Vencedores por Cristo

Obra e Biografia

29/06/2012

Jaime Kemp, um americano recém formado em teologia, acabava de desembarcar no Brasil, e em Julho de 1968 começava seu ministério através da Sepal (Serviço de Evangelização para a América Latina). O seu objetivo principal era formar uma equipe de jovens universitários e pré-universitários para receberem um treinamento bíblico, teórico e prático, usando o período de férias escolares. .

A primeira equipe formada foi um sucesso e abriu espaço para outras. O nome original que era “Projeto 7” logo foi substituído por missão VENCEDORES POR CRISTO. Começava então um ministério voltado ao discipulado de jovens. Essas equipes seguiam o seguinte critério: .
Eram selecionados jovens de diversas denominações de igrejas evangélicas, e por três meses recebiam um treinamento. A música juntamente com testemunhos de vida foi o meio de comunicação adotado para falarem do amor de Deus de forma alegre e descontraída.

Mal sabiam, da carência da igreja brasileira e do impacto que essas equipes causariam, transformando a vida de muitos jovens e da vida das igrejas. Foram 10 anos sob a direção do Pastor Jaime Kemp, e em 1978 ele passou a liderança, tornando VPC um trabalho inteiramente brasileiro. .

A música sempre foi o meio de comunicação adotado por VPC, letras com conteúdo bíblico, ritmos diversos, uma comunicação direta com o jovem e seus problemas. O uso de instrumentos modernos que para muitos era novidade, falando da salvação em Cristo de forma atual e contextualizada; foi o inicio de uma grande mudança que a igreja Brasileira passaria nos anos seguintes.
.
Cada vez mais, os jovens se envolviam com VPC, e diversas equipes saiam pelos quatro cantos do país, cantando e falando do amor de Deus. Um trabalho pioneiro, a mídia pouco existia, e fazer-se ouvir, era um trabalho que exigia muita vida comprometida com Deus. .
Diversos fatos marcantes , de viagens, apresentações , gravações, envolvimento de pessoas, marcaram o ministério de VPC durante todos esses anos. .

Fatos que já passam para a história, como o lançamento do primeiro disco com canções com ritmos brasileiros e compostas por Brasileiros, que ficaria encalhado durante meses, sendo até quebrado em púlpitos, as primeiras aparições de uma bateria dentro de uma igreja, o uso de calças jeans e cabelos compridos, barba etc. Viagens e mais viagens de carro, cruzando o país, tendo que muitas vezes dormir dentro dos carros pois o dinheiro não era suficiente para uma hospedagem, e tantas outras histórias.

Durante todo esse tempo Deus enviando pessoas para ouvirem sua palavra e vidas sendo transformadas. Em 56 equipes mais de 450 pessoas passaram pelo treinamento de Vencedores Por Cristo, sendo que quase a metade estão servindo a Deus em tempo integral. VPC além do Brasil já esteve no Canadá, República Dominicana, Estados Unidos e Portugal

http://www.vencedoresporcristo.com.br/missao/historia.shtml

Discografia.

Em “Fale do Amor”, primeiro LP gravado em 1971, a música que dá título ao disco foi composta por Ralph Carmichael, maestro e compositor norte-americano cujas canções seriam, nos anos seguintes, marca registrada do trabalho de Vencedores. Dentre elas, destaca-se Nas Estrelas: Nas estrelas vejo a sua mão / E no vento ouço a sua voz / Deus domina sobre terra e mar / O que ele é pra mim?... Regravada no LP Se eu fosse contar, de 1973, Nas Estrelas foi uma das canções mais difundidas de Vencedores nesta primeira fase, anterior aos compositores nacionais. Tornou-se presença quase que obrigatória nos hinários da maioria das igrejas no país.

Vale ressaltar a grande importância de VPC na música cristã brasileira pela gravação (em 1977) LP De Vento em Popa. Pela primeira vez os Vencedores por Cristo lançavam um disco com canções totalmente autorais. Jovens evangélicos brasileiros colocavam no papel seus sentimentos e ideias a respeito do Reino de Deus. Queriam mais que repetir fórmulas e fazer versões em português de cânticos feitos nos Estados Unidos. Aristeu Pires Jr., Artur Mendes, Ederly Chagas, Sérgio Pimenta, Carlos Ferreira, Guilherme Kerr Neto e Nelson Bomilcar eram os autores das novas canções. O que essas canções traziam de especial? Primeiro, elas tentavam dialogar com a cultura brasileira. Ritmos da música popular brasileira, como o samba e a bossa nova, partilhavam espaço com ritmos pop, além de uma harmonia mais sofisticada. É o que fica evidente em canções como “De vento em popa” (Aristeu Pires), “Salmo 139” (Aristeu Pires), “Vou chegar” (Sérgio Pimenta e Artur Mendes) e “Preço de sangue” (Sérgio Pimenta). Outras, como “Sinceramente” (Artur Mendes e Ederly Chagas), “Vai caminhando” (Guilherme Kerr e Nelson Bomilcar, traziam ritmos do pop.

Em 1980 foi gravado Tanto Amor que seguiu a mesma cartilha, numa produção mais arrojada e novas canções, incluindo um baião, Pescador, até então algo inédito no cancioneiro cristão.

Em 2007 foi lançado o DVD Sem Fronteiras, comemorando os 38 anos de VPC e uma viagem nas principais canções gravadas, com novos arranjos, produzido por Cláudio Rocha.

A influência do Vencedores por Cristo extrapola o meio evangélico. O Padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova, chegou a regravar Buscai Primeiro, Glória para sempre e Meu coração transborda de amor, nos anos 1980. O Padre Zeca também regravou Meu coração transborda de amor, recentemente.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vencedores_por_Cristo http://www.letras.com.br/vencedores-por-cristo (som).

O site oficial da Missão Vencedores Por Cristo é www.vencedoresporcristo.com.br
http://www.lastfm.com.br/music/Vencedores+por+Cristo
http://henrialbarral.multiply.com/journal/item/3
http://www.cristianismocriativo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=540&Itemid=31

Vários dos “Hinos do Povo de Deus” são ou da autoria, ou tradução dos Vencedores por Cristo:
Nº 197 Buscai primeiro o Reino de Deus - Original inglês de Karen Lafferty.
Nº 309 Então se verá o Filho do Homem 
Nº 357 Este é meu corpo partido por ti - Original da Argentina
Nº 384 Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei (Salmo 24) 
Nº 421 Eu quero ser... um vaso novo 
Nº 423 Ao orarmos, Senhor, vem encher-nos com - Melodia: Ralph Carmichael, USA
Nº 451 Meu coração transborda de amor - Melodia: Vladimir Marcos de Araujo
Nº 470 Desde o princípio de todas as coisas - Guilherme Kerr, Jorge Camargo, Jorge Rohden
Nº 471 Glória pra sempre ao Cordeiro 
Nº 478 Logo de manhã quero te buscar - Melodia de Aristides de O. Pires Jr.

                                               


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18330
REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br