimento da pessoa; significa, muito mais do que isso, um retorno à vida que já existiu antes da morte. Ressuscitar, então, pode ser entendido como um reaparecer, uma volta à vida, um retomar da vida.

Ou, em relação à nossa própria vida: Vamos nos levantar de novo, vamos crescer ainda. A vida vai brotar de novo, e nós continuaremos a vivenciar o amor de Deus.

P. Gert Müller

REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br