Ruth Bosworth See (1873-1960)

Obra e Biografia

29/06/2012

Ruth Bosworth See (1873 - 1960) – HPD 313

O cântico natalino “The First Nowell” foi traduzido em 1941 pela missionária e educadora Ruth Bosworth See. Encontra-se no nosso hinário HPD sob nº 313: “Proclamaram anjos mil o primeiro Natal”.

Peter Hutton See e Mary Rebecca Gamble casaram em 1873 nos EEUU da América e tiveram oito crianças, sendo a primeira uma filha: RUTH SEE, nascida ainda em 1873. A família pertencia à Igreja Presbiteriana do Sul dos EEUU da América. Essa igreja enviou vários missionários para o Brasil na segunda metade do século 19. Uma das últimas missionárias, enviada no ano de 1900, foi a educadora Ruth Bosworth See. Ela chegou ao Brasil com 27 anos de idade.

Dona Ruth exerceu o magistério em várias regiões do Estado de Minas Gerais. Começou no Instituto Evangélico (mais tarde chamado Gammon Instituto) em Lavras . Em 1919 a encontramos em Bom Sucesso, e mais tarde em Campo Belo.

Por volta de 1930, presbíteros da Igreja Presbiteriana de Nepomuceno, convidaram a dedicada missionária Ruth Bosworth See a vir trabalhar naquela cidade e ali abrir uma escola evangélica. O Cel. José Custódio da Veiga, junto com seu sobrinho e genro Cel. Jonas Veiga e o presbítero Joaquim Frade Garcia construíram um edifício para esse fim, que foi inaugurado em 08 de dezembro de 1932 e recebeu o nome da missionária, em homenagem à mesma, e a ela foi entregue solenemente a chave do edifício. Dentro de pouco tempo foram iniciadas aulas de inglês e francês, ministradas pela ilustre diretora Dª Ruth See, essas aulas funcionavam à noite, três vezes por semana. Música e Canto naturalmente fizeram parte do currículo escolar. A Escola Evangélica de Nepumoceno encerrou suas atividades em 1945, quando a missionária retornou para os Estados Unidos. Porém, mais de meio século depois, em 2001, reabriu com o mesmo nome – Escola Presbiteriana Ruth See. O antigo edifício da escola, ainda existente, é hoje a casa pastoral da igreja presbiteriana.

Ruth See amou a mocidade brasileira. Ela deu tudo de si para dar aos jovens um pouco de educação e cultura. No ano de 1947, com 74 anos de idade, ela está de volta no Estado de Minas Gerais, atuando na “Missão Leste” da Igreja Presbiteriana na cidade de Formiga e, mais tarde, em Patrocínio. Ali faleceu no ano de 1960.

Além de ser tradutora (em 1941) do cântico de Natal “Proclamaram anjos mil o primeiro Natal” Ruth See também traduziu em 1938 o cântico “Reis do Oriente” (do original “Kings of Orient”, da autoria de John Henrique Hopkins, em 1857). Durante alguns anos ela também foi redatora do jornal presbiteriano “O Evangelista”.

No livro de Clara G. M. Gammon “Assim Brilha a Luz: A Vida de Samuel Gammon”, editado em 1959 em Lavras pela Editora Gammon, encontram-se mais detalhes a respeito do trabalho de Ruth Bosworth See.


Fontes:
http://archiver.rootsweb.ancestry.com/th/read/SEE/2007-02/1172087734
http://www.nepomuceno.com.br/home.php?way=escolas&pagina=include.php&pagina2=escolas/Escola_Presbiteriana_Ruth_See
http://www.mackenzie.br/7164.html
http://www.mackenzie.br/7154.html
http://www.mackenzie.br/10199.html
Henriqueta Rosa Fernandes Braga “Cânticos de Natal”, Livraria Kosmos Editora, Porto Alegre, 1ª Ed. 1947

Notas:

1 Com a Guerra Civil norte-americana (1861-1865), a Igreja Presbiteriana dividiu-se em Igreja Presbiteriana Unida da América do Norte (United Presbyterian Church of North American), composta pelos estados do norte e sediada em Nova York, e Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (The Presbyterian Church in the United States =PCUS), composta pelos estados do sul e sediada em Nashville. - Com a derrota do Sul na guerra civil, centenas de sulistas emigraram para o Brasil, criando sua principal colônia na região de Santa Bárbara, no interior de São Paulo. Com isso, surgiu a idéia de se implantar uma missão da PCUS no Brasil.

2 Em 1893, devido aos contínuos surtos de febre amarela que atingiam a região de Campinas, e que vitimaram o pioneiro Edward Lane, o Colégio Internacional foi transferido para Lavras, Minas Gerais, sob a liderança de um novo missionário, Samuel Rhea Gammon, cujo nome mais tarde foi dado à instituição. Curiosamente, divergências quanto ao lugar da educação no programa de missões levariam à divisão da Missão Sul (PCUS) em 1906. O principal motivo foi a criação da escola de agricultura em Lavras. Os dois grupos ficaram conhecidos como Missão Leste, sediada em Lavras, favorável à criação de escolas seculares, e Missão Oeste, sediada em Campinas, partidária da evangelização direta. http://www.mackenzie.br/10283.html

3 O programa de inauguração bem delineado foi cumprido fielmente, notando-se em tudo muito gosto e entusiasmo. A sua primeira parte constou de diversos números de música, executados por músicos exímios. O Srº Rev. Jorge Goulart fez uma eloqüente conferência, versada sobre o valor do ensino, da persistência e do valor que este novo colégio pode prestar à nossa sociedade. Falou em seguida o Cel. José Custódio. Dª Ruth See na sua costumeira modéstia, fez seus agradecimentos, dizendo que se esforçará, cada vez mais pelo crescente progresso de nossa terra. A segunda parte constou de lindos cânticos e recitativos pelos alunos do colégio. E em seguida todos foram convidados para visitar a exposição de trabalhos dos alunos e finalmente, foi servido a todos um apetitoso lanche. Foi uma festa bastante risonha, que deixou nos corações de todos que a assistiram a mais grata recordação. 

Três reis magos do Oriente a sós,
Com presentes viemos nós,
Entre montes, Campos, fontes,
De linda estrela após.
Linda estrela de fulgente luz,
O teu brilho nos conduz;
Luz celeste, / Rumo Oeste,
Guia-nos ao Rei Jesus.

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18323
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br