Paz-scoa na Criação de Deus

09/03/2011

Há alguns anos meu marido e eu participamos de um intercâmbio na Alemanha. Entre as muitas novas vivências, algumas lembranças associadas às estações do ano permanecem bem vivas na memória! As árvores, durante o outono, assumiram nova coloração e foram perdendo suas folhas; as pessoas se recolhiam, cada vez mais cedo, ao aconchego de suas casas; os dias se tornaram mais curtos até que a natureza, em grande parte, adormecesse. No Natal, lembro-me bem, já era noite às 16h! O inverno foi passando. Em março observamos os enfeites de Páscoa ganhar espaço no interior e nos jardins das casas ao mesmo tempo em que parecia crescer a saudade que sentíamos da família num tempo de fé tão precioso. Colhemos um galho e o enfeitamos com ovinhos de madeira decorados, à semelhança do que enxergávamos nas casas. Sobre uma mesinha, num vaso, os ovinhos nos permitiam vislumbrar a Páscoa e acalentavam o coração. Qual não foi nossa surpresa quando daquele galho, aparentemente seco e sem vida, brotaram folhas verdes! Fez-se Páscoa e Primavera! Festejamos o calor do Sol Jesus na festa da ressurreição e no brotar da natureza!

Pensando no TEMA DO ANO escolhido pela IECLB para 2011 – PAZ NA CRIAÇÃO DE DEUS - que é o tema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, prevista para Kingston, Jamaica, em maio deste ano, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas, lembrei-me daquele inverno e primavera. A árvore, parcialmente desfolhada e parcialmente coberta de folhas, arte do tema do ano, expressa, ao mesmo tempo, as situações de desesperança e sofrimento, de alegria e renovação da vida. Há brotos teimosos nos galhos secos porque a criação, a boa criação, permanece sendo de Deus, do bondoso Deus! Por isso há esperança onde aparentemente não existe mais vida! Deus continua agindo em favor de toda a sua criação. Ele é o promotor da PAZ, do bem-estar integral.

Em nosso dia a dia também percebemos “brotos verdes” em “galhos secos”: há uma preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável do planeta e há iniciativas significativas, neste sentido, também em nossa região; pessoas mudam de atitude, para melhor; na vida comunitária, sempre de novo, vivenciamos situações de comunhão, solidariedade, cuidado mútuo, empenho por uma educação cristã e planejamento para superar obstáculos.

Quem crê na ressurreição ESPERA pela PÁSCOA diária, deixa-se surpreender pelos BROTOS DE ESPERANÇA que surgem no dia a dia e assume COMPROMISSO no lugar onde vive e com quem convive na promoção da PAZ que Deus deseja para sua criação!

Pa. Ms. Scheila dos Santos Dreher
Campo Novo do Parecis/MT
Sínodo Mato Grosso

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br