Somos Profetas, sim Senhor - Prédica sobre Jeremias 1.4-10

Prédica proferida por ocasião do culto festivo no dia da festa da feijoada, 5 de agosto 2012

05/08/2012

 

Jeremias 1,4-10:
4 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
5 “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.
6 Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.
7 O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.
8 Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor.
9 O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: Agora ponho em sua boca as minhas palavras.
10 Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar.

 

Estimadas irmãs, estimados irmãos!

É este texto mesmo que é o sugerido justamente neste dia de festa. Que coisa mais inadequada, alguém poderia pensar! Não seria muito melhor neste dia de hoje falar de amenidades? Que está tudo ótimo, que somos todos perfeitos - pelo menos quase – e que esta comunidade, esta cidade, enfim este país está caminhando em direção a um futuro glorioso graças a nós?

E de fato temos muita coisa boa para perceber e valorizar. Tanta gente hoje aqui trabalhando, se doando para esta festa, e não só hoje mas já a semana inteira. Sabemos que horas saímos ontem daqui. Comunidade comprometida, comunidade alegre é esta. Poderíamos mencionar nomes. Só evitamos porque poderíamos esquecer de alguém. Mesmo que temos uma tendência de achar que antigamente tudo era melhor, nos gloriosos tempos de festas nos bosque.... Sabemos que há muito mais vida hoje nesta comunidade

Falando do contexto que vivemos vale talvez a observação de quem viveu alguns anos fora e voltou. É impressionante como melhorou o nível da frota de carros na rua, além do crescimento do total. Arrumamos um cachorro recentemente e ao circular agora em lojas quem vendem coisas para os bichinhos chama atenção quanta gente, e que gente, está lá gastando, e não pouco, com o seu cão. Olhe, quem pode gastar com animal de estimação, precisa ter sobrando... Para nem falar dos muitos que viajam para dentro e fora do país. Toda infraestrutura do Brasil está no limite porque o povo está podendo...

Falando da nação: Mesmo tendo nossas críticas é válido constatar que poderíamos ter governantes muito piores do que os atuais. O povo foi capaz de eleger uma presidente quase sem carisma mas com inquestionáveis qualidades de gestora. Povo maduro este.

Poderia parar por aqui, desejar uma boa festa e no mais tudo bem. Seria um fala bem adequada para este dia. Mas será que nos deixaria confortáveis? Não sabemos lá no fundo que não é bem assim? Que é muito bem possível afundar e implodir tudo quando somente ficamos no nível das amenidades?

Basta olhar pelo mundo vendo p.ex. a crise da Europa. É aqui que o texto de Jeremias nos pega. Ele vive num tempo em que tudo parecia muito bem. Fazia mais de um século que a Assíria havia ameaçado Israel e anexada a parte norte. Mas a Assíria já encontrava-se enfraquecida. Estava tudo bem em Judá, no reino sul de Israel. Mas Deus chamou Jeremias para por a mão na ferida, mostrando que nem tudo estava bem. Apontar a hipocrisia de querer só receber da comunidade sem se comprometer com nada. Adoração aproveitadora.

Deus chamou Jeremias para apontar para injustiça social que deixou muitos servindo a poucos em função das suas dívidas. Chamou Jeremias para apontar a falsa confiança de seus governantes em alianças esdrúxulas com o Egito. Ele ficou com a razão porque poucos anos depois Judá foi destruída pela Babilônia e o povo levado ao exílio. É por ter ficado com a infeliz razão neste ponto que Jeremias entrou na Bíblia como profeta.

Sabemos muito bem que este chamado de Deus a Jeremias não era só a ele, mas que ele nos provoca e questiona. Que ele nos pede coragem para dizer a verdade sobre o que Deus quer de nos. Porque o que Deus quer é o que é bom para nos. Que ele fala a nós enquanto comunidade e que isto não mudou que não dá para somente participar, receber, aproveitar, que é preciso assumir responsabilidade, sim. De outra forma arriscamos o futuro do lugar que tanto amamos e que está ligado a história de tantas famílias aqui. Deus nos chama para irmos fundo. Somos profetas sim.

E enquanto nação? Será que este modelo de muita dívida, muito juro sempre empurrando para frente as consequências se sustenta mesmo? O que acontece no dia em que a China pára de crescer tanto? No dia que não demanda mais tanto das nossas matérias-primas e produtos agrícolas? Porque são estes produtos que o Brasil exporta há 500 anos que fizeram o boom dos últimos anos.

E forma de gerir a causa pública? Estamos assistindo ao maior processo de corrupção que o Brasil já viu. Mereceu notícia até em jornal alemão. Parabéns! Mas será que haverá coragem mesmo de punir adequadamente a barbaridade de compra de votos que está sendo julgada? Será que terá coragem de sacrificar vacas sagradas de um governo supostamente bem sucedido?

Vejo muita gente balançando, dizendo que não poe ser assim, precisa também ver as coisas boas... e assim em diante. Olhando a forma como Deus chama Jeremias, fica claro que o que Deus exige de nos neste momento é não sermos permissivos com nenhum tipo de corrupção, tanto faz quem a cometeu. Que Deus abençoe o Supremo e que nos oremos por ele. É luta do bem contra o mal, sim senhor.

Por fim: Deve ser assim que o tempo todo estamos pensando: Este Pastor fala muito, mas quem autorizou ele e quem nós autorizaria. Vou ficar quieto, não vou me mover. Olhe, Jeremias também falou assim. Sou novo, não posso e assim em diante...
Mas Deus fala: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Deus não só chama mas ele dá substância, ele deu desígnio para nos desde antes de nascermos. Que profundidade. Isto segura mesmo quando vêm contratempos, críticas e adversidades. Podemos nos basear neste chamado profundo porque Deus nos chamou mesmo para mais. Coragem!
Amém


Pastor Guilherme Nordmann - w.nordmann@gmail.com


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 16414
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br