Romanos 9.1-5 - 10º Domingo após Pentecostes - 06/08/2023

20/06/2023

06/08/2023 – 10º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

Prédica: Romanos 9.1-5/Leituras Bíblicas: Isaías 55.1-5/ Mateus 14.13-21
D. Cleomar Raach – Paróquia Evangélica do Araguáia – GO – Sínodo Mato Grosso
ACOLHIDA:
Sejam bem vindos e bem vindas! Que bom que vocês vieram ter comunhão na casa do Senhor.
Quero saudar com as palavras que são lema desta semana conforme João 14.23 – “Jesus diz:
Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e
faremos nele morada”.
HINO DE ENTRADA: 15 LCI
LITURGIA DE ABERTURA:
Saudação: Estamos reunidos em Culto, em nome e na presença do Trino Deus: O Pai, o Filho e
o Espírito Santo. Amém
HINO DE INVOCAÇÃO: 3 LCI
CONFISSÃO DE PECADOS: (Momento de silêncio, onde você faz sua confissão pessoal)
Graças te rendemos amado Deus, nosso criador. O Senhor nos convida a amar, agradecer, ter
comunhão. Mas, queremos confessar que em muitos momentos recusamos o teu chamado e
nos afastamos da tua Igreja. Assim, queremos humildemente colocar diante de ti as nossas
falhas e transgressões. Nos curvamos diante o teu poder e clamamos tenha misericórdia e nos
conceda a graça do teu perdão. Amém.
KYRIE: 56 LCI
Suplicamos irmão e irmãs pelo mundo que se afasta de Deus, e vive no pecado; (após cada
prece a comunidade responde cantando):
Envia o teu Espírito Senhor e renova a face da terra (2x).
Envia o espírito da paz para um mundo que vive em trevas. Clamamos pelas pessoas inocentes
que estão morrendo pela ganância de líderes que se acham donos do poder.
Envia teu Espírito Senhor e renova a face da terra(2x).
Clamamos pelo fim dos conflitos entre povos, pelo fim da violência, por vida digna e justa para
as pessoas mais carentes e necessitadas.
Envia teu Espírito Senhor e renova a face da terra (2x).
Por todas as pessoas que dão mais importância aos bens materiais do que aos bens espirituais.
Envia teu Espírito Senhor...(2x).
Pelas pessoas que sofrem discriminação, preconceito e buscam viver de acordo com os teus
ensinamentos, tem compaixão Senhor.
Envia teu espírito Senhor...(2x)
ANÚNCIO DA GRAÇA E PERDÃO:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos
purificar de toda a injustiça. Quem de coração sincero confessou o seu pecado e busca
caminhar em novidade de vida, lhes anuncio o perdão de todos os teus pecados. Em nome do
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
GLÓRIA IN EXCELSIS:
Por tanto podemos chegar a Deus com os corações aliviados e fortalecidos e com alegria
cantar Glória a Deus.
HINO: 70 LCI
ORAÇÃO DO DIA:
Toda nossa gratidão, Deus nosso Pai, pela tua compaixão e misericórdia, pela tua palavra, teu
amor e perdão. Que possamos sentir a tua presença entre nós neste culto e em toda nossa
vida. Assim, venha por meio do teu poder nos transformar em teus servos e servas. Por Jesus
Cristo nosso Senhor que vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.
HINO: 609 LCI
LITURGIA DA PALAVRA:
LEITURAS BÍBLICAS:
1ª Leitura Bíblica: Isaías 55.1-5, a palavra de Deus, é lâmpada para os nossos pés e luz para o
nosso caminhar.
2ª Leitura Bíblica: Mateus 14.13-21, o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo proporciona
vida a todos e todas que crêem na sua mensagem. (Aclamar de pé, cantando ALELUIA).
HINO: 579 LCI
Leitura do texto para Prédica: Romanos 9.1-5
PREGAÇÃO:
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito
Santo sejam com todos e todas vocês.
Querida Comunidade!
O texto de Romanos nos fala da nossa descendência, nossa identidade, de onde viemos e para
quem devemos ir. Podemos nos perguntar ou fazer uma pesquisa neste sentido, com certeza
vamos fazer muitas descobertas que vão nos surpreender. O Apóstolo já no primeiro versículo
deixa bem claro. Ele pede que o Espírito Santo de Deus controle nossas vontades e vidas.
Assim, como Ele também agiu, experimentou a conversão com fé é coragem, sendo fiel e
verdadeiro.
Como é difícil quando não sentimos dos nossos familiares, amigos e comunidade o mesmo
compromisso que temos diante de Deus. Mas, isso não pode ser “desculpa” para nos
desviarmos do caminho.
Podemos e devemos nos indignar com situações de pessoas que receberam de Deus dons e
talentos desde o batismo, foram conduzidas por um bom tempo na vida comunitária e sem
muita explicação se desviaram do caminho e abandonaram Deus. Mas, repito, isso não pode

