Quem nunca...

Culto on-line de Romanos 8 com bênção aos avôs e às avós

25/07/2020


Neste tempo tão conturbado, onde encontrar segurança? A quem acudir? Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. Que as palavras de Simão Pedro também sejam as nossas.
Hoje neste culto incluímos a bênção aos avôs no seu dia. Lembramos que estamos unidos em nome de Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.

Oração
Senhor e Deus, nos achegamos a ti. Confessamos que queremos ser mais, ter sempre mais. Procuramos por tesouros que nos deem segurança e prestígio. Nessa ânsia perdemos de vista o discipulado de Cristo e o que Jesus tem feito por nós.
Ajuda-nos, Deus, a redirecionar nossos rumos motivados pelo teu plano de salvação inaugurado por Jesus Cristo. Rogamos por tua presença, para que vivamos em confiança para contigo. Que tu sejas o ponto de partida e o alvo da procura por esperança, felicidade e da vida em abundância, tesouros que o evangelho nos proporciona. Amém.

Pregação baseada na Carta aos Romanos 8.26-39:
Quem nunca se sentiu mal com tantas incertezas, com tanto problema que vem sobre a gente? Como poder dormir se não sabemos como será amanhã? Como relaxar? Como fazer de conta que tudo estará bem?
Quantas noites, revirando-se na cama porque não consegue deixar os problemas de lado! A mente não quer desligar, o cérebro parece querer solucionar o impossível, as contas que têm que ser pagas, a vida que está ficando cada vez mais dura. Os fardos são pesados demais e ainda que queira não consegue coloca-los de lado. Um turbilhão passa pela cabeça. Orar disseram que ajuda. Mas, o quê orar? Como expressar em palavras os sentimentos que temos por dentro. O que queremos é que tudo volte ao normal, que o ruim possa ir embora.
Mesmo orando, só sai uma mistura esquisita de sentimentos, tristeza, raiva, pena, dó. Não dá para juntar frase com frase. É como se a torneira foi aberta e não tem mais como fechar. Parece que tudo ficou pior do que antes. O coração fica inquieto, e o tempo parece que não passa. Mesmo assim, as coisas parecem diferentes. Diferentes, não porque tudo está solucionado, mas porque temos uma sensação de que não estamos sozinhos, não estamos sozinhas em meio àquilo que nos afoga.
Com certeza, gostaríamos que tudo se resolvesse. Fica tão complicado até de orar o Pai-Nosso naquela parte que diz “seja feita a tua vontade”. Nós queremos que a nossa vontade seja feita, preferimos que Deus faça o que achamos que deve fazer por nós. Estas podem ser as coisas que nos mantêm acordados durante a noite.
Mesmo assim, Deus nos acompanha, o Espírito Santo nos ajuda a expressar-nos, ainda que seja por lamentos e queixas. O Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Especialmente durante aqueles momentos em que tudo está dando errado e é difícil para nós louvar a Deus. Aquelas épocas em que não sabemos o que devemos pedir, não sabemos que palavras usar e não somos capazes de colocar em palavras nossos desejos e sentimentos mais íntimos.
O Apóstolo Paulo escreveu: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” v. 28. Sim, Deus age, mesmo nos momentos em que nos sentimos abandonados. Isto não significa que tudo o que nos acontece seja bom. As coisas acontecem em nossas vidas por causa dos pecados que fizemos ou por causa do mal que os outros nos fazem. Às vezes as coisas parecem acontecer de forma aleatória. Há momentos em nossas vidas em que as coisas não fazem sentido para que Deus permita que isso aconteça. Mesmo assim, podemos afirmar que não há nada que possa se interpor entre Deus e seu amor por nós.
Se quisermos ter certeza do amor do Pai quando o pior acontece em nossa vida, precisamos parar e olhar para a cruz de Cristo. Lá vemos o amor de Deus em meio ao mal e ao sofrimento.
Como Paulo escreveu: “Que diremos, então, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” v. 31. Isso é um verdadeiro conforto. Estamos certos de que não importa quão ruins as coisas possam parecer, temos um Deus que nos ama. Seu Espírito testifica que somos seus filhos muito amados, suas filhas muito amadas. Que este seja sempre nosso conforto e nossa esperança. Amém
 

Bênção aos avôs e às avós
Que Deus abençoe avôs e avós cada dia mais, dando lhes saúde e forças. Que apesar do peso dos anos, possam sentir a alegria de partilhar experiências e sabedoria.
Que netos e netas tenham a bênção de receber doces escondidos, carinhos gostosos e escutar estórias sem fim.
Que assim lhes abençoe Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.

Culto com a participação de Eder Targino (piano/órgão), Lélia Brazil (flauta), Gustavo Goltz (voz) e P. José Kowalska
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 39
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 57997
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br