Quaresma

Meditação

03/03/2003

Quaresma

“... Então o Eterno passou por ali e mandou um vento muito forte que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o Eterno não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o Eterno não estava no terremoto. Depois do terremoto veio um fogo, mas o Eterno não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz calma e suave. Quando Elias ouviu a voz, cobriu o rosto com a capa.” - (1 Reis 19,11b-12) 

É muito conhecido o texto do qual foi retirado o trecho acima. O Profeta Elias, após ter passado por muito sofrimento e medo, está dormindo a sombra de uma árvore, quando o Anjo do Senhor o acorda e lhe dá um pão assado e uma jarra de água. Ele dorme de novo e come mais uma vez, obedecendo à ordem do Anjo do Senhor. Tendo caminhado quarenta dias e noites até o monte Sinai, ali tem a revelação do Senhor acima descrita.

O período da Quaresma (quarenta dias antes da Páscoa) este ano se estende do segundo domingo de março (Primeiro Domingo da quaresma) até a Semana Santa, na terceira semana de abril). No período da Quaresma nos preparamos para a Páscoa que, para nós cristãos, é a maior festa do ano eclesiástico.

Existem muitas tradições referentes à Quaresma. Existem aqueles que proíbem qualquer atividade lúdica ou festa. Outros não comem carne ou se dedicam ao jejum, à oração e à meditação. Seja qual for a maneira escolhida por cada um de nós, é bom, sim, se preparar para a Páscoa.

Caso contrário pode acontecer que nós nem percebamos a voz “calma e suave” com a qual o Senhor se revela também a nós, num “cicio tranqüilo e suave”, como diz a Bíblia. Pois conhecemos muito bem os ventos fortes, os terremotos e os fogos, porém as vozes calmas e suaves tendem muitas vezes a passar despercebidas.

É neste texto sobre Elias que, pela primeira vez, aparece esta dimensão suave e carinhosa do Senhor. Os grandes eventos podem até ser sinais dele; ele porém não está no barulho. Nada de grandiosidade se fala aqui, nada de ser todo-poderoso.

O poder do Senhor se aperfeiçoa na fraqueza, conforme 2 Coríntios 12,9. Na manjedoura Deus se tornou criança e isso culmina no ponto da morte na Cruz e Ressurreição. Deus é Espírito e amor.

Isto é muito diferente da nossa maneira de conceber a vida. Pisando-nos e empurrando-nos uns aos outros na luta pela sobrevivência que a vida nos impõe. Chega às vezes ao ponto de até a humildade ser uma humildade aparente, que serve unicamente para chamar a atenção e assim impor ainda mais os seus interesses.

Elias obedeceu à voz calma e tranqüila lá no Monte Sinai e recebeu novas forças. Jesus, que morreu na cruz e se sentiu abandonado pelo Pai, ressucitou dos mortos. Quando nos achamos no fim, aí é que Deus vem ao nosso encontro. Não em eventos grandiosos e barulhentos, pode ser muito mais em um gesto delicado, um olhar de sincero interesse e carinho. Para perceber isso, porém, precisamos de silêncio. Precisamos do silêncio da Quaresma para depois podermos festejar a imensa alegria da Páscoa!
Feliz Páscoa!

Pastora Bärbel Vogel


Autor(a): Barbara M. Vogel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Reis I / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20988
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br