Somos todos devedores

22/08/2011

Caros amigos e amigas. Semana passada, num grupo de estudo bíblico, refletimos sobre o tema “ser testemunha de Cristo.” Uma das perguntas era: Até que ponto, como cristãos de tradição luterana, temos coragem e liberdade para falar da nossa fé em Cristo? A conclusão foi unânime: Somos acanhados, senão medrosos, no testemunho público daquilo que cremos. Somos devedores da boa notícia do Evangelho com muita gente.

Isso me remete a um texto de Paulo aos Romanos. Diz o apóstolo: “Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, no que depender de mim, estou pronto para anunciar o Evangelho, também a vocês” (Romanos 1.14,15).

O que é ser devedor? O Dicionário da Língua Portuguesa dá a entender que devedor é aquele ou aquela que está em obrigação para com outra pessoa, devendo-lhe dinheiro, serviço, favor ou outra coisa qualquer. A dívida é aquilo que devo por ter recebido algo emprestado ou por ter sido incumbido de alguma tarefa para realizar.

Agora, se Paulo é um devedor, qual é a sua dívida? Anunciar a mensagem do Evangelho. A quem ele é devedor? A todas as pessoas, aqui simbolizado pela expressão “gregos e bárbaros, sábios e ignorantes.”

Por tudo aquilo que Paulo havia recebido de Deus ele se sentia na obrigação de passar adiante a mensagem da salvação. Por isso, em 1 Coríntios 9.16 ele confessa: “Se anuncio o Evangelho, não tenho do que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o Evangelho.”

Se for verdade que nós também recebemos o perdão de todos os nossos pecados, que nós somos salvos por meio da obra redentora realizada por Cristo; se é verdade que Jesus Cristo nos enviou ao mundo com a seguinte missão: Ide e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15), então também somos devedores, assim como o apóstolo Paulo.

Qual é a nossa dívida? Anunciar a mensagem da salvação, proclamar a boa notícia de que Deus nos ama, aceita, perdoa e salva por meio de Jesus Cristo.

A quem somos devedores? A todas as pessoas, mas primeiramente aos mais próximos de nós. As pessoas da nossa família, nossos filhos, nossos pais, nossos irmãos precisam saber que são especiais para Deus e que Jesus Cristo quer fazer parte de suas vidas.

Mas também somos devedores com as pessoas em círculos mais amplos. Pessoas de nosso relacionamento na escola, na igreja, no trabalho, no clube, na sociedade, são alvos do nosso testemunho, pois são amadas por Deus.

Paulo diz: Somos todos devedores(v.15). Será que temos a mesma disposição e coragem para falar das coisas de Deus e testemunhar a nossa fé como o apóstolo Paulo? Nosso grupo concluiu que não. E você, o que pensa sobre isso?

Grande abraço e que a paz de Cristo esteja com vocês.

P. Germanio Bender
Paróquia Martin Luther


Autor(a): Germanio Bender
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 905
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br