William Howard Doane (1832-1915)

Obra e Biografia

29/06/2012

William Howard Doane (1832-1915) HPD nº 85 e 184

Nasceu: 3 de fevereiro de 1832, Preston, Connecticut. Faleceu: 23 de dezembro de 1915, Rhode Island. Sepultado: Cemitério de Arvoredo primaveral e Arboretum, Cincinnati, Ohio.

William Howard Doane mostrou o seu talento musical muito cedo; aos 14 anos já dirigia o coro da sua escola. Convertido no seu último ano de segundo grau, sempre foi um membro leigo muito ativo na Igreja Batista. Tornou-se um perito inventor de máquinas para o beneficiamento de madeira (com 70 invenções a seu crédito) e empresário de muito sucesso.

Em 1847 ele era secretário na firma do seu pai, e três anos depois mudou-se para Cincinnati, Estado de Ohio, com sua própria empresa J. A. Fay & Co., manufacturers of woodworking machinery, da qual, com o tempo, tornou-se presidente. Doane continuou a servir ao Senhor. Foi superintendente da Escola Dominical da Igreja Batista Mt. Auburn por 25 anos. Cooperou com Moody e Sankey no evangelismo mundial.

. Embora ele dizia que música era o seu passatempo, ele produziu mais de 2.000 melodias de hinos durante a vida, muitas delas as mais cantadas da sua geração. Sua colaboração mais feliz foi com Fanny Crosby, com quem por muitos anos escreveu. Publicaram mais de quarenta coletâneas de hinos e numerosas cantatas. Foi-lhe conferido um doutorado em Música (honoris causa) pela Universidade Dennison (batista) do seu Estado, em 1875.

Apesar do seu enorme sucesso financeiro Doane sempre foi conhecido como um humilde leigo cristão e um generoso benfeitor. Doou um órgão de tubos para a Organização dos Moços Cristãos e fez grandes doações à Universidade Dennison. Deixou uma grande fortuna numa fundação que foi usada para muitas causas filantrópicas, inclusive a construção do Doane Memorial Edifício de Música, do célebre Instituto Bíblico Moody, em Chicago, Estado de Ilinois.

Doane consta em nosso hinário como autor das melodias dos hinos Vem, Espírito Divino, grande ensinador (HPD nº 85) em 1870 (letra de Sarah Poulton Kalley) e Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus (HPD nº 184) em 1871 (letra de Fanny Crosby)..

Fontes: http://www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historias_hinos/ha_103.htm . e: www.cyberhymnal.org/ Veja também: http://www.wholesomewords.org/biography/bdoane.html
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15720
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br