Trabalhar e orar e vice-versa

07/12/2010

Texto: Efésios 6.18-24

“Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele...” (v. 18)

A Epístola aos Efésios foi dirigida a diversas comunidades já consolidadas, mas ameaçadas pela rotina e pela falta aparente de objetivos, devido aos contatos com o mundo pagão.

Para não sucumbirem, as comunidades perseguidas foram chamadas a resistir, a vestirem-se com a armadura de Deus, opondo-se à influência do paganismo. Forte aliada nessa luta era a oração, um elemento essencial no combate às agressões do meio e na busca de força para testemunhar o Evangelho.

Como Igreja de Jesus Cristo, estamos a caminho. Temos como foco o Reino de Deus, a justificação por graça e fé (Rm 1. 17). No entanto, caminhamos em meio às enxurradas do abandono, do estresse, da depressão, da evasão de membros e da competitividade religiosa. E mais e mais temos nos perguntado: como podemos cuidar para que não caiamos na rotina, no ativismo ou numa aparente falta de objetivos?

Pois bem. Toda caminhada precisa ser planejada e avaliada. Assim, as comunidades que desejam sair da rotina, resistir ao ativismo e a tudo que está na contramão da justificação por graça e fé precisam ter objetivos claros, a curto, médio e longo prazo. Caso contrário, elas podem sucumbir. Comunidades que planejam suas atividades sem ativismo e têm clareza confessional fazem a diferença em todos os tempos e lugares.
Vale lembrar, no entanto, que todo esse trabalho de planejamento pode virar cansaço e desânimo se não vier acompanhado de algo que nos fortalece, dá coragem, e é essencial para a resistência na missão: a oração. Foi ela que amparou o trabalho dos apóstolos e os ajudou a resistirem. O próprio Jesus fortalecia-se dela e encontrava refúgio nela e dela se alimentava. Segundo Lutero, a oração é “um tesouro deixado por Deus a nós, cristãos”.

Prezado/a leitor/a!
Certamente todas as comunidades, paróquias e instituições da IECLB estão neste momento, quando finda o ano de 2010, avaliando seus trabalhos e planejando ações para 2011, 2012, 2013... “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele...” (v. 18). Planejemos, pois, com alegria, colocando cada ação nas mãos de Deus, através da oração. Esse “tesouro deixado por Deus a nós” nos fortalecerá e nos ajudará a sermos reconhecidos, mais e mais, “como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação” (PAMI). Trabalhemos e oremos, fazendo a diferença, até que volte o bom Senhor. Amém.

Oração: Misericordioso Deus, Livra-nos da rotina ou do ativismo das agendas. Dá que possamos servir-te, junto ao nosso próximo, com firmeza, trabalho, planejamento e oração. Pedimos-te em nome de Jesus. Amém.

P. Alberi Neumann, pastor da IECLB em Limeira/SP.
 


Autor(a): Alberi Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8742
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br