Concílio da Igreja



ID: 2273

Delegados do Vale do Itajaí participam do Concílio da IECLB

22/10/2008


Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br

A delegação do Sínodo Vale do Itajaí avaliou positivamente a participação no último Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O encontro ocorreu no município de Estrela (RS), no Sínodo Vale do Taquari, entre os dias 15 e 19 de outubro. Dentre os assuntos da pauta estava a apresentação da matriz de planejamento do Plano de Ação Missionária da Igreja (Pami) para os próximos quatro anos.

“Missão faz parte da essencialidade da igreja. Falar de Deus, motivar as pessoas para que vivam, confiem e experimentem a Deus é nossa tarefa principal. Cada membro é chamado para participar dessa missão de Deus. Como a missão faz parte do ser da igreja, a paixão de Deus pela humanidade precisa ser perceptível na vida de cada comunidade, como também na vida de cada cristão. Com o Pami, a IECLB acentua que também a missão carece ser planejada e assumida de forma conjunta. Sem dúvida, esta ferramenta vai vivificar a Igreja e ser uma alavanca no desenvolvimento das comunidades”, comemora a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.

A matriz de planejamento apresentada para discussão consiste em um conjunto de elementos comuns e práticos, reconhecendo a interdependência das instâncias (paróquias, sínodos e direção da Igreja) e ao mesmo tempo preservando a autonomia de cada uma. Com fundamentação teológica, o texto-base do plano enfatiza o conceito de “Paixão de Deus pelo Mundo”. Os quatro objetivos específicos da missão são a evangelização, a comunhão, a diaconia e a liturgia. Com isso, essas quatro dimensões devem ser perpassadas pela educação cristã continuada, sustentabilidade da missão e comunicação.

“Surpreendeu-me o conteúdo deste plano. Se queremos crescer precisamos ter planejamento. Com estas ferramentas podemos evangelizar e motivar os nossos membros a construírem comunidades mais vivas e convidarem mais pessoas para o convívio da igreja”, enfatiza o delegado Gerson Mantau.

Dentre as dinâmicas apresentadas no decorrer do Concílio, chamou a atenção um ofertório com símbolos representativos dos esforços missionários que os Sínodos empreendem. Esses símbolos representam o empenho que cada unidade realiza numa determinada área. O Sínodo Vale do Itajaí levou o conjunto – Pátena, Cálice e Jarra – da Santa Ceia, que foram usados no Dia da Igreja, em comemoração aos 100 anos de testemunho da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), em 2007.

Ofertaram-se, ainda, os manuais do programa Círculos Bíblicos por serem ferramentas de missão. “Os Círculos Bíblicos pretendem ser fermento na massa, a fim de proporcionarem crescimento individual na fé e nas comunidades. Não existe outra fórmula bíblica da Igreja crescer senão pela palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo”, resume Mariane. Por último, apresentou-se o projeto para criação de uma comunidade da IECLB em São João Batista (SC). Nestes últimos anos, o município cresceu 48%, se tornando a cidade com maior índice de crescimento na área do Sínodo. Por isso, a partir deste mês a IECLB vai abrir suas portas e seus braços naquela localidade.

Os conciliares avaliaram e aprovaram, ainda, os relatórios do pastor-presidente Walter Altmann, do secretário-geral Nestor Friedrich e do presidente do Conselho, Milton Laske. Nos documentos entregues ao Concílio foram enfatizadas as diversas frentes de trabalho, em todos os níveis da Igreja. “Todos fazemos parte de uma grande orquestra, onde cada grupo de instrumentos e cada músico têm um compromisso específico na execução da música a ser apresentada, constante no repertório, que é a sua missão. No final, no concerto para valer, o que vai aparecer, e o que realmente valerá, é o conjunto da obra”, finaliza Friedrich.

A campanha “Vai e Vem” também foi mencionada na plenária. O secretário de Finanças da IECLB, Gerson Wendt, informou que até o momento foram arrecadados R$ 210.213,18. Após cinco dias com uma agenda repleta de compromissos voltados às avaliações e planejamentos missionários, os delegados aprovaram a Mensagem do Concílio e participaram de um culto especial de encerramento.

A presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira; o representante no Conselho da Igreja, Alidor Pieritz; e os delegados Fridolino Probst e Márcia Grahl também participaram do encontro.

Mensagem do Concílio | Apresentação do Pami | Símbolos Sinodais de Missão | Jorev lança site próprio | Resultados da campanha Vai e Vem | Aprovação de Relatórios | Sínodo Vale do Taquari | Paróquia de Estrela (RS) | Relatórios do Concílio | Boletim do Concílio | Galeria de Fotos


Autor(a): Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí / Instância Nacional: Concílio
ID: 3579

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br