Wolfgang Egenolf Dachstein

Obra e Biografia

29/06/2012

Wolfgang Egenolf Dachstein (ca 1487-1553), HPD 43 e 152

Nasceu cerca de 1487 em Offenburg, (Baden) Alemanha, Faleceu: 7 de março de 15531 em Strasburgo, Alsácia.

A partir de 1503 Dachstein estudou teologia e música em Erfurt, Alemanha, na mesma época de Lutero. Tornou-se monge dominicano em Strasburgo, e em 1520 assumiu ali o cargo de organista na catedral. Em 1524, junto com seu amigo Matthäus Greitter, abraçou a Reforma Luterana. Ele recebeu os direitos de cidadão de Strasburgo, casou, e assumiu o cargo de organista na Igreja São Tomé.

Dachstein colocou seus dons musicais e poéticos a serviço da Igreja Evangélica e colaborou na elaboração da Ordem do Culto Evangélico em Strasburgo, editada em 1524. E em 1525 contribuiu com melodias e com Salmos rimados em língua alemã para o hinário de Strasburgo.

Em 1541 tornou-se organista na Catedral, a qual então pertencia aos evangélicos. Um ano mais tarde também era professor de música no Ginásio Argentiense. Porém, seu salário era tão magro que mal e mal conseguia sustentar sua família. Esta situação, e a vontade de permanecer no órgão da Catedral, provavelmente o influenciaram na decisão de voltar de novo para a Igreja Católica Romana. Pois, em dezembro de 1549, durante o Ínterim2 , a Catedral passou a pertencer novamente aos católicos.

Uma das obras de Wolfgang Dachstein é o Teutsch Kirchenampt mit Lobigsengen, editado junto com Matthäus Greitter em 1525 em Strasburgo, onde se encontram as melodias de:

1. An Wasserflüssen Babylon, um hino baseado no Salmo 137, cuja letra e melodia Lutero incluiu em 1545 no Babstsche Gesangbuch. Paul Gerhardt usou esta melodia no seu hino Leva um cordeiro a transgressão de toda humanidade (HPD nº 43 = EG nº 44: Ein Lämmlein geht und trägt die Schuld).

2. Aus tiefer Not schrei ich zu dir (2ª melodia), usada por Bartholomäus Ringwald no seu hino Senhor Jesus, meu Redentor, ó manancial da graça (HPD nº 152 = EG nº 142: Herr Jesu Christ, du höchstes Gut, du Brunnquell aller Gnaden).

Fontes:

- www.cyberhymnal.org/ e Kleines Nachschlagewerk zum Evangelischen Gesangbuch München & Weimar

- Friedrich Wilhelm Bautz: Dachstein, Wolfgang em BBKL Volume I (1990), Coluna 1192

Notas:

1 Algumas fontes citam 1561 como ano do falecimento de Dachstein.
2 Ínterim de 1544 até 1552, resolução provisória para contornar diferenças entre evangélicos e católicos
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15336
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br