Sínodo Brasil Central

Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

Por onde anda o estagiário do Sínodo Brasil Central?

10/02/2010

1 | 1
Ampliar

Breve relatório da visita às comunidades de Bom Jesus e Nova Santa Rosa do Sínodo Brasil Central, no Piauí

Gleidson Ademir Fritsche

Do dia 21 ao dia 28 de janeiro de 2010, fui enviado, pelo pastor sinodal Carlos Möller, para o estado do Piauí, a fim de visitar as comunidades de Bom Jesus e Nova Santa Rosa. Mesmo conhecendo pouco sobre a região, na quinta-feira à noite (21/01), às 18 horas, com meu teclado, mais uma mala de roupas e alguns livros na mochila, embarquei no ônibus. Depois de 15 horas de viagem cheguei em Bom Jesus.

Em Bom Jesus, fui muito bem recebido na casa do Rubens e da Adriana, onde fiquei hospedado por três dias. Logo após minha chegada, dei início às atividades. Numa reunião informal com algumas pessoas da comunidade, definimos o programa a ser desenvolvido em Bom Jesus.

Conversamos sobre a possibilidade de realizarmos um estudo bíblico, celebrarmos um culto e, com ênfase, foi colocada a necessidade de visitar os membros da comunidade. Como não havia muito tempo disponível, os membros concordaram que seria melhor celebrarmos um culto domingo de manhã, abrindo mão do estudo bíblico.

Assim ocorreu. Na sexta à tarde e no sábado, o dia todo, visitei a grande maioria dos membros da comunidade. Aqueles que não estavam em casa, mas se encontravam nas proximidades, foram localizados. Visitei pessoas trabalhando na feira, em suas lojas, trabalhando na lavoura, etc. Tivemos ótimas conversas regadas a um bom chimarrão.

Após ter visitado os membros, no domingo de manhã, celebramos um culto na casa do Sr. Rubens, onde refletimos sobre a Lei e o Evangelho de Deus. Celebramos a Ceia do Senhor e cantamos vários hinos do HPD II.

Um ponto muito positivo que gostaria de ressaltar da comunidade de Bom Jesus é a sua motivação para, em breve, iniciar a construção do templo da comunidade. Oro para que Deus os ilumine e conceda ânimo, força e alegria para que eles possam trabalhar em comunidade a fim de concretizar esta obra para a glória de Deus.

Na segunda de manhã fui até Nova Santa Rosa. Como não conhecia o caminho e pelo fato da estrada estar com muitos buracos, a viagem demorou um pouco mais que o esperado. Cheguei em Nova Santa Rosa perto do meio dia. Fui muito bem recebido na comunidade sendo hospedado na pensão da cidade.

Conversando com algumas pessoas, definimos que celebraríamos um culto na terça-feira à noite, na quarta-feira, às 20 horas, faríamos um encontro de famílias e que no restante do tempo eu visitaria os membros da comunidade.

Sendo assim, logo na segunda-feira à tarde iniciei as visitas. Na terça e na quarta-feira, durante o dia, houve tempo suficiente para ir na casa de todos os membros. Assim, pude ouvir muito sobre a situação em que os membros estão e como está a vida em comunidade de cada um.

Logo descobri, através das visitas, que há um músico na comunidade e, já na segunda à noite, marcamos um encontro para ensaiar os hinos para o culto. Fomos recepcionados na casa da pastora licenciada Lurdilene. Ali, o Sr. Adalto (com um violão), Lurdilene (canto) e eu (com o teclado) tivemos um belo ensaio musical.

Na terça-feira, além das visitas, às 20 horas, celebramos culto com Santa Ceia em um salão da cidade onde a comunidade normalmente se reúne. Estiveram presentes 38 pessoas. Procurei motivar a comunidade para que ela se organize para em março receber o Adair Franklin, estudante de teologia que provavelmente irá acompanhar as comunidades de Bom Jesus e Nova Santa Rosa de março à julho de 2010.

Na quarta-feira à noite, celebramos o encontro de famílias na casa do Sr. Armindo. Ali conversamos um pouco sobre a imagem de Deus em nós. Nós que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, como mostramos que somos filhos e filhas de Deus ao mundo. Para minha alegria os presentes tinham muitas perguntas sobre textos bíblicos, principalmente sobre a história da criação, fé verdadeira e vida comunitária. O resultado foi que tivemos algumas horas de boa conversa, intercalada por muitos hinos do HPD II que os e as presentes escolheram.

Na quinta-feira, dia 28, retornei para Bom Jesus, de onde peguei o ônibus de volta para Brasília.

Concluindo, gostaria de agradecer às comunidades de Bom Jesus e Nova Santa Rosa por terem me recebido e hospedado. Espero que minha presença tenha sido proveitosa para as comunidades, penso que juntos conseguimos alimentar e fortalecer nossa fé em Deus de acordo com a compreensão Evangélico Luterana. Por último e não menos importante, espero que as vistas que realizei tenham contribuído para fortalecer os vínculos comunitários dos membros, que elas tenham mostrado que, apesar de diferentes, somos igualmente membros do corpo de Cristo chamados a viver o nosso batismo. Acredito que juntos percebemos o quanto somos e o quanto ainda podemos ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Bom Jesus e Nova Santa Rosa no Piauí.

Que o Senhor, nosso Deus, abençoe e guarde a todos nós. Amém.

Confira algumas fotos.

vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA

REDE DE RECURSOS
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br