Romanos 4.13-25 - 2º Domingo após Pentecostes - 11/06/2023

15/03/2023

11/06/2023 – 2º Domingo após Pentecostes
Pregação: Romanos 4.13-25; Leituras: Oséias 5.15-6.6; Salmo 50.7-15; Mateus 9.9-13,18-26
Miss. Carla Rosana Schwingel da Silva – Paróquia Canarana - MT

LITURGIA DE ABERTURA


ACOLHIDA
Sejamos todos bem vindos para este momento de culto ao nosso Deus. Como é bom reunirmos mais uma vez na casa de Deus para um tempo de comunhão. Que neste tempo possamos nos aquietar diante de Deus e ouvir a sua voz através da sua palavra que aqui será anunciada. Ao aproximar-nos de Deus possamos sentir o seu toque e na sua presença em nosso meio. Que o nosso bondoso Deus nos surpreenda neste tempo de celebração. Saúdo-os com a palavra bíblica de 1 Timóteo 1.15: “Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.”

Acolhida aos visitantes:
De maneira especial saudamos e acolhemos todos os nossos visitantes e desejamos que os mesmos se sintam bem em nossa comunidade em nosso tempo de Culto a Deus.


CANTO DE ENTRADA
Nº 26– LCI– Reunidos aqui

SAUDAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 79 – LCI – Louvo, eu te louvo, ó Deus

CONFISSÃO DE PECADOS

No Antigo testamento em Oséias nos fala que o povo de Israel pensavam que a ira de Deus iria durar apenas alguns dias, mas como não houve mudança de vida diante do seu arrependimento o povo foi levado ao exílio. O povo estava interessado apenas nos benefícios materiais que Deus poderia lhes dar e não nos benefícios eternos que o arrependimento e a obediência poderia proporcionar. A prova do amor de Deus para conosco é esta: sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Porque confiamos em Deus, acheguemo-nos a ele para confessarmos os nosso pecados e receber a sua graça. (Rm 5.8; Hb 4.16) Em fé e com sinceridade confessemos os nossos pecados a Deus.
Amado Deus,
Nos colocamos diante de Ti para reconhecer que somos pecadores e não conseguimos nos libertar da culpa por nossas próprias forças. Necessitamos da tua misericórdia pois pecamos em pensamentos, palavras e ações, e muitas vezes também nos omitimos. Também reconhecemos que não seguimos os teus ensinamentos, somos desobedientes e interesseiros, não amamos o nosso próximo como nos instruí a tua palavra, “ame o seu próximo com a si mesmo”. Somos egoístas, individualistas e achamos que somos capazes de conduzir a nossa vida sem tua ajuda e direção. Por isso clamamos pela tua misericórdia e perdão. Perdoa-nos Senhor, e concede-nos a oportunidade para recomeçar buscando fazer a tua vontade e te seguindo em obediência. Em nome de Cristo Jesus, nosso Salvador. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Antes de tudo e de todos está o amor de Deus, como nos diz palavra de 1 João 4.19: “Nós amamos porque Deus nos amor primeiro.” Somente Deus pode nos perdoar de todos as nossas faltas porque o seu amor por nós é grande pelo fato de Cristo ter entregado a sua vida em favor de nós. Por isso, àqueles que com humildade confessaram os seus pecados, anuncio o perdão dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, voltamo-nos para as dores do mundo do qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Fazemos isso cantando:

HINO
N° 56 – LCI – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel e justo, Ele escuta o clamor do seu povo. Por esta certeza nós o louvamos cantando:
N° 183- Glorificado seja teu nome

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus. Agradecemos por este momento especial em tua casa. Como é bom estarmos reunidos aqui para ouvir de tua palavra e desfrutar deste tempo de comunhão contigo e uns com os outros. Também agradecemos pelo privilégio que temos de fazer parte desta comunidade de fé. Que a tua palavra possa chegar até nós e que o teu Espírito Santo possa tocar o nosso coração e nos ajudar a compreender os teus caminhos e a praticar aquilo que tua palavra nos ensina. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Oséias 5.15 – 6.
2ª Leitura Bíblica: Salmo 50.7-15
3ª Leitura Bíblica: Mateus 9.9-13, 18-26

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 151 – LCI – Tua palavra é Lâmpada

