Paz na Criação de Deus - Esperança e Compromisso

01/03/2011

Dirijo-me às pessoas de boa vontade, que acreditam na caminhada ecumênica da Igreja. A frase a cima é o tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. O lançamento acontecerá no dia 13 de março, no primeiro Domingo na Quaresma.

“O estudo do Tema do Ano é um momento privilegiado para a reflexão comunitária e o fortalecimento da unidade da IECLB. Através dele, comunidades, Paróquias e Sínodos têm a bela oportunidade de estudar um assunto candente e de fortalecer uma caminhada conjunta.” Assim descreve o P. Dr. Nestor P. Fridrich, Pastor Presidente o objetivo do tema. Creio que é também um espaço especial para uma caminhada conjunta com irmãos e irmãs de carisma ecumênico.

Em 2011, o Tema do Ano, escolhido pela IECLB Paz na Criação de Deus e Compromisso, acompanhado do Lema Glória a Deus e paz na Terra (Lucas 2.14). Trata-se de um assunto da mais alta relevância para a igreja. Nosso compromisso com o que Deus em amor nos confia. Deus confia a sua maravilhosa criação em nossas mãos, sob nosso cuidado. Esse desafio não pode ser assumido apenas pela IECLB. Esse também é o tema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, que acontecerá em Kingston, Jamaica, de 17 a 25 de maio de 2011, evento promovido pelo Conselho Mundial de Igrejas – CMI. Assim, quando a IECLB optou por este tema, ela também aderiu a uma caminha ecumênica com outras igrejas parceiras. Nossa caminhada ecumênica nos leva a repensar o conceito de paz solidária, justa e igualitária entre os seres humanos e destes com toda criação de Deus. A reflexão passa necessariamente pelo credo da criação de Gênesis, onde destaco Gn.1.31: E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou e veio a m
anhã. Gn.2.5- 7,15: não havia brotado nem capim nem plantas, pois o SENHOR ainda não tinha mandado chuvas, e não havia ninguém para cultivar a terra. Mas da terra saía uma corrente de água que regava o chão. Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo. (15) Então o SENHOR Deus pôs o ser humano no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.

Conforme esta confissão de fé dos antigos, que nos antecederam na relação com Deus, o SENHOR da criação, Deus nos coloca no meio de toda criação. Através do seu sopro divino nos anima com vida e inteligência. É o Espírito de Deus (ruach, substantivo feminino no original hebraico) que transmite este sentido de intimidade entre Deus e a criação. Deus está vivo e ativo enquanto Espírito, dando vida a tudo que existe. O “sopro”, o “hálito” de Deus expressa a bondade criadora e preservadora da vida. Deus com seu Espírito em Nós, não nos coloca acima nem abaixo de Sua obra maravilhosa. O Criador coloca-nos como seus colaboradores, cuidadores, co-criadores e participantes de seu projeto de amor.

Assim, vamos nos unir no anúncio e na prática do ensaio pela Paz na Criação de Deus e anunciar com os anjos Glória a Deus e Paz na Terra.

Inácio Lemke
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Diocese Informa - 03/2011

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br