Paz na criação de Deus

07/01/2011

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27). Este é o lema bíblico do mês de janeiro. Ele ajuda a embarcar no Tema 2011 da IECLB: ´Paz na Criação de Deus – esperança e compromisso.'

Com a palavra de Gênesis cristãos e cristãs confessam que o planeta terra e tudo o que nele há bem como todo o universo foram criados por Deus. Para coroar sua obra criadora, conforme o relato do primeiro livro da Bíblia, o autor diz que Deus criou o homem e a mulher. Em seguida também se lê que “Deus viu tudo o que fizera e eis que era muito bom.” (v 31).

Deus não criou o ser humano para ser o dono da criação. Como se ele tivesse o poder de subjugar o que há na terra. De acordo com o relato conclui-se que o ser humano é uma entre as muitas criaturas. Cabe-lhe, isto sim, o privilégio de refletir as consequencias de sua ação sobre o que Deus lhe confiou. Por isso mesmo o sub tema diz: ´esperança e compromisso´.

Confiando em Deus o ser humano vive em busca da realização de seus sonhos. Diariamente vive o desafio de superar os seus próprios limites. Sempre mais, no entanto, muitos dos seus atos ameaçam a vida. Por isso o sub tema fala em ´compromisso´. E neste caso está difícil o ser humano assumir a sua parte do compromisso com Deus e o próximo. Usufruir, sim, todos querem, mas usar responsavelmente, para que também gerações futuras vivam dignamente tornou-se um desafio gigantesco, senão impossível.

No entanto, cristãos e cristãs não supõe que seja impossível, embora a cada nova conferência mundial sobre meio ambiente se percebe que está muito difícil que líderes mundiais cheguem a um consenso mínimo para implementar medidas reparadoras. O que seria isso? Possivelmente signifique parar de sonhar viver aqui nos países em desenvolvimento com um índice de consumismo que os países desenvolvidos estão praticando.

O lema do mês de janeiro, embora ouvido e lido repetidas vezes ao longo da história da igreja cristã, continua à procura de criaturas que de fato vivam à imagem de Deus´, ou seja, espelhem-se no agir de Deus. Este agir, como todos sabem, tornou-se pleno em Jesus Cristo. E o que Jesus fez? Em Marcos 10.45 lemos: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Portanto, ´Paz na Criação de Deus´ significa de nossa parte que temos muito o que fazer. Mas nada que fosse em vão e até mesmo impossível. E tudo isso, para que a vida no planeta terra continue e não pare. Um feliz 2011!


Dietmar Teske - pastor sinodal no Sínodo Sul-Rio-Grandense.

 

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br