Que a luz de Cristo Brilhe | João 1.6-8, 19-28

3º Domingo de Advento - ANO B

15/12/2023

 

Amados irmãos, amadas irmãs,

estamos outra vez celebrando o Culto das Velas. O tempo passa rápido. E em uma semana, estaremos celebrando mais uma vez o Natal que, juntamente com a Páscoa, é a mais importante festa cristã.

Como você está chegando a esse natal? Está tudo bem? Está tudo bem com sua família e relacionamentos? Está tudo bem em sua profissão? Está tudo bem nos seus estudos? Como você está? Como estás chegando ao Natal?

No culto de hoje, propomos que sejamos novamente preenchidos pelo amor de Deus que dá sentido às nossas vidas e que não deixemos a luz de Cristo se apagar em nossas vidas, mas que a luz de Cristo brilhe ainda mais intensamente nesse natal.

Somos convidados/as a passar pelo natal com Esperança. Gosto muito dessa letra de uma música de Manfred Siebald que diz essas palavras a qual convido a lermos juntos:

A chama que treme sentindo seu fim

e que a fome de luz consumiu;

e quase se perde na escuridão:

não duvide, não se apague,

sempre existe uma esperança,

pois ela aos olhos de Deus tem valor.

 

Onde mais há escuridão em nossas vidas, é exatamente ali que a luz de Cristo quer brilhar mais intensamente; onde as trevas mais tomam lugar com ações que não expressam cuidado, amor e compaixão, é ali que a luz de Cristo deve expulsar as trevas; onde parece não haver saída, a luz de Cristo irrompe no mundo como sinal vivo de esperança.

Como está a tua vida? Como está o teu Dezembro? Muita correria? Muitas preparações? Como está tua família e teus relacionamentos? Há algo que está quebrado? Ainda há esperança de consertar? Ainda há esperança de pedir perdão e/ou perdoar?

Nossa dinâmica será diferente hoje. Nossa intenção é que saiamos daqui mais leves, preparados e iluminados para passar pelo natal. E por isso, hoje toda a comunidade reunida participará ativamente da mensagem.

Aqui na frente temos vários “copos americanos” e pavios de velas. Neste momento, com auxílio da Juventude Evangélica, peço que distribuamos os copos e os pavios para cada pessoa. Enquanto isso, ouçamos uma música instrumental. Aproveite esse tempo para respirar fundo e olhar para dentro de si!

 

Nós mesmos vamos criar as nossas velas[1]. E que cada etapa seja usada por Deus para nos inspirar por caminhos de paz, perdão e solidariedade. E olha só: a estrutura da mensagem é uma maravilhosa oração de Martinho Lutero.

1                O COPO VAZIO

 

A oração de Lutero diz:

“Vê, Senhor,

sou um vaso vazio

que carece muito

de ser preenchido”.

 

Você já sentiu um vazio? Já sentiu como se nada fizesse sentido? Já tentou preencher esse vazio? Já sentiu que, por mais que tentasse, nada foi capaz de preencher esse vazio plenamente?

Agostinho de Hipona disse: Senhor, “fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti”[2] Nós fomos criados para Deus e o nosso coração estará inquieto enquanto não repousar em Deus. Podemos procurar preencher tal necessidade com tantos prazeres ou na satisfação de tantos desejos quanto quisermos. Porém, enquanto não repousarmos em Deus, estaremos inquietos e sem paz. A Deus, só nos resta pedir: “Que és para mim? Tem misericórdia, para que eu fale”[3].

Jesus veio ao mundo. Leiamos juntos: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). Deus enviou Jesus para preencher o vazio deste mundo. E, por incrível que pareça, o finito foi capaz do infinito.

 

2                FÉ E AMOR

 

A oração de Lutero diz:

“Meu Senhor,

enche o vaso.

Sou fraco na fé,

fortalece-me;

sou frio no amor,

aquece-me

para que o meu amor transborde

e alcance o meu próximo.”

 

Deus quer nos preencher. A fé é a confiança que temos em Deus. O amor é o resultado da fé, pois a fé sem obras (amor, caridade) é morta! Deus preenche as nossas vidas quando descobrimos que não estamos sozinhos, mas que podemos servir a Deus por meio do próximo – e que encontramos a Deus no próximo. Vamos ler juntos: “O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. (Mateus 25.40).

