Sem cair em tentação

Os efeitos da provocação do mal em nossos dias

01/03/2020

MATEUS 4.1-10

1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 7 Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. 8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.


sem cair em tentação

O conhecido relato da tentação sofrida por Jesus no início da sua atuação evangélica, logo após seu batismo, pode ser interpretado sob diferentes prismas. (Você lê acima o texto de Mateus 4.1-10.) E você certamente já ouviu sobre vários deles. Falar em tentação – especialmente no Brasil pós-carnaval – parece sempre remeter às que se relacionam ao corpo e ao sexo. Mas não é somente isso. Ou, arrisco a dizer, estas tentações nem são as mais perigosas. No estudo deste texto, também a questão da obediência e da fidelidade de Jesus ao seu Pai são aspectos muito destacados no contexto da tentação. Sem ter a pretensão de ser exclusivo, quero destacar a tentação do poder.

Dei uma olhada nas fotografias mais premiadas de 2019 pela Pulitzer, da Universidade de Columbia, NY. 100% delas mostram cenas de imigrantes tentando chegar aos EUA pela fronteira do México. São cenas de horror e esperança de multidões que tentam uma vida melhor, sem violência e um pouco de dinheiro. Crianças de dois anos atravessando matas e pântanos com suas mães. Crianças de nove anos presas em camburões da polícia fronteiriça. Gente morta apanhada pelas ganges violentas dos países pobres na América Central. Também gente brasileira tenta a mesma sorte neste caminho perigoso, por falta de esperança aqui.

Vejo nas sombras destas fotos o sorriso cínico de governantes das grandes potências mundiais – que também se dizem cristãos – ; vejo governantes desrespeitando a criação de Deus, a natureza, e não somente nas terras brasileiras; vejo banqueiros e magnatas que concentram poder financeiro e riquezas permitindo que nações miseráveis se aniquilem com fome e sede; vejo políticos e burocratas que não escondem o desejo de amealhar mais e mais poder, não importando às custas de quem, apenas importando as projeções pessoais.

O diabo conhece nossas fraquezas.

O enganador, que sempre fará uso de valores bons para travestir isso em maldade, sabe que o poder está nas mãos de quem detêm o conhecimento na manipulação e comercialização dos alimentos ( ...manda que estas pedras se transformem em pães... ), ou na pessoa que consegue projeção e segurança acima, muito acima das pessoas normais ( ... colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo... ) ou na pessoa que gostaria de ter todos os objetos de seu desejo aos seus pés ( ... tudo isto te darei se, prostrado, me adorares... ).

O exercício desta forma de poder é, sem dúvida, o grande causador de afastamento das pessoas do caminho da misericórdia e da verdade que encontramos somente em Jesus Cristo. Quando pessoas caem na tentação de serem poderosas, sonegam o pão, sonegam a dignidade, sonegam a justiça – sonegam a vida.

Tentação.

Esta palavra significa colocar a teste, fazer experiências (no grego peirazo). Culturalmente tem uma raiz que designa algo como se atravessar de maneira resoluta naquilo que é socialmente aceito a fim de fazer novas experiências pessoais. “Atravessar” aqui deve ter o sentido de andar na contramão do aceitável. Refere-se à competição entre as pessoas ou um “colocar à prova”. Neste sentido a primeira vez que o conceito aparece na Bíblia é quando Deus checa a fé e a obediência de Abraão pedindo que ofereça em sacrifício seu próprio filho Isaque. Não é um “atravessamento” na vida de Abraão?

[Para nossa curiosidade: No Novo Testamento este termo aparece 36 vezes, sendo 12 nos evangelhos sinóticos exclusivamente para a tentação de Jesus por Satanás ou pelos oponentes de Jesus (cf. Hb 2.18), uma vez em João, 5 vezes em Atos, 7 vezes em Paulo, 6 vezes em Hebreus, 4 vezes em Tiago e 3 vezes em Apocalipse.]

O alvo da tentação.

Jesus é alvo constante desta tentação/atravessamento, e a história mais evidente é esta da qual estamos tratando – mas não é a única. Os evangelistas sinóticos (Mt, Mc e Jo) unanimemente apontam que o Espírito é que levou Jesus ao lugar deserto ao começar seu ministério público. Isto para ser tentado por Satanás, ou seja, para ser colocado à prova (cf. Gn 22.1). O evangelista Mateus (juntamente com Lucas) usa a palavra diabo – o acusador – como sujeito da tentação. Jesus é o objeto da tentação, da provação.

No entanto, todas as pessoas que são salvas por Jesus em Sua graça, tornam-se igualmente alvo do acusador, o diabo. Não é para menos que Jesus ensina a orar – cf. o próprio Ev. de Mateus – “...e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” Gostaria de chamar a sua atenção para a relação entre tentação e poder que surge nesta petição da oração ensinada por Jesus.

Atravessador.

O poder é o grande atravessador que desfaz os sonhos mais sinceros de dignidade, de justiça. Vejam a situação da política brasileira – que não está nem melhor e nem pior que sempre foi – onde hordas de eleitos se fazem na vida graças ao “poder que emana do povo”, segundo dizem. Vejam a sociedade brasileira que ainda reproduz claramente o estágio pré-civilizado da “casa grande e senzala” em todos os níveis sociais. Vejam a igreja cristã brasileira que, aos olhos de muitos, só faz sucesso onde o poder do convencimento pessoal é exaltado. Vejam o anúncio de um Evangelho manipulador que não permite que as pessoas - livres - entendam a vontade de Jesus.

Onde fica o poder da Palavra de Cristo?

O poder é de Deus e dEle emana. É contra esta tentação que devemos lutar: a tentação de sermos mais do que o poder de Deus quer que sejamos; a tentação de sermos diferentes daquilo que a Palavra coloca como regra de vida. Sermos libertos do mal é não nos deixarmos atravessar pelos pensamentos e atitudes de autossuficiência, de desrespeito à dignidade do nosso próximo e o desrespeito à fé e ao sagrado. Cair na tentação do poder significa descumprir ou relativizar o mandamento de Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22)

O poder do amor.

O poder de Deus chama-se amor. Como vimos anteriormente, toda vez que alguém de nós, de alguma forma, sonega ao próximo o que lhe é devido para sua dignidade de vida, teremos solenemente caído na tentação contra a qual Jesus lutou do início ao fim de seu ministério terreno. O quanto isto é abrangente, nem precisamos agora aqui esmiuçar, não é mesmo? Se o tema “tentação” for visto apenas de forma moralista, nunca será suficientemente libertador para o exercício do amor cristão genuíno.

Para não cair em tentação, caiamos no poder do amor, amemos nosso próximo e aproximemo-nos dele com compaixão e respeito. Anunciemos a vida nova em Jesus. Mostremos a nova chance de vida quando Jesus ocupa o centro da vida. Evangelizar e ser missionário – eis uma poderosa arma contra o atravessador e acusador Satanás. “Só o poder de Deus pode mudar teu ser...”

Só o poder de Deus pode mudar nossa realidade
 ... a fome pelo poder
  em poder de amor.
 ... a tentação de ter mais
  em ser mais amoroso.
 ... a atitude atravessada com o próximo
  em reconciliação e perdão.

Vence a tentação e vive de forma vitoriosa quem ama e age a partir do amor transformador de Jesus Cristo. Em todos os segmentos da sociedade devemos viver este novo. Com força e determinação.

Amém! 


Autor(a): Pr. Rolf Rieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Martin Luther (Centro-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 55368
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br