Sob a direção do Espírito - Culto 10/01/2021 Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio Janeiro

Culto on-line Gênesis 1.1-5

09/01/2021


Fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, por isso todos nós estamos unidos, fazemos parte de um só corpo, o corpo de Cristo. Estamos vivendo de acordo? Para pensarmos um pouco sobre isso, nos reunimos em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, amém.

Pregação baseada em Gênesis 1.1-5
Antes de tudo e de todos estava o Espírito de Deus. O Espírito se fez presente antes da criação do mundo. O Espírito marcou presença no início do ministério de Jesus. O Espírito estava antes sequer de nós nascermos e também se fez presente no dia do nosso Batismo. O Espírito Santo é a força atuante de Deus que nos possibilita acreditar, acreditar no senhorio de Cristo e na possibilidade de um futuro melhor nas mãos de Deus. O Espírito Santo está no início e nos dá a certeza de que Deus que se faz presente em nossas vidas.
O ano está começando, estamos somente no décimo dia de janeiro. Mas, o ano da igreja começou lá no Primeiro Domingo de Advento e depois de lembrar o nascimento de Jesus, agora vem o início de seu trabalho. Lembramos que os reis magos se apresentam diante do menino que nasceu já rei, é a Epifania de Deus, é revelação de Deus. Deus quebra o silencio que tinha e fala no Batismo de Jesus. Ele que não tinha pecado entra na fila para demonstrar as pessoas qual é o caminho. E assim, o Pai revela ao mundo que Jesus é seu Filho através da presença do Espírito Santo.
Falar no Batismo de Cristo, nos remete ao nosso próprio Batismo. Nos leva a lembrar de que o Espírito de Deus também está conosco e nos acompanha. Mas, será que isso faz alguma diferença em nossa vida?
Quero lembrar de uma estorinha, que provavelmente seja bem conhecida de vocês, mas não sei se sob a ótica do agir do Espírito Santo.

Conta-se que um jovem lenhador ficara impressionado com a eficácia e rapidez com que um velho e experiente lenhador cortava e empilhava as madeiras das árvores.
Certo dia, o rapaz resolveu procurar o velho lenhador, no propósito de aprender com quem mais sabia e assim tornar-se o melhor lenhador da região. Passados apenas alguns dias daquele aprendizado, o jovem resolvera que sabia tudo, e que aquele senhor não era tão bom assim quanto falavam.
O jovem impetuoso desafiou o velho lenhador para uma disputa sobre quem cortaria mais árvores num dia de trabalho.
Lá foram os dois a decidir quem seria o melhor. De um lado, o jovem, forte, robusto e incansável, mantinha-se firme, cortando árvores sem parar. Do outro lado, o velho lenhador, desenvolvendo o seu trabalho, silencioso, tranquilo, também firme e sem demonstrar nenhum cansaço.
Num dado momento, o jovem olhou para trás a fim de ver como estava o velho lenhador, e qual não foi a sua surpresa, ao vê-lo sentado. O jovem sorriu e pensou: Além de velho e cansado, está ficando tolo. Por acaso não sabe ele que estamos numa disputa? Assim, ele prosseguiu cortando lenha sem parar, sem descansar um minuto.
Ao final do tempo estabelecido e para a admiração de todos, foi constatado que o velho havia cortado quase duas vezes mais árvores que o jovem desafiante.
Espantado e irritado, o jovem perguntou pelo segredo para cortar tantas árvores.
O velho, sabiamente, lhe respondeu: Todas as vezes que você me via sentado, eu não estava simplesmente parado, descansando. Eu estava amolando o meu machado!

Na correria da nossa vida, esquecemos que antes de tudo e de todos esteve o Espírito de Deus. No início da nossa vida espiritual estava lá também. Às vezes, é preciso parar para relembrar do agir divino em nossa vida. O batismo é importante e fundamental na nossa vida cristã, pois é a porta de entrada para o Reino de Deus. O batismo faz nosso coração apaixonar-se pelo reino de Deus. Por isso, o lembramos em diversos momentos. Também no dia de nosso sepultamento, as pessoas que chorarão nossa morte serão consoladas com a certeza da ressurreição que Deus nos deu em nosso batismo, nosso nascer de novo. Não nos esqueçamos disso.
 


Autor(a): José Manuel Kowalska Prelicz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 60807
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br