Vamos preencher a nossa vida? Coloque o pavio no centro e coloque uma pequena camada de parafina ao fundo. Ao fazer isso, reflita interiormente sobre a luz da alegria que resplandece sempre que ajudamos alguém que precisa com palavras e ações.

 

3                DÚVIDAS

 

A oração de Lutero diz:

“Não tenho uma fé robusta e forte,

acontece que sou acometido de dúvidas,

não podendo confiar em ti inteiramente.

Ó Senhor, ajuda-me,

faze crescer minha fé e confiança”.

 

Sim. Somos seres humanos. E, como seres humanos, muitas vezes somos fracos na fé. Mas sabe qual é a boa notícia? Deus não nos rejeita por causa disso. Tomé, por exemplo, foi um homem que teve muitas dúvidas. A boa lição que aprendemos com Tomé é que ele sempre perguntava para a pessoa certa: diretamente a Jesus. E Tomé não foi rejeitado por Jesus por causa de suas dúvidas, mas continuou sendo amado pelo Mestre.

A próxima camada são suas dúvidas, suas ansiedades, seus medos. Sim. Isso também faz parte do “conteúdo” da nossa vida. Pode ser difícil, mas, a cura só vem quando assumimos que precisamos de ajuda. Ao colocar a próxima camada de parafina, deixe diante de Deus seus medos, suas ansiedades, suas preocupações e aquilo que está “pesando em tuas costas” neste fim de ano. Tenha certeza, você não está sozinho/a. Jesus é Emanuel, Deus conosco – Deus contigo! Mantenha o pavio no centro. É Jesus no centro.

 

4                ABUNDÂNCIA

 

A oração de Lutero diz:

“Eu sou pobre;

tu és rico e vieste

para receber em misericórdia

os pobres.

Eu sou pecador,

tu és justo.

Comigo está a doença do pecado,

em ti está a plenitude da justiça”.

Já estamos mais preenchidos que no início. Conforme vamos caminhando em nossa vida passo a passo com o Senhor Jesus, vamos sendo preenchidos pelo seu amor. Em nosso vazio e pobreza, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para nos preencher com a riqueza da sua graça e do seu amor. E Jesus não nos preenche apenas em parte, mas plenamente! Portanto, complete agora o seu copo com parafina até a borda, representando, assim, a presença abundante de Jesus em sua vida, em sua família e em todos os seus relacionamentos.

 

5                DOAÇÃO

 

A oração de Lutero diz:

“Por isso quero ficar contigo,

a ti nada preciso dar,

de ti posso apenas receber”.

 

Respire fundo – com alegria. Cristo está no centro das nossas vidas. Ele nos oferece recomeço. Nada oferecemos a Deus; de Deus, apenas recebemos. E ao recebermos da sua graça, somos preenchidos/as pelo seu maravilhoso amor.

Nessa dinâmica, exercitamos a doação. Um compartilhou a parafina com o outro; uma compartilhou a parafina com a outra.

 

Talvez, nesse fim de ano, você esteja se sentindo com o tanque vazio, como se não houvesse combustível suficiente para concluir essa etapa tão especial com alegria. Hoje, que Deus outra vez te preencha com seu amor. Ele é o Deus da empatia; ele é o Deus da graça; ele é o Deus que em Jesus Cristo mostrou a nós uma face humana.

Ele doou a nós sua luz. Neste momento, a partir da doação da luz do altar, doemos uns aos outros a luz das velas até que todas estejam acesas – até que todas as vidas estejam iluminadas pela luz do amor de Deus. E então, cantamos juntos “Que a luz de Cristo Brilhe” (LCI 285). Amém.

 

Liturgia Completa: Clique Aqui!



[1] Ideia original do Centro de Beatitude da Faculdades EST em São Leopoldo/RS. O conteúdo da pregação, porém, é totalmente original.

[2] AGOSTINHO, Aurélio. Confissões. Coleção Patrística. Vol. 10. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2018. p. 20.

[3] AGOSTINHO, 2018. p. 21.


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 28
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 71979
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br