Seja Deus gracioso e nos abençoe

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 376 – Seja Deus gracioso e nos abençoe

Letra de Paulo Cesar da Silva
Melodia de Jayro Trench Gonçalves.

“Seja Deus gracioso” é uma das 13 canções do primeiro disco LP do Grupo ELO, que teve por título “Calmo, Sereno e Tranquilo” e que foi gravado em 1976, mas lançado somente em 1978.

Pelos idos de 1970 as Igrejas evangélicas no Brasil davam ainda passos modestos na criação de melodias próprias e elaboração de arranjos musicais de qualidade. Poucos eram os discos gravados por evangélicos. As igrejas dispunham ainda de grupos corais, organistas e pianistas muitos bons para os cultos. No entanto, as melodias eram as produzidas na América do Norte e as clássicas da Reforma do século XVI, vindas da Europa. Não se viam grupos vocais pequenos de qualidade. Alternavam-se grupos corais e quartetos, em geral, masculinos, que cantavam músicas tradicionais, na maioria hinos com algumas variações no arranjo.

O Grupo Elo foi um grupo musical cristão brasileiro que atuou na década de 1970. No início da década de 1970, o maestro Dick Torrans, do Instituto Bíblico Palavra da Vida de Atibaia, SP, reuniu oito jovens e formou um grupo musical. O objetivo era divulgar os ideais cristãos através da musica evangélica. Apresentaram-se em praças, ginásios, igrejas, dentre outros espaços públicos. Em Junho de 1976, impressionado pelas músicas de Jayro Trench Gonçalves e Paulo Cezar,(membros dos oito) Tim J.Schlener (cunhado do Jayrinho) gravou pela primeira vez as músicas dos dois. Faltando música pra completar a gravação, Tim pediu que eles incluíssem uma música que o grupo da Palavra da Vida cantava por título Calmo, Sereno e Tranqüilo, autoria, Ivan Borges (a única musica não de autoria de Jayrinho ou de Paulo Cezar na gravação), membro dos oito do grupo Palavra da Vida. O que começou como brincadeira de fim de semana em Atibaia, acabou sendo o LP Calmo, Sereno e Tranquilo (produção de Tim e Jayro), lançamento particular dos dois e o início do futuro da Editora Musical Elo. O LP não foi aceito pela Palavra da Vida em São Paulo, mas finalmente foi lançado pela Editora Musical Elo no fim de 1978.

Devido às diferenças de estilo de música, Jayro Trench Gonçalves, Paulo Cezar da Silva e Dick Torrans decidiram sair da organização Palavra da Vida e formaram juntos a Editora Musical Elo. O Grupo Elo se encerrou de forma trágica, devido a um terrível acidente automobilístico ocorrido em 1981, que finalizou a vida de Jayro Trench Gonçalves, sua esposa Hélia e seu filho André. Depois do falecimento de Jayro Trench Gonçalves os integrantes da banda se separaram e seguiram carreiras distintas. O vocalista e compositor Paulo César fundou o Grupo Logos ainda em 1981, e mantém o grupo até os dias de hoje. Em sua existência, o Grupo Elo ficou conhecido em todo Brasil e também no exterior. Seus trabalhos foram amplamente divulgados no rádio e até na televisão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Elo
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 376. Seja Deus gracioso
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19196
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br