Pelos Caminhos da Vida

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

Materiais necessários: tesouras, 2 folhas de papel tamanho ofício para cada participante, furador, barbante, canetinhas, papel pardo para cada grupo, um dado para cada grupo e um botão para cada participante.
1. Canto: Estamos aqui, Senhor (333)

1) Ao iniciar o canto, as pessoas saem a caminhar. No final da primeira estrofe, os e as participantes formam grupos de quatro a cinco pessoas, de preferência com pessoas desconhecidas.

2) No grupo, cada pessoa recorta o contorno do seu pé direito e coloca em letras legíveis o seu nome e o lugar de onde vem. Após, recorta o seu pé esquerdo e escreve ou desenha sobre ele uma experiência religiosa marcante no seu tempo de infância (pode ser uma história bíblica, uma pessoa de referência na sua caminhada de fé,...).

3) Num terceiro momento, as pessoas colocam os seus pés sobre o papel pardo, de tal forma que dê a impressão dos pés em movimento (ideia de passos). Entre os diferentes passos, interliga-los por meios de caminhos que darão a rota do jogo de dados.

4) Cada participante recebe um botão e o coloca no lugar de saída. Caso o número sorteado pelo dado caia sobre o pé direito, a pessoa relatará um pouco da sua história (nome, cidade, paróquia, a quanto tempo está no trabalho comunitário, como se sentiu chamada para o trabalho na igreja). Quando cair sobre o pé esquerdo, a pessoa relatará um pouco sobre a sua caminhada de fé ou um fato marcante da sua infância relacionado com a sua experiência religiosa.

5) O jogo termina quando todas as histórias tiverem sido contadas. Uma delas deverá ser escolhida para ser partilhada no grande grupo. Após o jogo, o pé direito será transformado em crachá.

6) Em plenária, já com os crachás, cada participante diz o seu nome, o seu Sínodo e a sua cidade. Ouvem-se as histórias escolhidas. Este momento é encerrado com a segunda estrofe do canto 333.
 


Autor(a): Maria Dirlane Witt
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Dinâmica
ID: 22455
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br