PREGAÇÃO: Romanos4.13-25

Que a graça e o amor de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo seja com todos nós. Amém.
Prezada Comunidade

Uma das coisas mais difíceis na vida é aprender a esperar. Geralmente queremos soluções instantâneas diante das dificuldades e momentos cruciais em nossa vida como: o resultado de uma biópsia, a solução de um problema familiar, mudança de vida de um filho, a resposta de uma oração... Como esperar sem reclamar? Quando este processo de espera se prolonga somos tomados de ansiedade e que acabam sendo uma prova de fé.
O P. Lindolfo Weingärtner escreve em seu livro parábolas da vida o seguinte: “Crer é como entrar na água do mar: entrar só um pouquinho não faz muita diferença. A água só torna o corpo leve quando entramos para valer, quando nadamos com todo o corpo imerso. A nossa grande tentação é crer fazendo de conta, crer de mentirinha. É tentar fazer o caminho da fé como quem testa a temperatura da água, mas só entrando nela para molhar os dedos dos pés. Não admira que assim não experimentemos a força e a alegria de uma vida de comunhão com Deus.”
A epístola aos Romanos nos relembra da história de Abraão e Sara. De antemão sabemos que a promessa de que teriam um filho de sangue se cumpriu. Mas, eles tiveram que esperar anos para que a promessa se concretizasse.
Abraão, esperando contra a esperança, creu” (Rm 4.18). A idade avançada do casal, aliada à esterilidade de Sara, não era com certeza um bom indício de que dali viria uma família. Mas Abraão não se firmou naquilo que as pesquisas sobre natalidade informavam: firmou-se na promessa de Deus. Ele creu que a promessa de Deus era verdadeira e que ele iria cumpri-la.
A experiência da vida ensina-nos quão pequenos somos, quantas situações adversas se apresentam para nós. Nossa força é pequena diante das dificuldades que se levantam contra nós. Em nossos dias temos muitas preocupações e enfrentamos dificuldades sem contar as exigências da nossa vida pessoal, familiar e comunitária! Em muitos momentos sentimos medo. Nessas horas, pensamos em Deus e sobre a nossa fé: Será que ele não nos responde? Até quando vou conseguir crer?
Talvez conhecemos pessoas ou mesmo nós afirmamos: “não vale a pena crer, pois nada muda”. Talvez esse pensamento seja ainda fortalecido quando a fé é hoje apresentada como um “show”. Isto é, ela tem de fazer as coisas acontecerem. E se nada acontece, é porque essa fé não está firme o suficiente, ou ainda sua fé é fraca. Além do mais, quem crê não vai enfrentar lutas; é logo vitorioso.
Diariamente percorremos o caminho da fé, a luta da fé: quero crer, mas me parece tão difícil crer.
Trago uma história como exemplo para a nossa reflexão:
Um menino subiu em um muro e não conseguia mais descer. Cai a noite e ele grita por socorro. O pai o escuta e se achega ao muro: “Salta filho, que eu te seguro!” O filho: “Pai, eu não te enxergo direito!” O pai: “Salta meu filho, eu estou te enxergando”. O menino cria coragem e salta porque confiou nas palavras do pai e acreditou que ele iria segura-lo. Fé é isso é crer que somos sustentados por Deus quando nele depositamos a nossa vida.
Em Cristo nós criamos tal confiança irrestrita em Deus. Jesus morreu na cruz e disse: “Pai entrego o meu espírito”. A dizer isso entregou o espírito de todos que nele confiam ao Pai. Cristo ter morrido na cruz por nós tem este significado. Ele saltou nos braços do Pai para que nós também façamos o mesmo.
A fé está ali cheia de vida e força quando parece que ela nada pode. Não é isso que acontece em outros momentos nas Escrituras?
Quando Jesus indo ajudar a mulher que havia perdido sua filha no caminho é tocada por uma mulher que a doze anos estava com uma hemorragia, acreditou que: “Se eu tocar na capa dele, ficarei curada” (Mateus 9.21). Jesus percebe que dele saiu poder ao que diz a mulher: “Coragem minha filha! Você sarou porque teve fé.” (Mateus 9.22) Em seguida Jesus chega à casa da menina e disse que ela apenas dorme. As pessoas caçoaram de Jesus mas ele apenas pega pela mão da menina e ela se levanta. Outro exemplo que temos é de Jó. Em toda a sua aflição, ele confessou a sua fé: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 18.25).
Aqui aprendemos com Abraão a acolher a palavra de Deus com fé no coração. Apesar de toda uma situação desfavorável, ele confiou que Deus é fiel em cumprir a sua promessa. Assim também a nossa fé deve ser firmada na palavra de Deus. Nós podemos ser instáveis, mas a palavra de Deus não é. Se confiamos nas promessa de Deus, podemos ter certeza que no tempo de Deus elas se cumpriram. Pois são promessas e não desejos meus. Podemos lembrar que a Escritura está repleta das boas promessas de Deus, e elas não estão ali para que tenhamos uma informação a respeito de Deus, mas sim para que creiamos e sejamos fortalecidos nessa mesma fé.
Importante lembrar que a fé não nos leva a viver num “mundo fechado e isolado”. É justamente no mundo que a fé deve ser vivida e testemunhada. É diante das dificuldades e dos sinais de morte no mundo que a fé se revela como sinal de vida. É assim porque é tão somente pela fé que temos relação certa com o Deus que enviou seu Filho, que morreu e ressuscitou para nossa salvação. Nessa fé, somos filhos e filhas de Deus. Somos testemunhas da ressurreição. Aqui é possível apresentar situações concretas em que o nosso testemunho de fé se faz necessário. E não é o caso de pensar que esse testemunho é pequeno, pois o que conta é a promessa de Deus que conosco está.
Ainda que dificuldades da vida persistam, na fé o nome de Deus é glorificado. É glorificado, pois ele está presente, está ao lado. Assim como caminhou com Abraão, caminha com cada um que nele confia. Isso nós não conseguimos sozinhos. Só é possível quando cremos em Deus, que atua no poder do Espírito Santo. É assim que experimentamos que as promessas de Deus são para o nosso benefício.
As promessas que Deus fez a Abraão são renovadas e consumadas no povo de Cristo. O Deus que andou com Abraão anda conosco. O Deus que sustentou Abraão nos sustenta hoje. Que possamos seguir na certeza que a nossa fé não é em vão, que o Deus que cremos é conosco e cumpre as suas promessas.
Medite sobre isso e que Deus nos abençoe. Amém

