Rotinas | Lucas 2.8-20

Pregação alusiva ao Dia de Natal - ANO B

21/12/2023

 

Amados irmãos, amadas irmãs,

como está a sua vida? Como foi o seu mês de Dezembro? Como foi sua última semana? Muita correria? Muitos preparativos? Muito a fazer? Tarefas demais? Sobraram tarefas para depois do Natal?

Na correria do mundo em que vivemos – onde tudo precisa ser rápido, imediato e funcionar na velocidade da internet – parar significa resistir! E que bom que hoje, em meio a tantas programações para as quais você certamente foi convidado/a, você decidiu fazer parte da resistência: parar e ouvir novamente a verdadeira mensagem do Natal.

Em nossa vida, muitas vezes tudo parece muito monótono. As rotinas quase sempre são as mesmas. Você tem um horário para acordar, ir para o trabalho, almoçar, voltar para casa, jantar e dormir. Nos finais de semana, famílias buscam fazer algo diferente para sair um pouco da rotina – antes que a rotina sufoque de vez os relacionamentos!

Mas, hoje é natal! Hoje lembramos o dia em que a história saiu da rotina! Aconteceu uma novidade! O mundo recebeu algo nunca visto antes. E, que maravilha: os simples pastores de ovelhas, tão rejeitados e humilhados por sua simplicidade, são os primeiros – não os últimos – a receberem a notícia do Salvador.

Eu fico pensando na rotina daqueles pastores de ovelhas... O próprio texto de Lucas nos conta que simplesmente cumpriam sua rotina de trabalho: “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite”. (Lucas 2.8). Até aqui, tudo normal! Tudo dentro do planejado! Tudo dentro do esperado! Em sua rotina de trabalho, não há nada de diferente e de anormal. A princípio, àquela noite era como uma das tantas noites que eles já haviam vivenciado em sua profissão.

O que eram as “vigílias da noite”? Como diz o nome, “alguém precisava ficar vigiando”. As vigílias poderiam durar horas e os pastores de ovelhas faziam um revezamento para que elas fossem protegidas. O que poderia acontecer que seria “fora do normal”? Bem, poderia acontecer o aparecimento de um lobo. E, então, os pastores precisariam proteger suas ovelhas. Geralmente, isso seria a coisa mais atípica que poderia acontecer. Do contrário, àquela noite teria a mesma rotina de todas as noites anteriores com cada pastor revezando seu horário para vigiar os campos e cuidar das ovelhas.

Mas, então, a rotina foi quebrada! Algo totalmente novo e diferente aconteceu! Algo nunca visto antes: “E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor”. (Lucas 2.9 NAA). Uau! Aquilo não foi esperado! Em meio à escuridão da noite, brilhou a luz da glória do Senhor – como se a noite se tornasse dia!

Obviamente, como estavam acostumados com sua monótona rotina de todas as noites, aquilo lhes trouxe muito pavor. Os pobres pastores de ovelhas foram tomados de grande temor. E então, vem a nós a primeira mensagem de natal: “O anjo, porém, lhes disse: Não tenham medo!” (Lucas 2.10a NAA). A primeira mensagem de natal nos diz para não termos medo! O verdadeiro Natal pode quebrar a nossa rotina; e quebrar a rotina a qual estamos acostumados pode “doer” um pouco; contudo, não devemos ter medo dessa maravilhosa novidade! E qual é a novidade? “é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2.11 NAA). E além dessa maravilhosa notícia que foi a primeira mensagem de natal, aqueles pobres e simples pastores de ovelhas escutaram também o primeiro hino de natal que diz: “Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre as pessoas a quem ele quer bem”. (Lucas 2.14 NAA).

E então, após esse momento tão grandioso, eles voltaram às suas rotinas e viveram felizes para sempre... Opa! Que nada! A rotina deles mudou de vez: “Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: – vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer”. (Lucas 2.15 NAA). A rotina dos pastores foi completamente alterada!

Após a mensagem do Natal, não podemos ficar na “mesmice de sempre”. Viver o verdadeiro Natal significa novamente contemplar os maravilhosos feitos de Deus em nosso mundo e em nossas vidas. Então, um momento é deixado para trás para se viver um novo momento! E os pastores de ovelhas não perderam a oportunidade de serem o primeiro grupo a contemplar o próprio Deus feito gente na manjedoura de Belém.

