Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 2

01/01/1977

Com o presente livro apresentamos aos leitores o 2º. volume de 'Proclamar Libertação. O volume contém 34 auxílios homiléticos, que foram escritos por professores da Faculdade de Teologia e pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Trata-se de um livro que foi planejado para ser usado por pregadores do Evangelho.

Em relação ao 1º. volume, o 2º. volume sofreu algumas alterações.. Primeiro: O número de auxílios homiléticos incluídos neste volume foi consideravelmente aumentado. Não tentamos mais, no entanto, apresentar dois trabalhos de autores diferentes sobre cada texto, como o fizemos em parte no 1º. volume. Isto diminuiu a possibilidade de o leitor se informar mais amplamente sobre cada texto, mas possibilitou um aumento na quantidade de textos tratados. Segundo: Incluímos neste livro um estudo introdutório ao Evangelho de Mateus, estudo de autoria do Dr. Brakemeier. Queremos deste modo oferecer aos leitores a possibilidade de se aprofundar mais em Mateus, sua teologia e sua maneira de atualizar o Evangelho para o seu tempo. O estudo poderá ser lido em conexão com os auxílios homiléticos sobre textos de Mateus contidos neste volume. Aliás, são os textos de Mateus que sobressaem na Série V de Perícopes em uso este ano. Terceiro: Colocamos neste volume, além de auxílios homiléticos para ocasiões já previstas no ano passado, como Dia da Independência e Festa da Colheita, também um auxílio homilético para a Confirmação e outro para o Dia do Trabalho.

O presente livro abre com o estudo sobre Mateus. O auxílio homilético para a Confirmação vem em, seguida. A reflexão para o Dia de Ações de Graças (Festa da Colheita) encontra-se entre o Domingo da Trindade e o 1º. Domingo após Trindade. As meditações para o Dia do Trabalho e Dia da Independência estão no lugar que lhes corresponde no calendário.

Quanto aos textos bíblicos dos auxílios homiléticos deste volume – eles pertencem as Séries V e VI (Advento e Natal) da Ordem de Perícopes em vigor na IECLB. Os textos para a Confirmação, o Dia 7 de Setembro e o Dia 1º. de Maio foram sugeridos por nós ou escolhidos pelos colaboradores. O número reduzido de auxílios sobre textos do AT se deve a pequena quantidade com que textos do AT aparecem em geral nas Séries de Perícopes.

Formulamos neste prefácio um pedido. Para termos mais dados sobre o tipo de auxílio homilético desejado pelo leitor, colocamos entre os estudos finais deste livro um questionário. Pedimos aos leitores que leiam as perguntas ali formuladas e enviem o questionário preenchido em fins de 1977 para nós. As respostas e sugestões recebidas serão importantes para a elaboração dos auxílios homiléticos nos próximos anos.

Agradecemos finalmente aos colaboradores deste volume, em parte os mesmos do 1º. volume, em parte novos, e à Secretaria Geral da IECLB, que possibilitou, mediante um financiamento, a edição deste livro. Recebemos da direção da IECLB apoio e compreensão para esta publicação.

O título do 2º. volume continua o mesmo do 1º., e em diversas páginas do livro encontram-se reflexões sobre o que vem a ser hoje: Proclamar' Libertação.

São Leopoldo, dezembro de 1976

Baldur van Kaick


Autor(a): Baldur van Kaick
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1977 / Volume: 2
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6928
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br