Seminário do Jubileu de Prata de Ordenação

IECLB reúne Ministros e Ministras para celebrar

   No dia 23 de junho de 2015, às 14h, teve início o Seminário do Jubileu de Prata de Ordenação, reunindo 33 Ministros e Ministras na Casa de Retiros Salesianas, em Porto Alegre/RS.

   Em sua palavra de acolhida, o P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação da IECLB, lembrou a importância do trabalho realizado pelos Ministros e pelas Ministras nestes mais de 25 anos de atuação, razão pela qual foram convidados pela Direção da Igreja para este encontro, que faz parte do Programa de Cuidado com os Ministros e as Ministras.

   Em sua meditação inicial, a Pa. Sílvia Genz, Pastora 1ª Vice-Presidente da IECLB, lembrou que Ministros e Ministras são exigidos não só no âmbito da Igreja, mas também nas questões sociais em evidência no momento. Com uma poesia, a Pa. Sílvia lembrou que o trabalho no Ministério deve se assemelhar ao menino que rega a terra e confia que até da pedra podem nascer flores e finalizou a meditação lembrando uma palavra do P. Dr. Walter Altmann, ex-Pastor Presidente da IECLB, no Concílio de Foz de Iguaçu/PR, quando falou sobre o seu futuro na aposentadoria: ‘Em tudo dai graças’.

   Na sua saudação, o P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, manifestou a sua alegria por este encontro, uma vez que a Igreja e o país precisam de um posicionamento para responder as perguntas que a sociedade coloca. Mencionando as notícias do dia, disse que devemos ser Igreja da Palavra em nosso tempo, justamente quando a palavra vale pouco: “Esta é uma oportunidade para conversarmos pelo caminho e construirmos caminhos para o nosso Ministério no tempo atual. Estamos cientes de que precisamos crescer juntos como Ministros e Ministras. Aprendei a viver contente em toda e qualquer situação, diz o apóstolo Paulo”.

   Convidado para dirigir a primeira reflexão do Seminário, o Prof. P. Dr. Oneide Bobsin, também jubilar, compartilhou algumas teses sobre a conjuntura religiosa, sob o titulo Questões religiosas contemporâneas.

   A meditação dirigida pelo Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Me. Edson Streck, a partir do lema do mês, de Gênesis 32.26: Eu não te largarei enquanto não me abençoares, abriu o segundo dia do Seminário. O P. Edson disse que Ministros e Ministras vivem as suas lutas e têm feridas e cicatrizes que precisam ser curadas: “Jacó saiu da luta mancando, o que, muitas vezes, também acontece conosco. Pela fé, podemos olhar para as nossas lutas e vamos ver a presença de Deus”. O Pastor Sinodal encerrou a sua fala lembrando que este encontro possibilita que colegas que há muito tempo não se viam consigam estar juntos, o que faz muito bem não só para Ministros e Ministras, mas também para a Igreja como um todo.

   A Psicóloga Leila Klin conduziu a reflexão do dia, cujo tema era Ministério Pastoral como possibilidade de realização pessoal. 

   A tarde foi dedicada para uma visita à Sede Nacional da IECLB. O grupo foi recebido na sala de reuniões, onde Secretários e Secretárias estavam realizando o seu encontro semanal. A Diác. Ingrit Vogt, Secretária Geral, apresentou as cinco grandes prioridades da Gestão 2015-2018.

   À noite, cada participante contou um pouco da sua história. A palavra gratidão por estes mais de 25 anos de Ministério Ordenado foi pronunciada com frequência.

   No último dia do Seminário do Jubileu de Prata de Ordenação, o Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert, dirigiu a oração da manhã. O tema do dia foi conduzido pelo P. Ivo Lichtenfels, convidado a falar sobre A importância do Ministério Ordenado da Igreja em situações limítrofes.

   O último momento do encontro foi marcado pelo Culto com Santa Ceia, cuja liturgia foi dirigida pelo P. Marcos Bechert e teve como pregador o Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich. O Lema da IECLB, Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17) foi a temática motivadora da pregação.

   O P. Nestor reconheceu a importância do trabalho que os Ministros e as Ministras estão desenvolvendo e dirigiu o momento de renovação dos votos de Ordenação de forma solene e significativa. Como sinal de gratidão da Igreja, o Pastor Presidente entregou a cada Ministro e a cada Ministra um exemplar da Bíblia com reflexões de Martim Lutero, juntamente com um exemplar do livro Salmos, de Erhard Gerstenberger (Editora Sinodal).

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br