VIVA BEM!

10/11/2015

       “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” Mt 4.4

Você quer morrer agora? Certamente não. Há muitos e bons motivos para continuar vivendo. Isso mostra que a vida é um assunto importante, que interessa a todos, independente da idade. Desejamos viver e fazemos de tudo para preservar a vida. Para este fim vários profissionais se empenham. Médicos, enfermeiros, salva vidas, bombeiros, policiais, entre outros. Todo ser humano anseia pela vida, especialmente quando a sua vida é ameaçada. Em casos extremos é preciso matar para poder viver.

       Isso leva a perguntar pelos elementos básicos que constituem a vida. Não basta apenas ter alimentos é preciso ter uma alimentação saudável. É preciso também de ar puro, água e sol. Mas muito além do ponto de vista físico e biológico, para se viver, e se viver bem, é necessário que venha acompanhado a saúde mental e emocional, o lazer, o bom relacionamento afetivo, a prática de exercícios físicos, o sono, a satisfação com o emprego, a família e os amigos, a estabilidade financeira. Tudo isso em alguma medida é necessário para a vida humana. Eis a vida vista de maneira mais ampla.

       É bom que tenhamos todos estes aspectos contemplados para que possamos não apenas viver, mas levar uma vida de qualidade. No entanto, se tivermos tudo isso comtemplado ainda nos faltará uma algo, na verdade algo essencial. Jesus afirma: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Jesus estava sendo tentado a dar prova que era verdadeiramente Filho de Deus usando do seu poder para transformar pedras em pão. Depois de quarenta dias e quarenta noites de sem comer é de se esperar que uma pessoa tenha fome. Jesus foi tentado a resolver a sua fome – uma necessidade humana básica da vida – através do seu poder divino, desprezando assim sua missão de se tornar um com os seres humanos.

       A resposta de Jesus ao tentador mostra que a vida não se resume apenas ao “pão”. Aqui “pão” pode ter um significado mais amplo do que apenas alimento. Como já vimos, todos estes aspectos que compõem a vida, estes são resumidos na palavra “pão”. Ou seja, não basta ter amigos, lazer, bom emprego, família, saúde e estabilidade financeira. Isso tudo é muito importante também, mas o ser humano não viverá só disso. “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede de Deus”.

      Jesus retoma o que o povo de Israel já devia ter aprendido. Durante os quarenta anos no deserto, Israel experimentou que o “pão” por si só não garante vida, mas Deus pode sustentar a vida por outros meios, como por exemplo, o maná (Dt 8.3). Jesus nos mostra que a fonte da vida é Deus. Ele quem dá a vida e a sustenta. Na dependência de Deus é que o homem viverá. O deserto é lugar de ausência de vida, mas Deus pode suscitar e sustentar a vida também ali onde impera a morte. Mas isso não é automático, é preciso depender Dele, confiar no Seu caráter. Somente assim experimentamos que de Deus vem o pão e a sua Palavra. Querido leitor, Deus quer te dar vida! Jesus Cristo é a Palavra de Deus que ser tornou carne (Jo 1.14). Ouça o que Ele diz e se agarre a sua Palavra de todo o coração. Amém.


Autor(a): Miss. Djonata Brüning
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 35720
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br