Quaresma

02/03/2019

QUARESMA, o que é?

Na próxima quarta, dia 06/03/19 é quarta feira de cinzas. Com a quarta feira de cinzas inicia um tempo muito especial para a comunidade cristã: o tempo da Quaresma, que se estende até o Domingo da Paixão ou Domingo de Ramos. São quarenta dias = sete semanas.
Quaresma caracteriza-se por um tempo para valorizar as memórias dos textos bíblicos, tão essenciais para a espiritualidade cristã. Recordamos os quarenta anos que o povo de Deus vagou pelo deserto até chegar à terra prometida; os quarenta dias que Jesus ficou no deserto (onde foi tentado pelo Diabo) antes de começar a andar pelas vilas e cidades anunciando a boa-nova do reino de Deus.
É tempo de ouvir a palavra de Deus com devoção e compromisso e recordar o sofrimento e a morte de Jesus Cristo por todos nós. Quaresma é uma oportunidade para fazermos uma avaliação:
Das opções de vida;
• Das tentações que nos cercam;
• Das atitudes em relação às outras pessoas;
• Dos valores que adotamos na vida.
No silêncio e na profunda reflexão, podemos identificar nossas falhas, infidelidades, omissões e tropeços na vida. Na oração de Cristo por seus discípulos encontramos alimento para a fé no tempo de Quaresma: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” João 17.15.
Sugestões para o “jejum moderno”: vou deixar o carro na garagem e andar mais a pé; escrever cartas para meus amigos e amigas; caminhar no fim da tarde para me exercitar e pensar na vida; prestar mais atenção quando as pessoas falarem comigo; evitar bebidas alcoólicas (e entorpecentes em geral), etc.
Aproveite a oportunidade que o dia 01/03/2019, o Dia Mundial de Oração (DMO) nos dá: Ore! Que Deus te conduza nesse tempo de Quaresma, tempo oportuno para jejum (de alimentos, pensamentos, hábitos...), oração e reflexão!

Pa. Ettiene Cibele Mittanck
Paróquia de Erechim – Sínodo Uruguai

Bibliografia: TORNQUIST, Brunide Arendt; SILVA, João Artur Müller. É tempo de Quaresma. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br