RESILIÊNCIA

27/04/2021

resiliencia 2
resiliencia 1
1 | 1
Ampliar

Um tema que tem sido cada vez mais estudado na psicologia nos últimos anos e refletido nas diferentes áreas da relação humana, é a resiliência. O termo vem da física, é usado por psicólogos como a capacidade que o indivíduo tem de lidar de forma positiva com situações adversas.

Imagine a seguinte cena: Inicia-se um vendaval na cidade, as telhas das casas começam a voar, placas e outdoors são derrubados, e uma árvore no centro de uma praça começa a balançar. A árvore balança para um lado e para o outro, mas permanece em pé. Quando o vendaval se vai, há muito estrago pelas ruas, mas no centro da praça há uma árvore em pé, contradizendo o restante da paisagem.

Imagine outra cena: Uma criança nasce e cresce em uma favela, com mais 10 irmãos. Os pais são usuários de drogas, a vizinhança violenta e ela já presenciou situações que muitos adultos sequer conseguem imaginar. Anos depois, ele está em sua formatura, sendo graduado como engenheiro, ou médico, ou professor, enfim, algo muito diferente do que as pessoas esperavam.

Tanto a árvore quanto a criança são exemplos de resiliência. As adversidades não foram capazes de derrubá-las! Pergunto, então: como podemos ser cristãos resilientes?

Conhecemos grandes exemplos de pessoas resilientes através da Bíblia, como José, Jó, Ester, Daniel, e o próprio Cristo. Qual o segredo que essas pessoas tiveram frente às adversidades?

Talvez o maior segredo tenha sido acreditar e confiar! Acreditar e confiar que a adversidade irá passar, acreditar e confiar que é possível crescer com a adversidade, acreditar e confiar que, mesmo que suas forças estejam acabando, existe um Deus maior do que tudo isso e pronto a ajudar, especialmente a quem acredita, busca e confia.

Como cristãos, precisamos adquirir a capacidade de resiliência! E a única forma de adquirirmos essa capacidade é acreditar, buscar e confiar em Deus, sabendo que vivemos nesse mundo onde somos provados e atribulados, principalmente quando seguimos, verdadeiramente a Jesus Cristo. Uma vida tranquila, sem problemas, sem comprometimento com o evangelho, dificilmente criará a capacidade de resiliência.

As provas de nossa vida terão o poder de nos fortalecer, se nós acreditarmos nisso! Você acredita e confia nisso?

O Apóstolo Paulo nos anima com suas palavras, ao dizer: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8:37-39)
 


Autor(a): Diácono Dirceu Vanderlei Scheer Quinot
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62241
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br