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta a palavra que ouvimos confessemos a nossa fé neste Deus que age e se faz Deus presente como Pai, Filho e Espírito Santo.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 630 – LCI – Creia sempre, sem cessar.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado Deus
Obrigada Deus por este momento que aqui nos encontramos para um momento de culto a ti mas também para ouvir de tua palavra. A tua Palavra anunciada vem para nos fortalecer e animar na fé em ti.
Assim com Abraão creu em tuas promessas que nós também possamos crer e confiar em ti Senhor nos momentos de adversidade em nossa vida.
Que possamos reconhecer o teu agir. Que o nosso coração seja grato por tudo o tens feito. Que possamos olhar para nossa vida e perceber a tua mão sobre tudo que se passa conosco. Que os teus feitos encham o nosso coração de alegria. Tu és o nosso Deus todo poderoso capaz de fazer infinitamente mais.
Nem sempre somos gratos, nem sempre reconhecemos que a bênçãos que recebemos são obras das tuas mãos. Por isso ajude-nos a sermos sensíveis ao teu agir.
Agradecemos porque podemos confiar as nossas vidas aos teus cuidados e assim crer que és Deus para fazer infinitamente mais. Nesta certeza colocamos diante de ti nossos queridos irmãos em cristo, amigos, familiares e demais que se encontram enfermos, cansados, aflito e enlutados. Pedimos teu auxilio nos momentos de dificuldade e fragilidade em que se encontram. Visite a cada um, cure, restaure, fortaleça e ampare segunda a tua vontade.
Abençoe e sustente a cada um de nós, como pessoas, famílias e comunidade. Que possamos sempre olhar em tua direção certos do teu cuidado e que vale sim a pena crer em ti. Segue conosco e nos guie em teus caminhos.
E tudo mais que está em nosso coração, nossos pedidos e agradecemos, colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO

O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém

ENVIO
Ide em paz e sirvamos ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL

N° 285 – LCI – Que a luz de Cristo brilhe
 


Autor(a): Missionária Carla Rosana Schwingel da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69888
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br