Eles vão, veem o menino na manjedoura e passam a divulgar o que viram. Assim como suas rotinas foram transformadas, as rotinas de outras pessoas também precisavam mudar a partir desse acontecimento. Enquanto eles divulgam o maravilhoso acontecimento da Encarnação, Maria medita e guarda tudo em seu coração, talvez ainda assimilando tudo o que estava acontecendo – e quem sabe já pensando no cântico que entoará a seguir.

 

Amados irmãos, amadas irmãs,

não é possível ir à manjedoura de Belém e voltar do mesmo jeito como se foi! “E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado”. (Lucas 2.20). Eles voltaram glorificando a Deus; eles voltaram louvando a Deus; A vida daqueles homens foi transformada pelo primeiro Natal – o Natal original! E não foram escolhidos os reis, príncipes ou autoridades humanas para contemplarem tal acontecimento. Deus escolheu os humildes, sujos e pobres pastores de ovelhas da região de Belém.

Como está a sua vida nesse Natal? Como foi sua rotina em 2023? Houve espaço para Jesus? Houve espaço para a comunhão com irmãos e irmãs na fé? Deus faz parte da sua vida? Onde você colocou Deus em sua vida?

 

Irmãos e irmãs,

Deus transforma rotinas! O Natal nos ensina isso! O Salvador nasceu! O Emanuel – Deus Conosco – já veio! E ele não quer nos deixar como estamos, mas quer a nossa transformação, incluindo das nossas rotinas.

A má notícia vem de Romanos 3.23a: “Todos pecaram”. Sim. Nossa natureza humana não quer saber das coisas de Deus. E, sem luta, não haverá tempo em nossas rotinas para Deus! A grande tentação é buscar as próprias coisas e deixar as de Deus para depois: tanto no tempo, quanto nos talentos e no tesouro! Essa é a má notícia! E essa notícia pode nos encher de medo, temor e desconforto, afinal de contas, não gostamos de ouvir que somos pecadores – embora a Bíblia fale disso de Gênesis a Apocalipse. A tendência humana após Gênesis 3 é naturalmente inclinada ao ódio, à cobiça, à ganância e à destruição.

Contudo, não vamos ficar apenas com a má notícia. A boa notícia de Romanos 3.23b diz: “e carecem da glória de Deus”. Somos pecadores! Contudo, não fomos abandonados. Deus efetuou sua “operação resgate’ pela nossa salvação. Não tenha medo! Não se desespere! Não chore! Repito a boa notícia anunciada pelo anjo: “– Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lucas 2.11-12). O Salvador já veio! E veio com uma missão: morrer na cruz para ser o nosso Resgatador!

 

Guarde essa boa notícia em seu coração. Nesse Natal, deixe Deus aquecer o seu coração com essa Palavra. E, a partir disso, que nossas rotinas sejam transformadas para que cada vez mais nosso coração seja aquecido por uma rotina que busca e serve primeiramente a Deus e à sua justiça, crendo que todas as demais coisas serão acrescentadas! (cf. Mateus 6.33). Viver a rotina de Deus significa viver, de fato, pela fé, confiando em Deus mesmo quando as circunstâncias parecem tão ameaçadoras.

Sabem, irmãos e irmãs, nosso mundo está quebrado: está quebrado pela guerra; está quebrado pela fome e miséria; está quebrado pelas mudanças climáticas; também vidas humanas estão quebradas: relacionamentos podem estar rachando ao meio; emoções podem estar desequilibradas, trazendo dor e sofrimento; o vazio de sentido da monótona rotina de nossas vidas nos coloca à beira do abismo.

Em meio a tudo isso, creia: nasceu o Salvador! Ele é o reconstrutor! Ele é o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (cf. Isaías 9.6).

Todos recebemos da boa notícia do nascimento do Salvador. Agora, tenha coragem para deixar Deus mudar sua rotina para que o Emanuel esteja próximo de você não apenas por alguns minutos diários em que você faz a leitura de algum devocionário, mas sempre! Coragem! Coragem! Coragem!

Que Jesus Cristo, o Filho de Deus, nascido de Maria, seja tudo o que você tem! Que ele transforme tua rotina – e sim, isso pode doer bastante! E que o brilho do Natal traga a você a certeza de que Deus te ama e de que ele jamais te abandonará! É Deus conosco, aqui, pertinho e juntinho de nós. Assim, permaneçamos na suave paz de Deus, amém.

 

Liturgia Completa: Clique Aqui!

 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 72027
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br