Por tua mão me guia, meu Salvador

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 174 - Por tua mão me guia, meu Salvador

Julie Katharina von Hausmann nasceu aos 7 de março de 1826 em Riga, Letônia. Ela tinha um jeito tão modesto que nunca teria editado suas poesias. Julgava seus versos fracos e imperfeitos.

Sua amiga Olga von Karp, porém, queria que se tornassem conhecidos num círculo maior. Por isso mandou correspondência ao Pastor Gustav Knak1 em Berlim, o qual havia editado em 1832 o hinário “Geistlicher Liederschatz” (Tesouro de hinos religiosos). Este ficou muito impressionado, quando em 1862 recebeu a remessa de hinos, vindos de Riga. Ele conseguiu o endereço de Julie Hausmann e combinou com ela, editar um livrinho de poesias com 100 hinos. Na carta dela dirigida ao P. Knak ela escreveu: - “Penso não ser necessário pedir-lhe que meu nome não seja mencionado”. Por isso o singelo livrinho recebeu o título despretensioso “Maiblumen. Lieder einer Stillen im Lande, dargereicht von G. Knak.” (Flores de Maio. Canções de uma pessoa pacífica da terra, oferecidas por G. Knak.). Rapidamente o estoque do livro estava esgotado. Outras edições seguiram. Também foram feitas novas impressões com outras poesias..

Uma das muitas canções logo conquistou os corações em toda a Alemanha: “So nimm denn meine Hände und führe mich” (EG Nr.369) = Por tua mão me guia, meu Salvador; HPD nº 174. Sem dúvida, o que contribuiu para a aceitação deste hino, foi a melodia popular e fácil de gravar, da autoria de Friedrich Silcher2. Essa melodia originalmente pertencia a um hino vespertino “Wie könnt ich ruhig schlafen” (Como poderia dormir tranqüilo). Mas foi aprovada também com o hino de confiança em Deus de Julie Hausmann. (Veja também HPD nº 221)

Confiança em Deus e entrega ao Bom Pastor Jesus eram características da sensível e reservada Julie Hausmann. Desde a infância ela sofreu de dores de cabeça e enxaqueca, as quais as vezes a deixaram inativas por muitos dias.

Julie era a penúltima de seis irmãs na família do professor ginasial Hausmann. Ela nascera 1826 em Riga (na Letônia) e passou a infância em Mitau3 (na Lituânia). Nas aulas de doutrina ela teve um pastor que transmitiu o evangelho bíblico puro com convicção. Julie ficou impressionada e resolveu seguir a Jesus com amor e dedicação. Na caminhada da fé em Jesus conseguiu vencer todas as crises. Por isso ela pode cantar: Entrego a minha vida a ti, Senhor. Tu és minha esperança, meu Redentor (2ª estrofe).

Ao hino “Por tua mão me guia” ela havia dado o título “Ich will Dir folgen, wo du hingehst!” (Quero seguir-Te por onde quer que andas). Isto ela praticou. Ela, que não teve nenhuma beleza física, viveu por 14 anos errante e sem pátria, ganhando seu pão como educadora e professora particular em várias localidades da Rússia e Lituânia. Quando ela contou com 30 anos de idade, faleceu a sua mãe. Mais tarde ela, junto com uma irmã, cuidou do pai durante 3 anos em Riga, até o falecimento dele.

Sendo pessoa de estranha modéstia e timidez ela não queria planejar ou organizar a estrada da sua vida. Ela preferia que ninguém notasse a presença dela. Em 1870 ela aceitou o convite de uma de suas irmãs e mudou para St. Petersburgo4, onde deu aulas de música e permaneceu até o ano de sua morte (1901). No balneário idílico de Wösso, a beira do Mar Báltico na Estônia, ela faleceu em 15 de agosto de 1901 com 75 anos de idade.

Notas:

1 Muitos cristãos da época conheciam Gustav Knak como pregador benquisto nas ocasiões de Festas de Missão. Quando era jovem pastor de 28 anos de idade, ele tirou do sono espiritual a comunidade em Wusterwitz, na Pomerânia Oriental.
2 Friedrich Silcher, professor primário na Suábia, e mais tarde Diretor de Música na Universidade de Tübingen.
3 Hoje: Polangen (na Lituânia)
4 Hoje: Leningrado (na Rússia)

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 174. Por tua mão me guia
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15445
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br