nos afetar ao ponto de também abandonarmos os ensinamentos e o verdadeiro e único
caminho (Jesus Cristo) que nos leva ao Pai.
O apóstolo Paulo com humildade reconhece suas falhas e diz no versículo três que poderia
receber a “maldição de Deus e ficar separado de Cristo”. Como pecadores, não somos dignos
do amor de Deus, mas mesmo assim Jesus se torna humano e habita entre nós. Jesus é a
“prova” viva desse amor incondicional de Deus, por isso, o apóstolo Paulo e todos nós somos
chamados a servir como o próprio Cristo serviu. Não com dor e ódio no coração, mas sim, com
disposição e alegria.
Caros irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja Diaconal que propaga a caridade, nos leva a vivência
de uma nova Comunhão, novo tipo de relacionamento, pois somos o povo de Deus neste
mundo. Somos os braços e pernas, ouvidos e boca de Jesus para muitos que ainda não o
conhecem ou mesmo para os que se afastaram Dele.
A Comunidade onde somos membros deve ser o palco para viver essa realidade. Somos um
grupo privilegiado com a possibilidade de viver a verdadeira comunhão. Comunidade como
grupo de contestação a sociedade. Ser um grupo que vive as leis de Deus, mas, vive segundo as
normas do Evangelho. Sendo na convivência e trocas de experiências o principal condutor da
nossa vida. Quando vejo aqui na minha realidade hoje onde estou atuando como ministro na
paróquia do Araguaia em Goiás, pessoas se doando para que o evangelho aqui se faça
presente e a identidade luterana seja reconhecida, pois traz na sua tradição, marcas de muito
esforço e dedicação, são para mim, motivos de encorajamento, louvor e adoração a Deus no
meu ministério.
Aqueles que aqui chegaram aproximadamente 40 anos atrás, precisaram de muita coragem,
humildade e mudança de mentalidade, como o apóstolo Paulo nos apresenta durante sua
trajetória de vida. Na nossa vivência e convivência vamos percebendo que tudo vem por amor
e não é por imposição ou pelo menos, não poderia ser. O apóstolo Paulo nos desafia e diz que
é possível ensaiar a solidariedade. A fé em Cristo nos motiva a ação. A Comunidade Cristã é o
laboratório onde se deve ensaiar o desafio de lutarmos em favor da vida digna e justa para
todos.
Finalizo esta mensagem com palavras de Mario Quintana que disse: “Dormi e sonhei que a
vida era só alegria, acordei e vi que a vida era serviço, servi e vi que servir é alegria”. Vamos
servir a Deus como muita coragem, disposição e sempre mantendo a nossa identidade Cristã.
Que Deus nos anime e ajude hoje e sempre. Pois a missão é de Deus, mas a paixão é nossa.
Amém.

CONFISSÃO DE FÉ:
No Deus que nos concede a paz e a vida eterna queremos confessar a nossa fé conforme as
palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...
HINO: 565 LCI
AVISOS:
- Próximo Culto:

- Destino da Oferta:
- Oferta do Culto anterior: R$ _________ - foi destinada para: _____________________
_
_
- LEMBRAR OS ANIVERSARIANTES DA SEMANA /AGRADECER OS VISITANTES.
HINO: 225 LCI (Recolhimento das Ofertas).
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO:
- Motivos de oração:
-
-
Toda comunidade intercede porque confia no poder da oração. Crentes nas tuas promessas e
confiantes no teu agir em nossas vidas, oramos:
O: Gratidão querido Deus, por tua palavra que nos inspira e encoraja, nos sustenta e renova a
esperança. Graças pelas dádivas e frutos que nos tem presenteado. Intercedemos por nossa
Igreja e seus líderes para que sejam instrumentos do diálogo verdadeiro e proclamadores do
Evangelho. E que a palavra anunciada por Cristo seja vivida intensamente por todos nós,
oremos ao Senhor:
C: (canta): Ouve Senhor eu estou clamando, tem piedade de mim e me responde (2x).
O: Orienta-nos e ajuda-nos, Senhor, a nos apegarmos cada vez mais e com firmeza às tuas
vontades e verdades, para que jamais nos desviemos dos teus ensinamentos, oremos ao
Senhor:
C: (canta): Ouve Senhor eu estou clamando, tem piedade de mim e me responde (2x).
O: silenciamos neste instante e entregamos nossas preces a Deus. Tudo que nos aflige e assim
colocamos em oração (ficar por alguns minutos em silêncio).
C: Amém.
PAI NOSSO:
Viver com Cristo é a possibilidade de viver fraternidade. É ser sal da terra e luz para o mundo
por isso Jesus nos ensinou a orar o Pai Nosso.
Pai nosso...
LITURGIA DE DESPEDIDA
BENÇÃO:
O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha
misericórdia de ti, o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te de a paz. Assim, te abençoe o Pai,
o Filho e o Espírito Santo. Amém.
ENVIO:

Ide na paz de Senhor e servi a Deus com gratidão, amor e alegria.
HINO FINAL: 205 LCI


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70615
REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br